IA no marketing digital: ferramentas e vantagens
Entenda como a IA no marketing digital revolucionou o mercado e a forma de trabalho, agilizando e automatizando processos.
A Inteligência Artificial (IA) chegou como um grande avanço tecnológico. Ainda não conhecemos todos os impactos dessa revolução, mas já é notório que algumas áreas têm se beneficiado com a sua incorporação aos processos e à rotina. Uma delas é, sem dúvida, o marketing digital.
O uso da IA no marketing digital tem transformado o trabalho dos profissionais da área, oferecendo soluções que garantem vantagens competitivas às empresas de diferentes segmentos de atuação.
Agora, por exemplo, as organizações têm conseguido otimizar estratégias, personalizar experiências, coletar dados em tempo real e, a partir disso, alcançar resultados de forma mais rápida e eficaz.
Os limites e as consequências ainda não sabemos, mas os aspectos positivos do uso da IA no marketing digital já podem ser vistos em várias frentes.
Para aprofundar o assunto, neste conteúdo, trazemos um olhar global sobre as novidades da IA no marketing digital e suas vantagens. Também apresentamos as principais ferramentas que vêm sendo usadas por profissionais da área.
Acompanhe, a seguir, como esta tecnologia pode potencializar os resultados para o seu negócio.
Boa leitura!
O que é IA no marketing digital?
Desde que a Inteligência Artificial passou a ser uma realidade concreta no dia a dia, algumas áreas puderam sentir os impactos imediatos do uso da tecnologia. E, entre elas, está o foco central deste texto: o marketing digital.
Mas, em linhas gerais, o que pode ser definido como IA no marketing digital?
A Inteligência Artificial aplicada ao marketing digital trouxe revoluções em processos e no produto final de serviços que eram executados, exclusivamente, por humanos.
Dessa forma, a IA no marketing digital inaugurou frentes de trabalho mais velozes e eficientes. Entre elas, podemos destacar:
- Análises avançadas de dados;
- Personalização de conteúdos;
- Automação de processos;
- Previsão de tendências, entre outros.
Estas aplicações criaram uma nova forma de sinergia entre humanos e robôs, trazendo maior precisão e eficiência para os serviços de marketing digital, como:
- E-mail marketing;
- SEO;
- Tráfego pago e orgânico;
- Mídia Social;
- Assessoria de imprensa, entre outros.
Podemos dizer que a Inteligência Artificial chegou para capacitar empresas e profissionais a tomarem decisões mais rápidas e inteligentes, aprimorando as estratégias para diferentes públicos.
Quais as ferramentas de IA no marketing digital?
Para aprofundar a compreensão sobre como a IA tem contribuído com o marketing digital, listamos, a seguir, diferentes ferramentas que têm sido utilizadas por profissionais da área.
Descubra para que serve cada uma delas:
Niara
A Niara é uma plataforma brasileira que inaugurou o mercado de ferramentas de IA e automação voltadas para SEO e conteúdo.
Suas funcionalidades permitem que a criação de textos otimizados seja mais produtiva. “Da palavra-chave ao artigo completo até 10 vezes mais rápido” é a garantia oferecida pela ferramenta.
Com recursos como briefing SEO, ChatSEO, tarefas de SEO e marketing, além de conteúdo em massa, a Niara oferece soluções abrangentes para quem trabalha na área de marketing digital.
É, portanto, uma solução completa para ajudar a ranquear sites, blogs ou lojas virtuais nos mecanismos de busca, a partir da criação de conteúdo original e personalizado. Com ela, é possível criar:
- Copys com metodologia AIDA (Atenção, Interesse, Desejo e Ação);
- Temas para artigos;
- Descrições de produtos e serviços;
- Personas para entender sua audiência;
- Meta descrição;
- Lista de palavras-chave e variações de textos-âncora;
- Agrupamentos de palavras-chave de acordo com a intenção de busca do usuário;
- Opções de títulos e subtítulos;
- Ideias de vídeos para YouTube;
- Introdução para artigos de blog;
- Topic clusters;
- Sugestões de perguntas para FAQ;
- Postagens para o Instagram;
- Conteúdos de e-mail marketing;
- Estratégias de link building;
- E muito mais!
Ou seja, a Niara pode te ajudar tanto no SEO on-page quanto no SEO off-page!
Por ter integração com o GPT-4, modelo de linguagem de IA capaz de entender e criar textos coerentes, a plataforma é continuamente aprimorada para compreender linguagem, identificar padrões e produzir respostas pertinentes.
Inclusive, a Niara é a ferramenta de inteligência artificial mais utilizada aqui na Experta!
Gemini
É o famoso ChatGPT do Google. A ferramenta foi apresentada ao mercado como Google Bard, mas foi atualizada e trocou de nome. Diferente da versão anterior, o Gemini chegou para entender e gerar textos de forma mais natural, e o Google segue aprimorando a ferramenta.
Para além da criação de textos, o Gemini também pode ser usado para a resolução de problemas matemáticos e a geração de códigos de programação. Já está em testes o uso da ferramenta na barra de navegação do Chrome.
Para saber mais: Como otimizar sites com o Gemini?
Hootsuite Insights
É uma ferramenta poderosa para monitorar e analisar os dados das mídias sociais, como Facebook, Instagram, entre outras. Com ele, é possível acompanhar tendências em tempo real e gerenciar o que o público está falando sobre a marca e os principais concorrentes.
As informações disponibilizadas pela ferramenta geram insights para o gestor de marketing tomar decisões rápidas e assertivas, com o intuito de criar planos de ação orientados por dados e proteger a reputação da marca.
Um diferencial da Hootsuite Insights é a análise de sentimentos que mostra como as pessoas se sentem em relação à sua marca. Com este recurso é possível acompanhar o desempenho de determinados produtos e serviços, além de saber quais os principais termos e frases relacionados à sua pesquisa.
Adobe Sensei GenAI
Desenvolvida pela Adobe Systems, é uma ferramenta de Inteligência Artificial que oferece recursos avançados de automação, personalização e análise de dados.
Por exemplo, dentro do Adobe Stock, você pode fazer o upload de uma imagem específica para encontrar outras imagens similares. O que é muito mais fácil e prático do que tentar descrever exatamente a imagem que está procurando.
Com a Adobe Sensei, é possível gerar conteúdos personalizados, humanizar experiências conversacionais, além de criar públicos e jornadas.
Dentro do marketing, a ferramenta é muito popular entre fotógrafos e editores de vídeos, justamente por oferecer um recurso completo de edição de fotos, que permite retocar selfies, editar planos de fundo, reproduzir efeitos e filtros de outras imagens e muito mais!
Google Marketing Platform
É uma ferramenta muito conhecida pelos profissionais que atuam no marketing digital. Trata-se de uma plataforma integrada, que reúne uma série de funcionalidades para auxiliar tarefas, como planejar, comprar, medir e acompanhar resultados, e otimizar as mídias digitais.
Entre as ferramentas que estão sob o guarda-chuva do Google Marketing Platform, podemos destacar:
- Google Tag Manager – facilita a atualização de códigos de rastreamento e fragmentos de código associados (também chamados de tags) em websites ou aplicativo para dispositivos móveis;
- Google Analytics – coleta dados de tráfego e acessos em sites e aplicativos para criar relatórios detalhados sobre a empresa;
- Google Data Studio – ferramenta de Business Intelligence (BI)* que possibilita a criação de relatórios e painéis interativos.
*BI refere-se ao processo de coleta, organização, análise e apresentação de informações relevantes para orientar a tomada de decisões em uma empresa.
Fireflies
É uma solução de IA usada para gravar e transcrever reuniões ou chamadas de áudio. A ferramenta pode ser integrada às diversas aplicações usadas com esta finalidade, como Google Meet, Zoom e Teams.
Por meio de uma pesquisa baseada em IA, é possível rever pontos importantes da reunião e aplicar filtros sobre os principais tópicos discutidos.
Beautiful.ai
Quer criar apresentações on-line de forma rápida, prática e visualmente impactante? A ferramenta Beautiful.ai pode ajudar!
A solução utiliza a Inteligência Artificial para criar apresentações profissionais em minutos, sem que o usuário tenha qualquer tipo de conhecimento em design avançado.
Dessa forma, pode ser usada para criar apresentações comerciais para clientes ou para a participação em eventos ou palestras. O design adaptativo e os modelos inteligentes se ajustam, automaticamente, às imagens ou textos inseridos, tornando o trabalho mais rápido.
CopyMatic.ai
É uma ferramenta de escrita criativa, com base em Inteligência Artificial, capaz de:
- Criar conteúdos longos e livres de plágio para blog;
- Fazer descrições de produtos ou de categorias para e-commerce;
- Elaborar anúncios para mídias sociais;
- Propor títulos, subtítulos e meta tags para sites.
O CopyMatic.ai pode ser baixado como extensão para o Chrome.
Midjourney
É outra ferramenta de IA capaz de contribuir com o planejamento de marketing digital, especialmente, quando a parte visual está envolvida. A solução gera uma infinidade de imagens e artes, a partir do comando de textos, chamados de prompts.
O Midjourney funciona dentro do Discord, ou seja, para acessá-lo é preciso, antes de tudo, criar uma conta neste software, já que ambos atuam de forma colaborativa.
Diferente de outras aplicações baseadas na geração de imagens realistas, o Midjourney é conhecido por criar imagens com toque mais criativo e abstrato e, também, em 3D.
