Category Link Building

Os dois tipos de SEO tem o objetivo de melhorar o ranqueamento de sites no Google, mas cada um funciona de uma forma. Entenda as diferenças

Os profissionais de marketing digital que acompanham o cenário do SEO (Search Engine Optimization) sabem que o Google trabalha constantemente nas atualizações de seu algoritmo. O objetivo da empresa é proporcionar a melhor experiência aos usuários e entregar um resultado de pesquisa contextualizado. Portanto, para uma campanha de SEO alcançar os melhores resultados on-line é preciso entender o que os mecanismos de busca consideram importante na hora de selecionar seu site.

Para que um site ou página se torne relevante para os mecanismos de busca e alcance uma classificação mais alta nas SERPs (Search Engine Results Page) existem técnicas de SEO que você deve desenvolver . Elas podem ser divididas em SEO on-page e SEO off-page. As duas estratégias se complementam e ambas são importantes para o posicionamento on-line de uma marca.

Veja uma breve definição de SEO on-page:

SEO on-page são as estratégias aplicadas no seu site que dependem só de você, pois é possível otimizá-las com ferramentas que estão sob o seu controle. Essas práticas bem adaptadas ao conteúdo melhoram seu posicionamento nos rankings de pesquisa e sua autoridade de domínio (DA).

E agora o SEO off-page:

Já o SEO off-page é o conjunto de estratégias utilizadas para obter backlinks de outros sites da Web. A diferença é que essa técnica inclui métodos para criar e promover conteúdo que gere tráfego para o seu site, portanto ela não depende só de você, e sim de fatores que tornam sua página interessante para o público.

Quer saber mais sobre cada um desses conceitos? Nos próximos parágrafos você vai entender melhor sobre:

  • o que é SEO on-page;
  • o que é SEO off-page;
  • as diferenças na hora de aplicar as estratégias de SEO on-page e SEO off-page, ajustando suas táticas atuais.

Otimize seu site com técnicas de SEO on-page

 

ilustração de uma tela de computador com uma página aberta e duas mulheres na frente interagindo com a cena
fonte: freepik.com

Quando você pensa nas técnicas básicas de otimização do seu conteúdo como usar palavras-chave, tornar a URL amigável ou usar Meta Description, está trabalhando basicamente com SEO on-page, pois são medidas que podem ser aplicadas diretamente por você, dentro do site. Mas isso não quer dizer que você tenha que deixar de lado a qualidade geral e a estrutura do seu conteúdo, pois o desempenho de todos esses mecanismos dependem dele.

Palavras-chave

A otimização de palavras-chave ainda pode ser considerada um dos pontos mais estratégicos do SEO. Sempre considere trabalhar palavras-chaves de cauda longa (long tail keywords), que se encaixam melhor nos padrões de pesquisa dos usuários da Web. Pense no que seu público-alvo está pesquisando e tente encaixar as palavras-chave em torno dessa indagação para otimizar o conteúdo do seu site.

Title tags

Esse é um dos elementos mais importantes quando falamos de SEO On-page. As tags de título fornecem o contexto inicial sobre o assunto tópico de uma respectiva página, ou seja, é o cabeçalho principal que você vê nas páginas de resultados do mecanismo de pesquisa. Essa é também é uma importante informação que os robôs do Google buscam em cada página do seu site. 

Para chamar atenção dos usuários, suas “title tags” precisam informar o que a sua publicação vai mostrar.  Considere também inserir a palavra-chave que você está trabalhando no início da frase (desde que se respeite o contexto). Mas atenção, no Google o espaço para a exibição das title tags é limitado, então procure mantê-las em até 65 caracteres para que não apareçam cortadas.

Heading tags

As headings são os títulos e subtítulos de uma página, organizados dentro de uma lógica ao longo do texto. Os mecanismos de pesquisa usam esses títulos para indexar a estrutura e o conteúdo de suas páginas da Web. O formato h1 deve ser reservado ao título e deve conter a palavra-chave principal. A seguir devem vir os subtítulos (h2, h3..., até h6, se for o caso). O objetivo é semelhante à title tag vista anteriormente mas, neste caso, sem limite de caracteres.

