O que são links nofollow?

Conheça o atributo dado a um link, o nofollow, que indica ao Google que determinado domínio não transmite tanta credibilidade

Quem investe na construção de autoridade de domínio utilizando uma estratégia de link building provavelmente já ouviu falar em links NoFollow, diferentes dos links DoFollow. Entender essa diferença é primordial para fazer um trabalho de construção de links assertivo e eficiente.

Neste artigo, você vai entender de uma vez por todas o que o atributo NoFollow significa e como ele pode impactar sua estratégia de crescimento. Além disso, vamos falar sobre:

  • Quais são os tipos de links que seu site pode receber
  • Como identificar um link NoFollow
  • Como o recebimento de um link com atributo NoFollow pode ser interpretado pelo Google.

Tipos de links: DoFollow e NoFollow

atributos nofollow e dofollow em links
os atributos nofollow e dofollow tem a ver com autoridade de domínio

É normal na rotina de quem trabalha com SEO analisar minuciosamente cada aspecto do site. Afinal, os motores de busca são como robôs lendo essas informações, e com os links não poderia ser diferente. É por meio deles que ocorre uma das mais intrigantes e eficientes relações do ambiente digital: a transmissão, ou doação, de autoridade. Trata-se de uma métrica muito importante para quem deseja se destacar na Internet. Autoridade de domínio: construindo backlinks.

baixar infográfico o impacto dos backlinks no ranqueamento do Google

A autoridade de domínio é um dos principais fatores que o Google leva em conta na hora de organizar os resultados de sua busca. Ele apresenta os sites que julga mais capazes de responder ao que foi solicitado no topo dos resultados, facilitando o clique.

Ou seja, ele elenca as páginas em uma ordem hierárquica, de acordo com o que considera mais relevante.

Dessa forma, o motor de busca garante que as pessoas que fazem pesquisas tenham uma experiência agradável, e continuem fazendo isso sempre que precisarem.

Uma boa autoridade on-line é criada quando o seu site é citado como referência por outros sites, mais ou menos como acontece no caso de uma indicação boca a boca, trazendo para a vida “analógica”. No ambiente digital, essa referência é expressa pelos links.

DoFollow ou NoFollow?

link nofollow link dofollow
links com atributos dofollow e nofollow

Quando essa menção ocorre naturalmente, o Google entende que existe entre os sites uma relação de confiança. É por isso que o link natural é sempre DoFollow.

O link NoFollow possui uma modificação no código HTML (a tag “nofollow” junto ao link), que indica ao Google que ele não deve segui-lo. Ou seja, que o site que fez a referência não endossa o link. Com isso, o site referenciado deixa de ganhar toda a autoridade que poderia.

Alguns sites, principalmente os grandes portais de notícias, optam por sempre inserir links com a tag NoFollow. Eles alegam que não há tempo suficiente para checar com cuidado todos os sites para os quais eles apontariam, e por isso, preferem padronizar os links dessa forma.

Essa não é a prática mais indicada pelo Google – que tende a desconfiar de comportamentos padronizados demais. Mas não é necessariamente ruim para um site receber um link NoFollow. Essa crença foi mantida por muito tempo, mas foi desmentida recentemente em um chat do SEM Rush.

Como identificar links NoFollow?

ilustração de um ponto de interrogação vermelho
fonte: freepik.com

Se você recebeu um link para o seu site e não sabe se ele possui o atributo NoFollow ou não, há duas formas de investigar:

  • Clicando com o botão direito do mouse em qualquer lugar dá página onde o link foi inserido e selecionando a opção “visualizar código-fonte”. Em seguida, faça uma busca pelo termo “nofollow” utilizando as teclas ctrl + F do teclado.
  • Utilizando a ferramenta de SEO MOZ Bar em seu navegador. A ferramenta faz uma leitura de todos os links encontrados em uma página em segundos, classificando por tipo.

Links NoFollow também trazem benefícios?

ilustração do que são backlinks
ilustração por Experta Media

O atributo NoFollow existe, na verdade, para inibir links não naturais.

Mas isso não significa que se você receber um link com tag NoFollow você foi enquadrado em uma dessas situações e será penalizado por isso.

A verdade é que mesmo não sendo a opção ideal em termos de transferência de autoridade, um link NoFollow não deixa de referenciar o seu site de alguma forma. Em outras palavras, é melhor ganhar um link NoFollow do que não ganhar link algum.

Como falamos neste post, nas mudanças que o Google promoveu em março de 2020, o buscador passou a considerar os atributos nofollow, o que significa que poderá contar um link nofollow como crédito, como parte da análise de spam ou para outros fins de classificação.

Confira a seguir alguns benefícios que os links NoFollow podem trazer:

Mais tráfego

aumento do tráfego orgânico no site
tráfego orgânico significa acessos que ocorreram naturalmente devido a linkagem que sua página recebeu

Principalmente quando o link é inserido em portais de grande alcance, o tráfego orgânico para o seu site costuma aumentar consideravelmente quando a associação é feita. O que nos leva ao próximo tópico.

Maior exposição da sua marca

visibilidade de marca
reconhecimento de marca gera visibilidade e pode gerar mais acessos ao site

Seu site ganha reconhecimento de pessoas que (ainda) não fazem parte do seu público. Quanto mais o nome da sua marca aparece por aí, maior é a sensação de confiança que vai sendo construída.

Maior facilidade na negociação

negociação em veículos
links nofollow geram publicações, sem prejudicar sua autoridade web

Quando você está aberto a receber qualquer tipo de link, NoFollow ou DoFollow, fica mais fácil negociar a publicação de artigos em sites de terceiros. Basta escrever um artigo original, com embasamento e informações que agreguem conhecimento ao público leitor e meio caminho estará andado. Além disso, é importante que ter o texto otimizado para SEO.

Não tenha medo do link NoFollow! Ele faz parte do caminho de construção da autoridade do seu site.

Produtora de conteúdo, formada em Marketing com ênfase em digital e negócios. Colaboradora da Experta Media, fundadora da Red Dot Content, entusiasta do mundo de SEO e grande consumidora de conteúdos, notícias, tendências e cultura pop. https://www.linkedin.com/in/natashascaminha/
Publicado em 28 de julho de 2020 | Atualizado em 8 de outubro de 2021
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