Link building x assessoria de imprensa

O link building de qualidade usa metodologias da assessoria de imprensa e RP digital. Saiba como aproveitor o melhor disso para seu SEO

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Publicado em 7 de fevereiro de 2020 | Atualizado em 13 de janeiro de 2021
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O link building é uma estratégia importante para um negócio. Mas, o sucesso de uma empresa na Internet depende de vários fatores e diferentes estratégias. Atualmente, investir em parcerias, comunicação e marketing digital é imprescindível para qualquer empreendimento que queira se destacar seja on ou offline. 

O trabalho de assessoria de imprensa tem sido usado ao longo dos anos para ajudar marcas e empresas a obterem destaque em veículos de imprensa. Muitos ainda acreditam que o recurso consegue trazer toda a visibilidade de que o negócio precisa. Mas será que esta é a única opção? 

Link building e assessoria de imprensa podem ser áreas complementares

Aqui na Experta Media, quando falamos de divulgação de conteúdo, há uma prática que faz parte das táticas de Search Engine Optimization (SEO). Assim como a assessoria, ela visa à distribuição de conteúdo aos veículos de imprensa, mas o foco está no SEO. 

Nesse cenário, é comum se confundir diante dessas opções: 

Neste conteúdo vamos te explicar a diferença entre essas atividades para que você descubra qual delas pode oferecer os melhores resultados de acordo com seus objetivos. 

Vamos lá?

O que é a Assessoria de Imprensa

A assessoria de imprensa realiza um trabalho muito importante para as empresas. No geral, podemos dizer que trata-se de uma ferramenta de comunicação que tem como objetivo fazer uma ponte entre empresas e veículos de imprensa com o objetivo de obter espaço midiático para marcas, produtos e serviços, aumentando a popularidade destes. 

Nesse cenário, a organização de eventos também serve  como ferramenta para esse propósito. 

link building e assessoria de imprensa digital

Como funciona o trabalho da assessoria de imprensa

De forma geral, os assessores de imprensa enviam releases para veículos de imprensa, influenciadores e jornalistas, apresentando a empresa, os produtos e serviços ou algum acontecimento de destaque. 

Muitas vezes, estes releases são publicados em diversos veículos, com ou sem alterações. A vantagem é que essas ações acabam promovendo a empresa e seu trabalho, podendo gerar tráfego para o site e até converter em algumas vendas. 

SEO na assessoria de imprensa

Quando pensamos na assessoria de imprensa como uma estratégia para o Marketing de Busca, temos que ter em mente que esta esta é uma estratégia com vida útil curta.

O público dos veículos terá contato com o conteúdo publicado por algum tempo e, depois, as publicações vão perdendo sua força. Ou seja, o objetivo principal do trabalho da assessoria de comunicação é cultivar uma relação com a imprensa, além do buzz gerado em um curto período após o compartilhamento dos releases.

É um trabalho que tem pouca ou nenhuma relevância para o SEO das empresas, pois os links que as assessorias conseguem, na grande maioria das vezes direcionam para a página inicial dos sites e são nofollow, ou seja, aqueles links não possuem importância para o Google. porém, é  (home) uma estratégia completamente diferente do que propõe o link building. 

 

O que é Link Building?

O link building nada mais é que uma estratégia de SEO, que consiste na obtenção de links em sites referência no segmento relacionado ao conteúdo direcionando para o site do cliente.

 

Qual a importância do link building para o SEO?

O SEO é uma estratégia a longo prazo, que pode demorar um pouco mais a gerar resultados, mas estes resultados darão bons frutos por muito tempo. Enquanto um site ou uma página específica estiverem na primeira página do Google, ele poderá ser encontrado por muito mais clientes em potencial, aumentando a relevância da empresa e as chances de conversão em vendas.

O link building é uma das estratégias mais importantes para o SEO. Quando um site referência em determinado assunto linka o post de outro site utilizando a palavra-chave correta, o Google entende que o conteúdo linkado é relevante para os leitores e isso faz com que ele ganhe algumas posições na busca. Quando vários sites fazem essa linkagem, as chances de aparecer na primeira página são ainda maiores.

É claro que é preciso fazer um trabalho completo, com conteúdo de qualidade e investindo em outras estratégias. Mas o link building pode fazer toda a diferença no destino de sua empresa. Além disso, dessa forma é possível rankear diferentes URLs, podendo trabalhar páginas de produtos, serviços e até conteúdos com alto potencial de conversão.

Quer entender melhor como é possível melhorar o SEO de seu site e aumentar suas vendas por meio da estratégia de link building? Entre em contato conosco e saiba como obter backlinks em blogs referência em seu segmento.

Assim como as assessorias, existem empresas que fazem a ponte entre as empresas que querem melhorar o rankeamento de seu site e os veículos online que podem oferecer um espaço para os backlinks.

 

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