Links internos

Vincular internamente páginas relevantes do seu site facilita o escaneamento das páginas pelos robôs dos mecanismos de busca. Além disso, também induz o usuário a navegar por ele, complementando sua pesquisa com conteúdos criados por você. Esse elemento mantém seus os visitantes envolvidos por mais tempo e melhora a indexação da página pelos mecanismos de pesquisa, o que resultará em uma classificação mais alta. Cada página do seu site deve estar vinculada a outra da mesma categoria ou subcategoria, bem como à página inicial.

Estrutura de URL

Uma estrutura de URL (Uniform Resource Locator) organizada é importante para que os mecanismos de pesquisa rastreiem seu site com mais facilidade e tornem a navegação mais eficiente para os visitantes. Seus localizadores precisam conter palavras-chave que reflitam as páginas para as quais direcionam, pois URLs fáceis de entender têm mais probabilidade de ganhar cliques.

Evite URL's com muitos caracteres e números.

Meta Description

Meta Description é aquela descrição curta que aparece logo abaixo da URL (Uniform Resource Locator), na página de resultados de pesquisa, ou abaixo de um título nas postagens sociais. Essa descrição deve reproduzir o seu conteúdo, incluindo todas as palavras-chave relevantes a serem buscadas pelos rastreadores. Para garantir que sua descrição seja mostrada da melhor forma, tente mantê-la com até 300 caracteres.

Ganhe tráfego orgânico com as técnicas de SEO off-page

ilustração de uma página de um site em uma tela de computador com elementos de link building ao redor
fonte: freepik.com

A estratégia de SEO off-page engloba todas as medidas adotadas fora do site para otimizar o seu ranqueamento nos mecanismos de busca. Entre elas estão as menções ao seu negócio ou marca (que embora não gerem links, também são consideradas pelos algoritmos do Google) e a construção de uma rede de links que apontam para o seu site – chamada de backlink.

Link building

Essa técnica do SEO off-page é a mais utilizada por profissionais de marketing digital para a geração de backlinks. Existem várias abordagens orgânicas que você pode adotar para que sites apontem para o seu conteúdo. No entanto, é a qualidade desse conteúdo que contribui muito para que a sua estratégia de vinculação traga resultados efetivos. A partir dele, você poderá ganhar links naturalmente ou através de técnicas otimizadas para atraí-los como a criação de peças de conteúdo com alto potencial de compartilhamento.

Veja como criar este conteúdo otimizado para SEO:

https://www.expertamedia.com.br/texto-otimizado-para-seo/

Assessoria de imprensa digital

Os profissionais de assessoria de imprensa podem aumentar sua presença on-line obtendo citações e backlinks de alta qualidade, aumentando o alcance e a visibilidade do seu site e gerando tráfego de referência. Também provam aos mecanismos de pesquisa que seu site é legítimo, relevante e ativo, resultando em pontuações de confiança e classificações mais altas nos mecanismos de busca.

Redes sociais

Embora a classificação de uma página não esteja diretamente ligada à interações nas mídias sociais, as postagens que recebem muitos cliques certamente ajudarão a aumentar o tráfego do site e a gerar muitos compartilhamentos de links.

O SEO on-page e off-page trabalham em conjunto para melhorar a sua classificação nos mecanismos de pesquisa. O seu esforço deve ser direcionado para a produção de um conteúdo de qualidade com o melhor suporte em SEO.

Se você quer se aprofundar mais em SEO on-page, confira este artigo:

https://www.expertamedia.com.br/seo-on-page/

 

E para saber mais sobre SEO off-page, leia o artigo a seguir:

https://www.expertamedia.com.br/o-que-e-seo-off-page/

Tire as suas dúvidas nos comentários ou entre em contato conosco para mais informações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *