Press release ajuda no link building?

Um bom release pode até facilitar o processo de distribuição de conteúdo no link building.

Última atualização:

15 de janeiro de 2024

Luísa Silveira
Índice

    Luísa Silveira

    Muitos tendem a pensar que o press release é uma ferramenta específica para as estratégias de assessoria de imprensa off-line. Outros, ainda, se enganam achando que o ato de enviar releases para veículos de imprensa é algo que ficou no passado. Isso está longe de ser verdade.

    Enviar bons releases para sites de notícias é algo que pode te ajudar – e muito – a construir a presença on-line da sua marca. Por este motivo, essa prática não pode ser negligenciada.

    Além disso, trabalhar com releases é uma ótima maneira de impulsionar a sua estratégia de link building, já que isto poderá fazer com que se obtenha backlinks de qualidade, ou seja, em veículos confiáveis para a sua página.

    No conteúdo de hoje vamos falar um pouco mais sobre:

    • O impacto de um bom release para o link building
    • O que é considerado um bom release
    • Como otimizar seu release

    Se quer saber mais sobre a importância do release e como inseri-lo de forma inteligente no seu plano de SEO, continue lendo.

    Ter sua marca publicada, com link para sua página em um veículo digital é ótimo para publicidade e pode te garantir alguns possíveis clientes. Porém, isso também pode impulsionar, e muito, a sua estratégia de link building.

    Como já falamos aqui no blog da Experta, ganhar backlinks de qualidade é uma forma eficiente de fazer com que sua página escale para as primeiras posições do Google. Lembre-se: backlinks são “votos de confiança” que outros sites concedem ao seu perante o motor de busca. Ou seja, ter algum veículo confiável citando sua marca, direcionando ao seu endereço eletrônico, faz com que seu link ganhe importância aos olhos do Google.

    E quanto mais relevante e quanto maior for a autoridade do site que mencionar a sua página, melhor.

    Porém, como fazer para aparecer nesses veículos? De fato, não é uma tarefa simples ou fácil. É preciso de um trabalho de equipe bem feito e elaborado. Uma das técnicas mais usadas para isso é enviar releases para os jornalistas responsáveis pelos portais.

    Existem muitas formas de conseguir os endereços de e-mails desses profissionais (que comporão o que chamamos de mailing,) até mesmo procurando nas redes sociais. Porém, adquirir esse contato é apenas o primeiro passo. Agora é preciso chamar a atenção desse jornalista para que ele decida publicar seu escrever uma matéria com sua sugestão ou publicar o seu release.

    Um conteúdo interessante potencializa as chances de conseguir uma publicação em um bom site. Afinal, o profissional precisa enxergar as vantagens de dar visibilidade ao seu conteúdo.

    Na agitação da redação, dificilmente algum jornalista irá perder tempo tentando desvendar e pensar em formas de aprimorar aquele texto enviado, principalmente se a pauta não for tão interessante.

    É aí que entra a importância de um bom release, bem escrito e estruturado, para “vender” a sua pauta ao veículo escolhido.

    Como fazer um bom release?

    Agora precisamos entender o que é, de fato, um bom release.

    Na hora de estruturar seu texto, é necessário ter em mente o que interessaria a um jornalista. E isso pode ser mais difícil do que parece. Você deve pensar que aquele profissional, provavelmente, está recebendo outros materiais – às vezes até mesmo de seus concorrentes. Como fazer com que o seu se destaque e seja publicado?

    Essa talvez seja a grande questão do marketing e, dependendo da área em que você está investindo, a resposta é diferente. No caso dos releases, é preciso levar algumas coisas em conta, como o gancho da notícia, a clareza do texto e a disposição das informações importantes de maneira direta.

    O jornalismo trabalha com o aqui e agora. Com o advento da Internet e dos sites de notícias, isso se tornou ainda mais urgente. A notícia precisa ser atual e relevante. Esse contexto da matéria é o que os jornalistas chamam de “gancho”.

    Vamos a um exemplo: você tem uma marca de produtos para pets. Durante a quarentena, muitas pessoas ficaram com seus animais em casa e os passeios se tornaram mais raros, portanto, os animais estão estressados.

