Gemini e SEO: como otimizar sites com IA
Saiba como usar o Gemini pode contribuir para a realização de pesquisas de palavras-chave, análises de desempenho e otimizações de conteúdos.
Em julho de 2023, o Google lançou seu modelo de linguagem baseado em inteligência artificial: o Bard. Em dezembro do mesmo ano, o gigante das buscas apresentou outra IA: o Gemini. Finalmente, em fevereiro de 2024, a primeira plataforma foi fundida com a segunda.
A ferramenta ganhou os holofotes rapidamente, pois se tornou concorrente direta de outra muito popular: o ChatGPT, desenvolvido pela OpenAI. Apesar das semelhanças entre ambos, o Gemini pode trazer algumas inovações, sobretudo, para a área de Search Engine Optimization (SEO).
Por estar vinculado ao Google, as informações fornecidas pela ferramenta podem ser úteis para a descobertas de tendências no seu segmento, por exemplo. Por isso, a proposta é ir além da simples pesquisa no buscador.
Gemini significa “gêmeos” em latim e, para o Google, simboliza:
- Dualidade: O nome Gemini representa a capacidade da IA de lidar com dois tipos de dados: texto e código.
- Conexão: A constelação de Gêmeos representa a união de duas estrelas, Castor e Pólux, simbolizando a capacidade da IA de conectar diferentes tipos de informações e gerar novas ideias.
- Criatividade: A mitologia grega conta que Castor era um cavaleiro e Pólux um boxeador, demonstrando a versatilidade da IA em realizar diversas tarefas.
Quer saber mais funcionalidades do Gemini?
Continue a leitura!
Neste post, vamos dar exemplos práticos de como a ferramenta pode ser usada no seu dia a dia e como ela pode ser vantajosa para as otimizações de SEO.
O que é Gemini?
É o chatbot de Inteligência Artificial desenvolvido pelo Google. O novo modelo de linguagem apresentado pela empresa tem o objetivo de aprimorar os resultados já conhecidos por outras ferramentas de IA.
Dessa forma, busca oferecer uma melhor compreensão da linguagem humana para responder de forma natural até mesmo os comandos mais complexos.
Ao acessar o site do Gemini, após concordar com as políticas de uso, uma mensagem surgirá informando que a plataforma pode apresentar respostas imprecisas ou inadequadas, sendo recomendado checar as respostas. O usuário é ainda convidado a dar feedbacks sobre os resultados, classificando respostas e sinalizando tudo que possa ser ofensivo ou inseguro.
No entanto, a grande novidade da ferramenta é a possibilidade de oferecer informações em tempo real. Diferente do ChatGPT, que possui um banco de dados datado, o Gemini é alimentado por informações disponíveis online, permitindo a consulta de temas atuais.
Quais recursos o Gemini tem?
O modelo de inteligência artificial conversacional do Google possui diversas funcionalidades. Algumas fazem parte desse tipo de tecnologia, através do sistema de perguntas e respostas. Entretanto, a ferramenta também traz alguns aspectos inovadores. Veja a seguir:
Comando de voz
No Gemini, você pode enviar suas perguntas através de um comando de voz. Ao lado do espaço para digitar, há o símbolo de um microfone. É só apertar e começar a gravar.
Além disso, a resposta também pode ser ouvida, clicando no ícone da caixa de som. Esse é um recurso que pode facilitar o acesso à plataforma.
Gerar rascunhos
Quando você faz uma pergunta a um programa de inteligência artificial, há diversas maneiras pelas quais ele pode te responder. E no Gemini, isso fica claro, pois ele permite que você acesse outros rascunhos de respostas para uma mesma pergunta, ou seja, você pode selecionar qual resultado melhor atende a sua dúvida.
Compartilhamento de respostas
Outra funcionalidade é o envio das respostas para diferentes canais. Além de possibilitar o compartilhamento com as ferramentas do Google Docs e o Gmail, ele também permite exportar os resultados através de um link público, esse link pode ser enviado para redes sociais como o X (antigo Twitter), Facebook, LinkedIn e outros.
Upload de imagens para obter informações
No canto esquerdo da tela, um ícone é exibido, indicando a possibilidade de inserção de imagens para realizar buscas. Assim, você pode enviar a imagem de um produto e obter informações sobre ele ou até legendas para fotos, por exemplo.
Cinco estilos de respostas
É possível personalizar a forma como as respostas serão geradas em cinco formatos:
- Curta;
- Longa;
- Simples;
- Mais informal;
- Mais profissional.
Dessa forma, os retornos obtidos estarão mais alinhados com a sua expectativa. Para criação de textos, por exemplo, esse recurso pode ser bem útil para se aproximar ao máximo da proposta, seja construção de um post, e-mail, roteiros e outras alternativas.
Porém, essa solução ainda não é disponibilizada na versão em português.
Permite fixar e renomear respostas
Esse é um recurso para auxiliar na organização das interações com o chatbot. A cada nova conversa, uma caixa de diálogo é aberta. Para facilitar, é possível renomear as caixas e fixar aquelas que considera mais importantes, evitando que alguma resposta fique perdida.
