Sites para fazer backlinks: vale a pena ter uma lista?

Ter uma rede de sites parceiros é uma ótima estratégia para facilitar o projeto e garantir o sucesso da sua distribuição de conteúdos.

Publicado em: 5 de junho de 2020
Atualizado em: 14 de junho de 2024
Índice

    O link building é uma das técnicas mais eficazes para alavancar uma página da web. Isso porque, quando um veículo de imprensa digital direciona um link a determinado conteúdo, a probabilidade de se ter uma boa classificação nos resultados de pesquisa do Google aumenta. Ou seja, esse vínculo é reconhecido como um “voto de confiança” para a página.

    Veículos de imprensa digital tem domínios poderosos para dar visibilidade ao seu site

    A necessidade de entender e implementar campanhas de Search Engine Optimization (SEO) é essencial para se destacar e prosperar no ambiente online.

    Caso você ainda não tenha se convencido quanto a isso, acesse nosso post:

    Por que o link building é fundamental para SEO?

    Acompanhe este artigo para conhecer:

    • algumas técnicas comprovadas para conseguir backlinks e mostrar ao Google que você merece estar nas primeiras posições dos resultados de pesquisa.

    Com um trabalho realizado com cuidado, é possível em pouco tempo notar uma grande diferença no ranqueamento do seu site.

    Quer saber como as ferramentas do link building podem se aliar aos veículos de imprensa digital?

    Vamos então entender como funciona esse processo e aprender boas práticas.

    O que é link building?

    Se você ainda não tem familiaridade com o tema, vamos a alguns conceitos: link building refere-se à prática de criar backlinks – links de domínios externos que apontam para páginas de um domínio específico. O objetivo é direcionar tráfego de referência para um site por meio de outros veículos, com o objetivo de melhorar o ranqueamento no Google e aumentar a autoridade de domínio.

    Embora existam muitas formas para gerar esses links, é preciso garantir que as técnicas escolhidas para este trabalho se concentrem, principalmente, na qualidade.

    Os mecanismos de busca, como o Google, não consideram apenas o conteúdo do site – eles também analisam o número de links de sites externos que apontam para essa página e a qualidade desses backlinks.

    De  modo geral, as características dos links internos e externos de um site podem influenciar bastante a sua classificação nas SERPs (Search Engine Results Pages), ou seja, nas páginas de resultados de busca no Google.

    Portanto, é essencial se atentar à qualidade do tráfego. A escolha dos veículos de imprensa digital que atraem genuinamente os interessados no assunto que você aborda em sua página é o que vai garantir resultados orgânicos.

    Link building feito por meio de portais, sites e blogs confiáveis constroem a autoridade da página e melhoram seu valor de SEO.

    Link building e marketing de conteúdo, no que pensar primeiro?

    O marketing de conteúdo e o link building são ferramentas interligadas, mas efetivamente, antes de pensar em como conseguir links, é preciso garantir a melhor experiência dos visitantes em seu site, com peças de conteúdo mais próximas o possível dos seus objetivos.

    Se esse conteúdo estratégico é atraente, exclusivo e de alta qualidade, se tornará referência e isso fará com que seja compartilhado naturalmente, sem que você tenha que se esforçar para gerar backlinks.

    De uma maneira ampla, com um conteúdo valioso, fica bem mais fácil convencer webmasters a fazerem links para o seu site. Mas lembre-se: é importante conhecimento ou contar com uma equipe especializada garantindo assessoria na área.

    Encontrando parceiros para a publicação de guest posts

    O guest post – artigo escrito por terceiros para ser publicado no site de outra pessoa – pode ser uma ferramenta valiosa para incluir backlinks para páginas estratégicas, direcionando tráfego para o seu site. Essa prática pode ajudar também a aumentar a exposição de sua marca para um público diferente, principalmente se você identificar sites e blogs com uma ‘persona’ similar à do seu negócio.

    Ser referenciado por sites respeitáveis ​​e de qualidade é um fator importante na forma como os grandes mecanismos de pesquisa decidem classificar seu site. Além disso, você estará em rede com outros blogueiros, fazendo novas conexões que podem ser úteis mais tarde.

    Quando se trabalha com conteúdo de alta qualidade, você estará agregando valor à experiência de leitura da comunidade já estabelecida por ele e, nesse contexto, o site que o publica também terá mais acessos e compartilhamentos.

    O importante é estar bem assessorado, seguindo técnicas e ferramentas para otimização destes conteúdos.

    Divulgação de conteúdo por e-mail pode resultar em backlinks?

    Chegar a blogueiros, editores de sites e influenciadores relevantes exige esforço, mas é essencial para alavancar seus backlinks. Apesar do aumento do uso dos aplicativos de mensagens móveis, o e-mail é parte integrante da vida online diária e continuará presente nos próximos anos.

    Confie numa boa agência de marketing digital para concretizar este relacionamento entre veículos de imprensa digital e marca, algo como fazem as assessorias de imprensa com jornalistas tradicionais.

    Segundo o site Statista, em 2019, o número de usuários globais de e-mail chegou a 3,9 bilhões e deve crescer para 4,48 bilhões de usuários em 2024. Portanto, ao planejar sua estratégia de SEO, é hora de pensar além do contato direto.

    Entre as tendências de novos métodos e campanhas que utilizam o e-mail para construir uma rede de links para o seu site, estão os e-mails com interatividade, gamificação (uso de recursos de jogos), uso de AMP (ferramenta lançada pelo Google para tornar as mensagens no Gmail mais interativas), tipografia e imagens em 3D.

    Utilizando as mídias sociais para link building

    Mesmo que uma menção nas redes sociais não consiga um backlink em si, o uso dessas plataformas pode servir como uma ótima maneira de criar uma base para a estratégia de criação de links. Nelas, é possível identificar oportunidades para aumentar a exposição, estreitar o relacionamento com o público-alvo, e ter maior contato com blogueiros e influenciadores do segmento.

    Embora o Google afirme que os compartilhamentos sociais não têm impacto na classificação de pesquisa, o seu conteúdo, estando mais visível, se converte em maior tráfego e engajamento da página, que é uma métrica com a qual o Google se importa.

    Criando um conteúdo rico e interessante

    É importante descobrir o que o público-alvo de determinada marca gostaria de ler e tentar enquadrar estes assuntos de maneira nova e exclusiva. Ao publicar um conteúdo atual, moderno e apoiado em referências verdadeiras, certamente ele será identificado como de alta qualidade.

    Além dos leitores estarem interessados no artigo, atrairá outros compartilhamentos e, consequentemente, mais links para o site.

    Formatos de conteúdo que ainda obtêm muitos compartilhamentos são as listas e classificações – e é importante dar bastante atenção a eles!

    O mesmo ocorre ao incluir vídeos e infográficos, recursos visuais valiosos que poderão ilustrar conteúdos desenvolvidos por outros sites, estimulando o engajamento.

    O uso de estatísticas e dados também pode elevar o nível de um artigo. Se um leitor quiser replicar as informações reunidas ali, abre-se a oportunidade de um backlink natural.

    Lembre-se de que o objetivo deste tipo de conteúdo é oferecer mais valor ao seu público. É preciso tempo e esforço para reunir informações relevantes em um texto organizado, mas estatísticas e dados são altamente vinculáveis. Isso resulta em backlinks de alta qualidade.

    Organizando entrevistas com especialistas e influenciadores

    O conteúdo produzido por meio de entrevistas estará vinculado a um nome conhecido e, certamente, será compartilhado pelo site do seu entrevistado, levando-o a um novo público.

    Uma dica, neste caso, é divulgar a entrevista e as respostas de maior destaque em um e-mail marketing voltado para outros blogs e portais relevantes que, de alguma maneira, se relacionam com o conteúdo e possam achá-lo útil para ser usado em seus próprios textos.

    Esse novo público que visita o seu site pode resultar em mais seguidores e novos relacionamentos, fatores que tendem a se correlacionar com mais links.  Não é necessário realizar entrevistas pessoalmente, é possível organizá-las por meio de uma ligação, um bate-papo ou até mesmo enviar um e-mail com uma lista de perguntas para que o convidado responda dentro de um prazo acordado.

    Existem inúmeras técnicas de link building, mas a verdadeira arte reside na capacidade de reconhecer e implementar aquelas que são mais eficazes. Por isso é tão importante contar com uma assessoria especializada.

    A abordagem do link building deve ser estratégica e embasada. O uso das técnicas mencionadas só fará sentido se for acompanhada de planejamento, rastreamento, aferições e ajuste de estratégia, quando necessário.

    Se você preferir contratar uma empresa especializada em assessoria de imprensa digital para realizar esse trabalho, entre em contato com a Experta Media. Nós ficaremos felizes em te ajudar nesse processo!

    CONFIRA TAMBÉM