DALL-E
Esta ferramenta foi criada pelos mesmos criadores do ChatGPT, o laboratório de pesquisa de inteligência artificial OpenAI. O DALL-E cria imagens a partir de uma descrição de texto.
Foi lançada em 2021 e já conta com uma nova versão: DALL-E 3, que gera imagens ainda mais realistas, com resolução até quatro vezes maior, e facilita a tradução de suas ideias em imagens de forma mais precisa.
ManyChat
Como o próprio nome já diz, é uma ferramenta de chatbot. Com ela, as empresas podem ampliar o poder do marketing usando mensagens automáticas nos mais diversos canais, como Facebook, Instagram e WhatsApp. A rapidez e a eficiência ajudam a aumentar as conversões e as vendas.
A tecnologia de chatbot é tão popular que até a Receita Federal utilizou um (apelidado carinhosamente de Leo) para ajudar os contribuintes com dúvidas sobre a declaração do Imposto de Renda em 2024.
HeroSpark
É uma plataforma digital para a divulgação de infoprodutos. Oferece diversas soluções para escalar qualquer negócio no meio digital, a partir de várias frentes, do checkout inteligente até o funil de vendas. A ferramenta é indicada para quem vende cursos online, e-books ou atua como afiliado.
Vantagens de usar IA no marketing digital
Agora que já vimos as aplicações e conhecemos as ferramentas capazes de acelerar a produtividade de quem atua no marketing digital, vamos conferir as vantagens que a revolução tecnológica trouxe na prática.
Melhora a experiência do cliente
A personalização é um dos grandes trunfos da Inteligência Artificial para a relação entre empresas e clientes.
Com a IA, é possível desenvolver assistentes virtuais capazes de oferecer suporte instantâneo e antever necessidades futuras dos clientes com base em padrões de comportamento.
A tecnologia também permite automatizar processos, simplificando e agilizando etapas. Tudo isso contribui para o aprimoramento da experiência do cliente.
Analisa dados de várias fontes
De todas as vantagens da IA no marketing digital, a extração de dados é a que oferece maior impacto para os negócios.
Isso porque a IA consegue reunir um grande conjunto de informações sobre os consumidores de uma dada empresa, a partir de diversas fontes, contribuindo para antever tendências, desejos e preferências de compra.
A partir dos dados coletados, é possível criar campanhas direcionadas ao público-alvo com precisão.
Identifica padrões
Como dito no tópico anterior, a IA consegue identificar padrões de comportamento, a partir dos dados coletados. Com isso, fica mais fácil entender as necessidades e os desejos dos consumidores e gerar impacto direto com as campanhas.
Facilita a tomada de decisão para o fornecimento de respostas
Quem é gestor sabe que decisões erradas podem resultar em consequências danosas para qualquer negócio.
A boa notícia é que a Inteligência Artificial pode auxiliar, apresentando diferentes cenários para a escolha da ação mais apropriada para cada situação, trabalho ajuda a mitigar os riscos.
Aumenta o ROI das campanhas
Sim, o retorno sobre o investimento (ROI) das campanhas de marketing pode ser maximizado com a ajuda da Inteligência Artificial. Ao analisar as campanhas em tempo real, a tecnologia atua para ajustá-las, promovendo otimização e melhores resultados.
Permite a personalização do conteúdo
Além de gerar conteúdos em tempo recorde, as ferramentas de IA também entregam textos personalizados e exclusivos.
Por meio da análise de dados e identificação de padrões, as informações dos textos são direcionadas às necessidades do cliente, seja de acordo com a etapa do funil que se encontram, da palavra-chave ideal ou da abordagem de voz e tom necessários, por exemplo.
Reduz erros
É importante lembrar que a Inteligência Artificial não é imune aos erros!
Porém, a alta capacidade de processar dados, o aprendizado contínuo e o monitoramento de processos em tempo real fazem dela um mecanismo eficiente, com menos riscos de falhas.
Marketing digital é com a Experta
A Inteligência Artificial já é uma realidade. A tecnologia veio para complementar o vasto universo do marketing digital, mas não atua sozinha. Há ações que demandam a interferência humana para uma condução bem direcionada.
Por isso, empresas que desejam prosperar a partir de ações de marketing digital direcionadas para o seu público têm na Experta uma grande aliada.
Trabalhamos para fortalecer a visibilidade das empresas na web, por meio de tráfego orgânico e qualificado, a partir de uma infinidade de serviços voltados para esse propósito, como assessoria de imprensa digital, SEO, gestão de blogs, link building, entre outros.
Quer saber mais? Veja o pacote de serviços oferecidos pela Experta e escolha o que mais se adequa à necessidade de sua empresa!