    A partir desse gancho, o assessor de imprensa da sua empresa poderá enviar um release aos jornais e revistas on-line, falando sobre o problema e indicando formas de distrair os bichinhos nessa época. Uma das formas, claro, seria compra de produtos de enriquecimento ambiental que possam distrair e gastar a energia dos animais.

    Você pode esperar um gancho pronto – como a quarentena – porém, nada impede de criar um contexto relevante para que seu release seja notado. É preciso ter criatividade nessas horas e, principalmente, estar muito atento ao que está acontecendo no mundo e o que está sendo pautado pelos veículos.

    Além disso, a estrutura do texto é extremamente importante. Como falamos antes, um jornalista recebe diversos releases por dia e deve filtrar todas as informações a que tem acesso. Por isso, de nada adianta enviar um material extenso, que demora muito para falar o que importa.

    Diferente de um blogpost, que se propõe a explicar em passos o conteúdo, uma notícia deve ser direta. É preciso seguir o que os jornalistas chamam de lide. Basicamente, o lide é o primeiro parágrafo da notícia, no qual se responde a perguntas claras: o que, quem, quando, onde, como, por quê?

    Outra dica interessante também é inserir uma ficha técnica ao final do texto, em casos de eventos e lançamentos. Assim, as informações mais importantes estarão facilmente visíveis. Essa ficha pode incluir detalhes essenciais, como nome do produto, local e horário do evento, nome dos responsáveis… Tudo irá depender do que está sendo anunciado.

    Independente do que trata o release, contratar um serviço de assessoria de imprensa digital pode significar uma grande vantagem para seu negócio. Além de entender bem o funcionamento das redações e saber como escrever uma notícia relevante, os assessores costumam manter um relacionamento constante com os veículos, o que facilita bastante a publicação de um release.

    Como otimizar um release

    É importante lembrar-se de que quando você envia um release à imprensa, de certa forma, abre mão de algum controle sobre seu próprio texto. O jornalista poderá adaptá-lo, para fazer com que o conteúdo se enquadre melhor ao veículo e às suas diretrizes específicas.

    Porém, isso não significa que o texto não deve ser otimizado. Na verdade, é bem importante se certificar de que algumas técnicas de SEO estão sendo aplicadas, para potencializar os resultados alcançados.

    Um desses detalhes é a escolha das palavras-chave. É preciso que fique bem definido sobre o que é o texto, para atrair os leitores e deixar claro para os robôs do Google a temática do conteúdo.

    Essa escolha deve ser feita entre a equipe, levando em conta  fatores como, por exemplo, qual imagem a marca deseja passar ou se há um produto específico para se divulgar.

    Outro ponto bem importante são os textos âncora, ou seja, a palavra ou termo que carrega o link. Não precisa dizer o quanto isso é essencial para uma estratégia de link building, né?

    E, assim como a palavra-chave, é preciso que haja um estudo para determinar qual termo funcionará melhor para alcançar os resultados desejados.

    Por fim, deve-se levar em conta que, quando enviamos um material para jornalistas, é possível que eles publiquem sem os devidos links ou insiram o fator ‘nofollow’ no código – o que confere menos autoridade aquela página.

    Se ainda não tem familiaridade com o conceito de link nofollow, clique aqui para saber mais.

    Tenha algo em mente: o envio de release é muito mais do que apenas produzi-lo e encaminha-lo. É necessário acompanhar todo o processo de forma cuidadosa e analisar o texto, quando ele for publicado.

    Para consertar alguns dos problemas, como os citados, é válido entrar novamente em contato com o jornalista e conferir se há a possibilidade de fazer alguma mudança ou inserir os links. Porém, sempre que possível, é interessante negociar esses termos antes do envio do release.

    Nesse ponto, entra novamente a importância de empregar um esforço na criação e manutenção de relacionamento com veículos jornalísticos, já que fará com que essa negociação seja bem mais simples.

    Ainda tem alguma dúvida sobre a importância do release e como inseri-lo em sua estratégia de link building?

    A Experta Media pode te ajudar, tanto na aplicação das técnicas de SEO, como na estratégia de assessoria de imprensa digital e com o trabalho de link building. Mande uma mensagem para gente!

    CONFIRA TAMBÉM