Category Link Building

A tecnologia é nossa grande aliada e no link building não poderia ser diferente. Conheça algumas ferramentas que irão te ajudar.

Não é exagero dizer que o trabalho de link building se assemelha bastante às relações humanas em alguns aspectos. A troca de referências que ocorre quando um site envia um link para o outro é a versão digital de uma recomendação feita entre pessoas - o popular “boca a boca”.

O trabalho por trás dessa técnica de SEO também requer esforços humanos em várias etapas, desde as pesquisas de métricas, criação do conteúdos até a negociação da publicação.

Se você quiser obter mais detalhes sobre como funciona esta estratégia, acesse nosso post Estratégias básicas de link building para SEO.

Existem softwares que tornam a execução das técnicas de link building mais prática e assertiva. Vamos conhecê-los?

Neste artigo, vamos te apresentar ferramentas para:

  • Encontrar oportunidades de backlinks
  • Criar relacionamento com veículos
  • Monitorar os links que você já conseguiu

Encontrando oportunidades de backlinks

Diante de tantos sites pela Internet afora, é normal se sentir um pouco perdido antes de começar um trabalho efetivo de link building. O que você precisa fazer, em primeiro lugar, é traçar uma estratégia para encontrar boas oportunidades.

A seguir, trazemos três ferramentas que podem te ajudar nessa tarefa:

Ubersuggest: monitore a concorrência

Quando estamos na luta por um posicionamento melhor no ranking do Google, precisamos ter em mente que não estamos sozinhos nessa tarefa. A maioria (senão todos) os principais concorrentes do seu site também estão pensando em estratégias para conquistar a SERP - página de resultados do Google. Então, por que não tentar desvendar quais são as técnicas adotadas por eles?

Com o Ubersuggest, você vai ter acesso aos dados dos backlinks dos seus concorrentes, como o local onde foram publicados, o tipo de conteúdo produzido (inclusive nas redes sociais) e as palavras-chave utilizadas. Você também conseguirá ter uma visão global do domínio analisado, o que é uma tremenda vantagem competitiva.

Broken Link Builder

Prefere apostar no aproveitamento de links quebrados? O Broken Link Builder pode te ajudar. Ganhe tempo deixando de procurar manualmente por essas oportunidades e deixe que a ferramenta faça esse trabalho para você em pouco tempo. Depois, inicie uma estratégia de relacionamento e ofereça aos sites um link de boa qualidade em troca do link quebrado que eles possuem.

Whitespark

Se o seu trabalho de otimização é voltado para o SEO local, experimentar o Whitespark pode ser uma boa ideia. Essa ferramenta permite prospectar links e oferece um bom serviço para encontrar oportunidades para alcançar melhores posições no ranking de resultados locais da sua região.

Link building: criando relacionamentos

Se você pensa em obter muitos backlinks, precisa saber que a quantidade de e-mails enviados também será extensa. Para que nenhuma negociação saia do seu radar, pode ser preciso investir em algum software. Conheça dois deles a seguir:

Buzzstream

Essa ferramenta encurta o espaço entre a descoberta de blogs e sites relevantes para o seu nicho e o contato com quem está por trás deles. Com poucos cliques, o sistema disponibiliza as informações de contato  das quais você precisa, organiza esse banco de dados, envia e-mails automaticamente e mantém a comunicação nos trilhos.

Pitchbox

Uma opção ao Buzzstream, o Pitchbox te ajuda a encontrar influenciadores por meio da busca por palavras-chave específicas. A seleção promete ser confiável, já que essa ferramenta é integrada com o MOZ, o Majestic, o SEM Rush e o Ahrefs - principais ferramentas de SEO do mercado. Envie e-mails personalizados, acompanhe a troca de forma automática e refine sua estratégia com base em relatórios.

Monitorando o trabalho de link building

Depois de conseguir publicar um conteúdo com link para o seu site, ainda há muito trabalho a fazer. Em um primeiro momento, é preciso verificar se a publicação ocorreu da forma planejada. Chamamos essa etapa de follow up.

A médio e longo prazo, é recomendado analisar a evolução que o link building trouxe para o seu site. É uma oportunidade de ouro para refinar estratégias e otimizar investimentos. Confira os softwares que te auxiliam nessa etapa:

Ahrefs

Conhecida como uma das principais ferramentas utilizadas por profissionais do marketing digital, o Ahrefs é uma ferramenta muito completa e robusta, que disponibiliza dados detalhados sobre os seus backlinks e também sobre as principais palavras-chave importantes para o seu negócio. Ele também permite analisar as mesmas informações sobre os seus concorrentes.

Você não terá acesso apenas à lista dos backlinks que apontam para o seu site, mas a todas as informações que cada um deles carrega. Além de acompanhar as métricas, no Ahrefs você conta com pesquisa de palavras-chave e informações para obter ideias de conteúdo. Por meio dele, consegue-se ainda fazer o disavow, que é realizado quando você identifica backlinks suspeitos apontando para seu site e deseja se livrar deles. Aprender sobre a efetividade de cada link obtido vai te ajudar a ser mais assertivo nas próximas abordagens, otimizando o processo.

Linkody

Imagine ser notificado cada vez que seu site ganhar um novo link? Com o Linkody isso é possível. Esse software conta com uma interface amigável, bem fácil de usar, e concentra as principais métricas para link building. Seu perfil também pode ser facilmente comparado ao dos seus concorrentes. 

Em relação aos links, além de você ser avisado sempre que ganha ou perde um link (o que te garante a possibilidade de gerenciar a situação o mais rápido possível), você também consegue se livrar de links que não vão somar com a sua estratégia em poucos cliques. Assim como o Ahrefs, o Linkody vai te ajuda a identificar esses tipos de link e reportá-los ao Google.

LinkResearchTools

Quer ficar por dentro de absolutamente tudo o que ocorre no seu site? Experimente a análise de links por meio de 97 métricas exclusivas que o LinkResearchTools oferece. Apontado por especialistas como uma das ferramentas mais abrangentes do mercado, ela pode ser customizada para monitorar cada detalhe das ações de link building.

Conclusão

Além das ferramentas que apresentamos, existem muitas outras disponíveis no mercado atualmente. Algumas delas oferecem um período de teste grátis, o que é super importante para que você não contrate uma solução que não atende à sua demanda ou que não é de fácil adaptação.

Antes de escolher qualquer uma delas, dedique seu tempo a entender melhor o que você espera da sua estratégia de link building.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *