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Veja como determinadas métricas podem ser suas aliadas na jornada pela conquista do seu site na primeira página do Google

A autoridade é um dos conceitos presentes no universo do Search Engine Optimization (SEO). Ela fala sobre um conjunto de características que um site tem que o torna mais confiável ou atrativo.

Para definir a ordem de aparição dos sites na SERP (Search Engine Results Page) - ou, em português, a página de resultados de busca - o Google precisa saber qual deles é capaz de oferecer a melhor experiência para quem está do outro lado da tela.

Conquistar autoridade envolve ações contínuas, mas os frutos valem a pena. Afinal, quem não quer ser reconhecido como referência em algum assunto?

Nesse artigo, vamos explicar:

  • O que é autoridade

  • Autoridade de domínio, de página e de link

  • Como conquistar uma boa autoridade

Vamos lá?

Definição de autoridade

ilustração de pessoas interagindo com papel, lápis, livros e uma lupa, representando Principais elementos e definições
fonte: freepik.com

Quando você pensa em autoridade, em um contexto geral, o que vem à sua cabeça? Órgãos do governo, líderes religiosos, professores? Não é por acaso. Autoridade tem a ver com hierarquia, com ocupar uma posição de referência.

Quando trazemos essa conversa para o ambiente digital, é mais ou menos assim que ocorre. Afinal, um site com boa autoridade vai ocupar um lugar de destaque na SERP e a empresa por trás dele logo se tornará uma referência no nicho em que atua.

Autoridade de Domínio

ilustração de pessoas representando nicho de site
fonte: freepik.com

A autoridade de domínio é uma métrica ligada ao SEO off-page, ou seja, às ações feitas fora do site que queremos otimizar.

Ela foi criada pela empresa Moz e é, em suma, uma escala de 0 a 100 que afere a autoridade dos sites a partir da avaliação de alguns fatores.

Desde que a Moz criou esse conceito - e uma ferramenta gratuita para medir a autoridade dos sites -, a autoridade de domínio virou um termo comum para quem trabalha com SEO. Mais do que isso: a busca pela otimização dos fatores que o Moz considera na hora de avaliar um site se tornou parte da rotina. São eles:

  • O histórico do seu domínio, ou seja, quanto tempo faz que esse domínio vem sendo mostrado na SERP, e também a relevância do seu conteúdo;

  • A popularidade desse domínio, expressa pela quantidade de links de outros bons sites apontando para o seu. Nesse contexto, esses links são chamados de backlinks.

Perceba que, nos dois fatores, são importantes a quantidade (de tempo ou de backlinks) e a qualidade (do seu conteúdo ou do site que linkou para o seu).

Existem mais duas formas de autoridade que também merecem atenção:

Autoridade de Página

ilustração de uma tela de computador com páginas de site saindo da tela
fonte: freepik.com

Assim como podemos avaliar a autoridade de um site inteiro, também podemos acompanhar essa métrica página por página. São considerados critérios de avaliação:

  • a idade da página;
  • a quantidade de atualizações que ela já teve (isso mostra que ela está em constante aprimoramento);
  • a quantidade de links com boa qualidade que apontam para ela.

Autoridade de Link

 

ilustração de personagens com características femininas e masculinas interagindo com símbolos de elementos do universo digital
fonte: freepik.com

O modo como o backlink é criado pode variar, impactando no quanto de autoridade será transmitida. Por isso, também é possível (e necessário) medir o valor de um link segundo alguns critérios:

  • a presença do atributo Nofollow (que indica se um link deve ser rastreado pelos buscadores);
  • a quantidade de links em uma mesma página;
  • a localização deles ao longo do conteúdo;
  • as palavras que serão usadas como texto âncora.

Recapitulando:

  • Autoridade de Domínio (Domain Authority ou DA): mostra o nível de relevância de um site
  • Autoridade de Página (Page Authority ou PA): mostra o nível de relevância de uma página
  • Autoridade de Link: avalia se um determinado link é capaz de transmitir autoridade do site que faz a referência ao site que a recebe.

Como melhorar a autoridade do seu site

ilustração de mulher em uma régua manuseando uma espécie de régua de pontuação em uma parede
fonte: freepik.com

Agora que você já conhece a importância de criar autoridade de domínio e já descobriu quais são os fatores que colaboram para essa meta, vamos a algumas dicas práticas para que seu site ganhe mais autoridade e algumas posições no ranking do Google também.

Comece pelo seu site

Serp do google
fonte: flatincon.com

O maior impacto na autoridade do seu domínio virá por meio dos backlinks, mas isso não significa que você pode focar só nas ações off-page. O primeiro passo é fazer uma varredura no seu site para identificar oportunidades de otimização como:

  • atualização de conteúdos;

  • otimização da linkagem interna das páginas do seu site, para que uma leve à outra, de modo que a navegação fique fluida e todas as páginas possam ser acessadas através de links.

Ter um site bem construído é o primeiro passo para atrair bons links. Essa parceria funciona como uma indicação qualquer, e ninguém que decepcionar seu público.

Invista em link building

ilustração de laptop conectando a 3 páginas suspensas
fonte: freepik.com

O link building é o modo mais garantido de elevar a autoridade de um domínio. Isso porque essa estratégia leva em consideração a qualidade dos sites que vão linkar para o seu, além de garantir que essas parcerias sejam fechadas em ritmo constante.

Qualquer ganho diferente disso, como links sem relevância ou uma grande quantidade de links em curto espaço de tempo, pode ser ignorado pelo Google ou até mesmo gerar uma punição ao seu site.

Uma boa estratégia de link building vai levar em consideração o nicho do seu negócio e as métricas que seu site apresenta na hora de propor algum tipo de parceria, seja a inclusão de um link para o seu site em um artigo já publicado ou a produção de um novo conteúdo.

O cuidado também vai estar na escolha da pauta, que deve gerar interesse ao leitor, e na inserção do link, que entra como um agregador de informações e deve ser, portanto, útil. Assim, esse vínculo é feito de forma bem natural, ainda que planejada, e os resultados aparecem.

Apostar na construção da autoridade de domínio é um caminho seguro para ascender no ranking do Google, conquistando mais acessos e, consequentemente, mais conversões.

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