Crescimento orgânico: tudo o que você precisa saber

Aprenda com a Experta como realizar estratégias de crescimento orgânico para a construção de uma marca duradoura e autêntica.

Última atualização:

3 de abril de 2024

Flávia Crizanto
Índice

    O crescimento orgânico é a melhor opção para quem deseja construir uma presença duradoura e relevante no mercado. Mas o que significa crescer organicamente e por que isso é tão valorizado? 

    O crescimento orgânico nada mais é do que o processo de aumentar a visibilidade e a autoridade de uma marca por meio de métodos não pagos. Para isso, podem ser usadas diversas estratégias, como SEO on page e off page, marketing de conteúdo e engajamento nas redes sociais. 

    Mas por que investir em estratégias elaboradas, que demandam tempo, quando há a possibilidade de optar por um anúncio pago? 

    Esta é uma dúvida legítima e é exatamente isso que vamos discutir neste conteúdo.

    À primeira vista, pode, realmente, parecer uma opção mais simples investir em anúncios. No mundo onde a instantaneidade é valorizada, é normal se deixar levar pela busca de soluções rápidas e imediatas. Mas será que esta é a melhor opção para o seu negócio? 

    É isso que responderemos neste texto. Para isso, vamos apresentar o conceito de crescimento orgânico, explicar suas vantagens e estratégias e finalizar mostrando como a Experta pode ajudar sua empresa a alcançar resultados impressionantes.

    Boa leitura!

    Crescimento orgânico X inorgânico

    Antes de te explicar como crescer organicamente é a melhor opção para o seu negócio, vamos entender a diferença entre crescimento orgânico e inorgânico. 

    O crescimento orgânico tem foco no aumento natural e progressivo da empresa, enquanto o crescimento inorgânico envolve ações mais diretas e imediatistas. O que isso significa na prática? 

    Com as estratégias de crescimento orgânico, é feito o investimento em SEO e marketing de conteúdo, que são métodos que atraem e retêm clientes de maneira natural e sustentável. Assim, permitem criar:

    • Site otimizado para os motores de busca;
    • Conteúdo relevante para o público-alvo;
    • Uma presença ativa e engajada nas redes sociais. 

    Por outro lado, o crescimento inorgânico inclui estratégias como:

    • Campanhas de anúncios pagos;
    • Compra de tráfego e leads;
    • Compra de seguidores nas redes sociais. 

    É importante destacar que se você procura por um crescimento acelerado, o inorgânico é a escolha ideal, já que traz resultados rápidos. No entanto, muitas vezes, não são sustentáveis no longo prazo.

    Agora, se você preza por um caminho que valoriza a qualidade e a conexão genuína com o público, o crescimento orgânico é a melhor opção. As estratégias podem levar ao sucesso mais duradouro e significativo para o seu negócio. Trata-se, portanto, de um investimento na reputação e na sustentabilidade da sua marca.

    Ainda não entendeu a diferença entre tráfego pago e orgânico na prática? Vamos a um exemplo:

    Imagine que você tenha um e-commerce de roupas e quer aumentar sua base de clientes. Você pode optar pelo crescimento orgânico e investir tempo e esforço na criação de conteúdo ou, até mesmo, contratar uma agência de SEO para realizar o serviço.

    Dessa forma, você atrairia, gradualmente, mais tráfego para o seu site, à medida que as pessoas descobrissem e compartilhassem o seu conteúdo nas redes sociais. Isso ajudaria a construir uma comunidade fiel em torno da sua marca.

    Outra opção seria investir uma quantia significativa em anúncios pagos no Google ou em redes sociais, como Facebook e Instagram. Provavelmente, você iria presenciar um “boom” no tráfego para o seu site, o que poderia resultar em mais vendas num curto prazo. 

    No entanto, quando você parasse de investir em publicidade paga, a tendência seria o fluxo de clientes diminuir, tornando o crescimento menos sustentável no longo prazo. Ou seja, os resultados acabam junto com o final da campanha, exigindo um investimento muito maior e contínuo.

    Ficou mais fácil entender como funcionam as duas estratégias?

    Para que não restem dúvidas, criamos a seguinte tabela:

    tabela crescimento orgânico e inorgânico
    Diferenças entre o crescimento orgânico e o inorgânico.

    Vantagens do crescimento orgânico

    Agora que você já compreendeu a diferença entre crescimento orgânico e inorgânico, vamos apresentar algumas das vantagens de escolher a primeira opção:

    Melhor relação custo x benefício

    Ao comparar os gastos entre contratar uma agência de SEO ou investir em um anúncio pontual do Google pode parecer que o tráfego pago sai mais barato, mas isso não é verdade. 

    À primeira vista, pode até parecer que investir em SEO é mais custoso, mas é uma estratégia mais econômica e eficaz no longo prazo. 

    Diferentes estudos indicam que o SEO constrói ativos digitais que continuam a gerar tráfego orgânico mesmo após o fim do investimento inicial, ou seja, sem a necessidade de pagamentos recorrentes. Enquanto o Google Ads, por exemplo, requer um investimento financeiro contínuo para manter os resultados. 

    Ao considerar o custo-benefício, é importante olhar além dos números imediatos e avaliar o impacto das estratégias de crescimento orgânico no longo prazo, em comparação com as campanhas de anúncios pagos.

    Resultados a longo prazo

    Além do melhor custo-benefício, investir em estratégias orgânicas de crescimento pode trazer ótimos resultados a longo prazo. Para que você consiga visualizar com clareza, trouxemos alguns números que exemplificam a informação. 

    Se você é da área de marketing, provavelmente já ouviu falar do Reportei, certo? 

    O Reportei é a primeira ferramenta brasileira focada, exclusivamente, em relatórios e dashboards para a comunicação entre profissionais de marketing e seus clientes.

    Mas, por que estamos falando sobre o Reportei agora?

    Nós vamos mostrar os resultados conquistados pelo Reportei ao contratar os serviços de tráfego orgânico da Experta:

    dados reportei
    Dados do crescimento orgânico obtidos pelo Reportei após 12 meses com os serviços de SEO e link building da Experta.

    Os resultados mostram que, apesar de precisar de mais tempo, a estratégia de crescimento orgânico é capaz de gerar um impacto significativo e duradouro. Os números acima não são apenas estatísticas, representam um crescimento real e tangível. 

    Quer atingir esses números, assim como o Reportei? Seja nosso cliente você também!

    Estratégias de crescimento orgânico

    Não restam dúvidas que o crescimento orgânico é uma excelente opção para o seu negócio, certo? Agora, vamos mostrar quais são as principais estratégias usadas para alcançá-lo, veja: 

    Marketing de conteúdo

    É uma estratégia que envolve produzir conteúdo relevante e valioso para o seu público-alvo. Ou seja, textos como este que você está lendo agora (blogposts), postagens no Instagram, vídeos educativos no Youtube e outros formatos que educam, informam e levam entretenimento à audiência. 

    Se engana quem pensa que a produção desses conteúdos serve somente para atrair mais cliques para o site. Na verdade, a estratégia é uma das mais importantes na construção de autoridade e credibilidade da marca, podendo ajudar na consolidação da mesma como referência de mercado.

    Mídias sociais

    Hoje em dia, estar fora das redes sociais é quase como se tornar invisível. Não podemos negar que plataformas, como Instagram e TikTok, ditam o ritmo da visibilidade online. Ter presença ativa nas redes possibilita uma conexão mais direta com o público.

    Segundo o levantamento Global Consumer Insights Pulse, 32% dos brasileiros e 31% dos consumidores em nível global pesquisam nas redes sociais sobre o que desejam comprar.

    Além disso, há o engajamento em tempo real, que pode fortalecer o relacionamento com os clientes e aumentar a lealdade à marca. Assim, você estará direcionando tráfego para o seu site sem nem perceber. 

    Relacionamento com o cliente

    O crescimento orgânico também passa pelo fortalecimento do relacionamento com o cliente, o que envolve:

    Um bom relacionamento leva à fidelização do próprio cliente e, também, pode gerar recomendações, o que é muito positivo para o negócio. 

    SEO e o crescimento orgânico

    Você já entendeu o que é o crescimento orgânico, suas principais estratégias e vantagens. Mas, qual é a relação com o SEO? Qual é o papel desta estratégia para o tráfego orgânico? 

    Para responder os questionamentos, vamos apresentar os pilares do SEO e explicar como suas técnicas podem garantir um crescimento orgânico. 

    SEO técnico

    Como o próprio nome já diz, envolve lidar com as partes mais técnicas de um site. Ou seja, trata-se da otimização da infraestrutura para que os motores de busca possam rastrear e indexar as páginas de maneira mais eficiente. 

    Para a realização deste processo, é necessário:

    • Melhorar a velocidade do site;
    • Garantir uma boa experiência móvel através do SEO mobile
    • Criar um slug amigável;
    • Criar um sitemap XML. 

    Conteúdo

    O mais recente core update do Google, lançado em março, enfatiza a importância do conteúdo útil e centrado no usuário. 

    Agora, mais do que nunca, é essencial produzir conteúdo que atenda às necessidades dos usuários e forneça valor real. O material deve ser informativo, bem pesquisado e escrito para engajar o leitor.

    Para isso são usadas ferramentas, como: 

    • Pesquisa de palavras-chave;
    • Otimização da arquitetura do texto (título, subtítulo e Hs);
    • Garantia de conteúdo regular;
    • Conteúdos úteis, atuais e relevantes ao público-alvo.

    SEO on-page

    Quando falamos de SEO on page, nos referimos à otimização de elementos individuais das páginas do site, ou seja, aqueles que estão dentro (on) da página (page). 

    A otimização ajuda a garantir que cada página seja relevante para as palavras-chave alvo e possa ser facilmente compreendida pelos motores de busca. 

    Isso vai incluir:

    • Títulos e subtítulos;
    • Meta descrição;
    • Metatags;
    • Imagens com alt text.

    SEO off-page

    Já o SEO off page está relacionado às atividades fora do site que impactam o ranqueamento. Isso inclui a obtenção de backlinks de qualidade, que são links de outros sites para o seu. 

    Quando realizados por páginas confiáveis e relevantes, os backlinks podem melhorar significativamente a autoridade do seu site.

    Para obtê-los, utilizamos estratégias como: 

    • Link building - construção de links; 
    • Marketing de conteúdo;
    • Digital PR - assessoria de imprensa digital. 

    Desafios do crescimento orgânico

    Embora o crescimento orgânico ofereça muitas vantagens, também é desafiador. Nossa intenção aqui é mostrar tudo o que você precisa saber sobre esse tipo de estratégia, portanto, separamos alguns dos principais desafios enfrentados no processo: 

    Tempo

    O crescimento orgânico é um processo que não acontece da noite para o dia. Requer paciência e uma visão de longo prazo, pois os resultados levam tempo para se materializar. É um investimento no futuro da sua marca, que se constrói dia após dia.

    Trabalho contínuo

    É necessário um esforço diário para criar conteúdo relevante, realizar o trabalho de SEO e manter a presença nas redes sociais. O mercado está sempre mudando, e suas estratégias precisam evoluir para continuarem eficazes.

    Concorrência

    A concorrência é enorme, e novos conteúdos são publicados a cada segundo. Diferenciar sua marca e capturar a atenção do seu público-alvo requer uma proposta de valor única e uma execução impecável das estratégias de crescimento orgânico.

    Alcance de resultados 

    Entender e medir o sucesso do crescimento orgânico é uma tarefa desafiadora. Os resultados, muitas vezes, são intangíveis ou indiretos, como o aumento da autoridade da marca ou a melhoria do engajamento do cliente. Por isso, é importante ter as ferramentas certas para rastrear o progresso ao longo do tempo.

    Serviços da Experta em crescimento orgânico 

    A Experta é uma agência especializada em tráfego orgânico. A seguir, vamos mostrar como nossos serviços podem ajudar a conquistar um crescimento orgânico sustentável e duradouro no ambiente digital: 

    SEO 

    Nosso foco principal é o SEO on-page. Num primeiro momento, realizamos uma auditoria de SEO completa do site, garantindo que todos os aspectos técnicos e de conteúdo estejam otimizados para os motores de busca. Isso inclui:

    • Organização da arquitetura do site;
    • Pesquisa de palavras-chave estratégica;
    • Análise de concorrência;
    • Análise frequente de métricas.

    Oferecemos relatórios mensais detalhados para o acompanhamento de métricas, garantindo que nossos clientes vejam o progresso e o impacto de nossas ações. 

    Saiba mais sobre nosso serviço de SEO

    Link building

    Adotamos uma abordagem orgânica para o link building, evitando a compra de backlinks que podem resultar em penalizações, especialmente, após a atualização de março do Google. 

    Nosso objetivo é garantir que cada backlink faça sentido dentro do contexto do site, contribuindo para a relevância e a autoridade do domínio. 

    Todo o conteúdo é produzido por jornalistas especializados, assegurando que seja não apenas útil e informativo, mas também otimizado para SEO, aumentando a visibilidade online.

    Além disso, realizamos a distribuição manual de conteúdo, dialogando com sites que têm tráfego real e são reconhecidos em seus segmentos, evitando redes PBN e focando em parcerias genuínas e de qualidade.

    Saiba mais sobre nosso serviço de Link Building

    Digital PR

    O Digital PR da Experta, também chamado de assessoria de imprensa digital, tem foco nas menções da marca que impulsionam a reputação on-line e o reconhecimento no segmento. O resultado é a maior confiança dos clientes e do público em geral, o que, consequentemente, gera mais leads. 

    Utilizamos também o ganho passivo de backlinks, por meio de entrevistas aprofundadas ou pesquisas relevantes que atraem citações naturais. Um exemplo recente de ganho passivo foi o caso da Yampi, nosso cliente que obteve reconhecimento em um site renomado do seu nicho sem acordos prévios, de maneira 100% orgânica.

    Saiba mais sobre nosso serviço de Digital PR

    Gestão de blogs

    Acreditamos no poder dos blogs e na criação de conteúdo nichado para cada etapa do funil de vendas. O blog é uma ferramenta indispensável que ainda está muito viva, usada diariamente por pessoas que buscam informações. 

    Ao fornecer conteúdo de qualidade, que responde às perguntas dos usuários, estabelecemos uma conexão inicial que pode levar a um relacionamento duradouro com a marca. Ter um bom blog é o primeiro passo no caminho do crescimento orgânico. 

    Saiba mais sobre nosso serviço de Gestão de Blogs

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    A Experta se destaca no mercado de SEO e crescimento orgânico por seus serviços de destaque, ranqueamento e conversão.

    Somos uma equipe múltipla, com uma missão: transformar as estruturas sociais por meio do empreendedorismo e da tecnologia para reescrever nossos futuros.

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