Os desafios do link building são vários. Veja agora como enfrentar as principais dificuldades nesta área.

A assessoria de imprensa, quando feita no meio digital, pode potencializar o alcance da sua marca de diversas formas. E é sobre isso que vamos falar neste post.

Você vai ler aqui:

  • SEO com assessoria de imprensa: de diferencial à fundamental

  • Assessoria de imprensa digital: o que muda?

  • Benefícios e vantagens do SEO na assessoria de imprensa

SEO e assessoria de imprensa: é necessário pensar o digital

ilustração de pessoas interagindo em um escitório representando uma assessoria de imprensa
fonte: freepik.com

Você sabia que o meio de informação mais utilizado pelos brasileiros é o Whatsapp? De acordo com uma pesquisa feita em 2019 pela Câmara dos Deputados e pelo Senado, 79% dos entrevistados afirma receber notícias por meio dessa plataforma.

A televisão vem em seguida, com 50%, na frente do rádio, citado por 22% dos que responderam. Em seguida estão outros meios digitais, como os sites de notícias e redes sociais. O jornal impresso foi a opção mencionada por apenas 8% dos participantes.

Esses dados corroboram com algo que já podemos perceber há muito tempo, até dentro da nossa própria rotina: a digitalização ocupa cada vez mais os espaços e é um caminho sem volta.

Por isso, quando se fala de empresas, é mais que necessário incluir o digital na estratégia de comunicação.

Isso significa que a assessoria de imprensa tradicional vai deixar de existir? Não! Ela só deve se adaptar às novas possibilidades de divulgação existentes e vislumbrar os novos tipos de meta possíveis de alcançar. Se há algum tempo oferecer divulgação no ambiente digital era um diferencial, hoje trata-se de uma necessidade.

É por isso que os termos SEO e assessoria de imprensa estão cada vez mais conectados. São duas estratégias diferentes que, quando combinadas e bem executadas, vão ajudar o seu site a atrair mais tráfego, obter mais autoridade e, com isso, subir posições no ranking de resultados de motores de busca como o Google.

Assessoria de imprensa digital: o que muda?

ilustração de uma mulher pensativa trabalhando em seu laptop sob uma escrivaninha
fonte: freepik.com

A diferença entre o trabalho de assessoria de imprensa digital e o tradicional está em detalhes pequenos, porém super importantes. A principal mudança está em entender o que é necessário para se destacar no ambiente online, em meio a tanta informação.

Quando o foco está na distribuição online, o conteúdo precisa atender a alguns requisitos para ter sua qualidade comprovada. Além de trabalhar com uma pauta interessante, que informe e desperte curiosidade no leitor, o texto também precisa ser 100% original e apresentar palavras-chave em seus títulos, subtítulos e também dentro dos parágrafos.

A presença desses termos vai ajudar o seu conteúdo a ser mostrado quando alguém fizer uma busca pelo assunto no Google. É o que chamamos de marketing de busca ou marketing de conteúdo.

Na hora da distribuição, os veículos escolhidos devem apresentar boas métricas, principalmente em relação à autoridade do domínio. Se na assessoria de imprensa tradicional o valor de um veículo estava na quantidade de exemplares vendidos ou de telespectadores assistindo (informações que só os próprios veículos poderiam dar), na era digital, qualquer pessoa pode ter acesso aos dados que mostram a performance dos sites. Basta usar as ferramentas certas!

Aliás, quando falamos de conteúdo para SEO, é impossível fazer um trabalho eficiente sem ajuda das ferramentas. Se quiser saber mais sobre elas, acesse nosso post:

https://www.expertamedia.com.br/softwares-e-ferramentas-para-link-building/.

Benefícios do SEO na Assessoria de Imprensa

ilustração de uma mão fazendo sinal positivo
fonte: flaticon.com

O SEO e a assessoria de imprensa são complementares. Ao mesmo tempo em que o resultado de um esforço em assessoria pode ser potencializado quando se utiliza um conteúdo otimizado, a técnica de publicação de artigos que os assessores dominam é fundamental para que esse ciclo se feche. Confira a seguir tudo que essa dobradinha pode trazer de bom para sua empresa:

SEO ajuda a construir a autoridade da sua marca

Quando falamos em autoridade, estamos abordando duas dimensões. Uma delas é a imagem que é construída para o público, que vai se tornando cada vez mais próximo da sua marca, a cada vez que ela é citada em um meio de comunicação como fonte, por exemplo.

Entrando no meio digital, estamos falando sobre a autoridade de domínio, que é construída com base nos links que apontam para o seu site. Quanto mais links de qualidade apontarem para o seu domínio, mais clara fica para os algoritmos do Google a importância do seu site.

Por isso, a assessoria de imprensa combinada ao SEO precisa adotar a rotina de incluir links em todos os materiais enviados para a imprensa, cuidando para que eles sejam naturais e necessários, e negociar para que eles sejam publicados com a tag do follow. Só assim vai existir a transmissão de autoridade entre os sites. É o mesmo processo do link building!

Para entender mais sobre métricas de autoridade, leia o seguinte artigo:

https://www.expertamedia.com.br/autoridade-de-site-seo/

Aumenta o tráfego para o seu site

Um outro efeito da presença de um link para o seu site no conteúdo publicado pela assessoria, é o aumento no tráfego que você vai receber. No modo tradicional de se fazer assessoria, era preciso contar com a possibilidade de o público executar alguma ação por conta própria: discar um número no telefone, digitar o endereço de um site… Com a ajuda de um link, esse processo torna-se muito mais fácil.

Para entender melhor o impacto dos links na sua estratégia de marketing, clique aqui.

Prolonga a vida útil de cada conteúdo

Um conteúdo otimizado para SEO tem uma vida útil muito maior do que qualquer outro tipo de conteúdo. Isso porque ele não vai ficar restrito à página inicial do portal de notícias que publicá-lo.

Seguindo a técnica, sempre que alguém procurar por uma palavra-chave que esse conteúdo contém, ele aparecerá como resultado nos mecanismos de busca. A tendência é que, quanto mais o tempo passa, maior a autoridade de um bom conteúdo.

Conclusão

A assessoria de imprensa é mais um dos serviços que precisou se adaptar à uma realidade na qual o digital ocupa cada vez mais espaço. Mas o fator humano e os relacionamentos de um bom assessor ainda não podem ser substituídos por máquinas.

Invista em uma assessoria de imprensa que que trabalhe com otimização para SEO e aposte na construção da sua marca!

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