Tradução de textos
A ferramenta está disponível em mais de 40 idiomas, sendo possível enviar comandos a ela e pedir tradução de textos e frases. Há a vantagem ainda de conseguir ouvir a resposta, podendo também contribuir para entender a pronúncia de certas palavras em outras línguas.
Exportar códigos
O Gemini também é treinado para entender mais de 20 linguagens de programação, incluindo JavaScript e Python.
Na prática, essa funcionalidade permite a criação dos códigos e o seu compartilhamento no Google Docs ou salvar como rascunho no Gmail, otimizando o trabalho de programadores.
Além disso, é possível colar o código na plataforma e solicitar a tradução ou explicação do mesmo.
Para que serve Gemini?
Entender, criar e explorar são as três sugestões da plataforma para os usuários. Por isso, o Gemini serve não apenas para pesquisar informações, como também pode auxiliar na realização de tarefas.
Planejamento
Através de comandos simples, é possível receber instruções sobre como se planejar para determinada função.
Por exemplo, o Gemini pode ajudar a planejar uma viagem criando roteiros detalhados com base em seu banco de dados. O mesmo pode ser aplicado para questões mais técnicas, como na criação de planos de estudos, financeiros ou para estratégias de marketing de conteúdo.
Quanto mais específico você for no comando, mais detalhada será a resposta.
Para ilustrar, se você quer traçar um plano para economizar dinheiro, indique quanto você ganha, qual quantia deseja juntar e estipule um prazo.
Porém, vale lembrar que a ferramenta é experimental, sendo recomendado sempre checar as informações.
Criação de conteúdo
Essa é uma funcionalidade que possibilita a criação de materiais do zero, seja textos, e-mails, legendas, poemas e outros. Basta inserir o tema a ser abordado e esperar!
Por exemplo, é possível pedir a elaboração de uma legenda para o Instagram sobre o que é SEO on-page e obter uma resposta exatamente no formato da rede social, incluindo hashtags.
Porém, é preciso ter cuidado com esse recurso. Sabemos que no marketing digital a IA pode agilizar muitos processos, mas em alguns casos, os textos podem ter um aspecto de lugar-comum. Além disso, nem sempre os conceitos estão corretos.
Sugestões de ideias e dicas
Como a base de dados do Google é muito ampla e a ferramenta tem acesso em tempo real, uma funcionalidade que pode ser bem útil é a sugestão de ideias e dicas.
Um exemplo pode ser a indicação do que escrever no currículo para uma vaga de emprego específica ou até mesmo auxiliar na criação de personagens para um romance. Essa pode ser uma forma de driblar o bloqueio criativo.
A tecnologia de inteligência artificial tem a capacidade de processar uma grande quantidade de dados em pouquíssimo tempo, por isso as recomendações podem otimizar o processo de pesquisa.
Análise de dados
Ao inserir dados sobre um assunto, o modelo de inteligência artificial consegue oferecer uma interpretação dos números através de relatórios, gerando insights para orientar o processo de tomada de decisão.
Dessa forma, você pode utilizar o Gemini para checar como foi o desempenho de suas métricas de marketing, por exemplo.
Integração com apps do Google
Como era de se imaginar, o chatbot de inteligência artificial do Google poderia ser integrado a outros produtos oferecidos pela empresa.
A começar pelo próprio Google Search, dependendo da pesquisa, a plataforma disponibiliza o link da busca para que o usuário acesse.
Quando ele foi lançado, por exemplo, ainda não havia a possibilidade de interagir com algumas ferramentas do Google. Uma das primeiras novidades foi a integração com o Google Lens, que permite o carregamento de imagens, ou seja, os usuários podem fazer perguntas baseadas em imagens.
Além disso, ele também pode resumir vídeos para o YouTube, redigir e-mails e compartilhá-los no Gmail ou Google Docs, auxiliar na organização para agendar reuniões e encontrar arquivos no drive.
Enfim, basicamente as ferramentas que você usa no seu dia a dia.
Como o Gemini influencia o SEO?
Uma das características da inteligência artificial é o processamento de uma extensa base de dados de forma rápida. Do ponto de vista do SEO, esse aspecto pode contribuir para a realização de alguns procedimentos técnicos ou, até mesmo, ajudar a dar à luz novas ideias.
Pesquisa semântica
O Gemini pode ser uma poderosa ferramenta para entender o comportamento do seu público-alvo. Por exemplo, você pode solicitar uma consulta sobre quais são as principais pesquisas relacionadas ao seu nicho.
Com base nos assuntos mais populares elencados, é possível descobrir o que as pessoas estão querendo saber e entender qual o sentido daquela busca no Google.
Dessa forma, por mais que a plataforma não seja destinada especificamente para o trabalho de SEO, é possível extrair informações interessantes que podem refletir na criação e otimização dos sites, afinal os dados são atrelados ao Google, o maior mecanismo de busca.
Pesquisa de palavras-chave
Outra forma de utilizar o Gemini para auxiliar os processos de SEO é através da identificação de palavras-chave SEO. A ferramenta tem potencial para listar quais são os termos relevantes a serem utilizados nos seus conteúdos e site.
Além disso, com o comando adequado, é possível conferir o nível de dificuldade para determinada palavra-chave conquistar o ranqueamento no Google e, ainda, descobrir tópicos que o seu site não está classificando.
Veja os resultados que encontramos ao testar o Gemini para a pesquisa de palavras-chave. Inicialmente, fizemos o seguinte pedido à ferramenta: “Faça uma pesquisa de palavra-chave para o site: www.expertamedia.com.br/“.
Na sequência, enviamos o comando: “Das palavras-chave sugeridas, indique a dificuldade de classificação para cada uma delas” e a resposta exibida foi a seguinte:
E mais: além do que foi pedido, a IA também trouxe considerações sobre a dificuldade, recomendações para melhorar a classificação das keywords selecionadas, indicações de ferramentas para avaliar essa questão e observações finais.
Análises de SEO
A plataforma também fornece algumas análises de SEO, como: feedback sobre a otimização dos conteúdos, identificação de oportunidades de backlinks, verificação da velocidade do site, análise dos concorrentes e dados sobre tráfego orgânico.
No entanto, é importante ter atenção ao buscar essas informações na plataforma. Além de não ser o seu principal objetivo, ela pode apresentar algumas limitações e informações equivocadas.
O ideal é que você sempre confirme os dados em ferramentas de SEO próprias para isso como: SEMrush e Ahrefs.
Coleta de métricas
As métricas são essenciais para uma agência de SEO e o Gemini pode contribuir nesse sentido.
Ao construir relatórios personalizados sobre o SEO do seu site, ele mostra como é seu desempenho nos mecanismos de pesquisa. Assim, pode oferecer ideias de melhorias que podem, por exemplo, elevar a autoridade de domínio.
Portanto, a ferramenta de IA do Google pode ser utilizada para coletar dados sobre: taxa de cliques, tráfego orgânico, tempo de carregamento, acessibilidade do site e outras.
O que mudou do Bard para o Gemini?
De acordo com a vice-presidente da empresa, a transição do Bard para o Gemini é uma das atualizações mais importantes da história do Google.
Mas qual era a diferença entre elas antes?
Basicamente, o Bard se referia apenas a interface, onde os usuários colocavam suas dúvidas. Já o Gemini é a tecnologia por trás da plataforma, responsável por processar as informações. Ou seja, ambos sempre foram a mesma coisa e, agora, possuem o mesmo nome para facilitar a compreensão dos usuários.
Mas para além da mudança de nome, a nova IA generativa do Google também veio com melhorias em relação ao Bard. Dentre elas, destacam-se o aprimoramento de funcionalidades e a ampliação de plataformas para uso da ferramenta.
Apesar de a maioria das atualizações ainda estar restrita aos Estados Unidos, segundo a empresa, o software chegará aos outros países com mais idiomas em breve.
Confira mais detalhes a seguir:
Aplicativos para Android e iOS
No início, só era possível acessar o chatbot do Bard pela própria plataforma da Google. Agora, além da versão para web, foi lançado um aplicativo exclusivo do Gemini para Android, que permite comandos por texto, fotos ou voz, basta que o celular tenha pelo menos 4 GB de memória RAM e sistema operacional Android 12.
Além disso, ainda no Android, o Gemini se tornará o assistente virtual padrão para garantir a melhor experiência do usuário. A integração com o Google Assistente promete tornar a ferramenta mais eficiente e personalizada com respostas mais precisas.
Já os celulares iPhone (iOS) ainda não receberam um aplicativo, mas para acessar o Gemini existe uma integração do app do Google. Ao abrir o buscador, aparece um ícone no topo da tela que permite a interação com a ferramenta por meio de texto, fotos ou voz também.
Sugestão de prompts
Logo ao abrir o Gemini, aparecem sugestões de prompts na interface para ajudar os usuários iniciantes a entenderem como a ferramenta funciona e como os comandos por textos podem ser detalhados.
No exemplo acima, ao clicar no prompt “Conceitos complexos”, a IA propõe uma situação hipotética na qual você é uma pessoa acadêmica e quer aprender mais sobre geografia da América Latina. Em seguida, sugere que você faça uma lista de perguntas a respeito do assunto.
Assim, o usuário que ainda tem dúvidas em relação a ferramenta consegue ter uma noção das possibilidades de uso da mesma.
Gemini Advanced
Trata-se da versão paga do Gemini, que dá acesso ao Gemini Ultra 1.0 (o modelo mais avançado da IA até então) por R$ 96,99 por mês.
O plano é chamado de Google One AI Premium e promete realizar tarefas mais complexas que exijam maior raciocínio lógico, sendo muito indicada para o uso profissional de programadores, por exemplo. Além disso, a empresa promete integrar a IA com outros serviços da companhia, como Gmail, Workspace, Google Meet, Google Maps, entre outros.
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