35 estatísticas de marketing de conteúdo que você deve conhecer

Mantenha-se informado com as mais recentes estatísticas de marketing de conteúdo. Descubra como o conteúdo otimizado pode elevar seus esforços de marketing digital.

Última atualização:

25 de abril de 2024

Fernanda Teodoro
Índice

    O conteúdo continua no topo da lista de prioridades da maioria das estratégias de marketing, e há muitas evidências que sustentam esse raciocínio.

    Em termos simples, o marketing de conteúdo é crucial para qualquer estratégia de marketing digital, seja ela dirigida por uma pequena empresa local ou por uma grande corporação multinacional.

    Afinal de contas, o conteúdo, em suas diversas formas e em constante evolução, é indiscutivelmente a força vital na qual a Web e as mídias sociais se baseiam.

    O SEO moderno tornou-se efetivamente um marketing de conteúdo otimizado para todos os fins e propósitos.

    É nesse momento que o Google exige e recompensa as empresas que criam conteúdo que demonstra experiência, especialização, autoridade e confiabilidade (E-E-A-T) para seus clientes - conteúdo que responde a todas as perguntas que os consumidores possam ter sobre seus serviços, produtos ou negócios em geral.

    O marketing de conteúdo envolve a criação e o compartilhamento de conteúdo útil, relevante, divertido e consistente em vários formatos baseados em texto, imagem, vídeo e áudio para a infinidade de canais tradicionais e on-line disponíveis para os profissionais de marketing modernos.

    O foco principal deve ser atrair e reter um público claramente definido, com o objetivo final de gerar ações lucrativas para o cliente.

    Diferentes tipos de conteúdo podem e devem ser criados para cada estágio da jornada do cliente, considerando o funil de vendas.

    Alguns conteúdos, como blogs ou vídeos de instruções, são informativos ou educativos. Enquanto isso, outros conteúdos, como páginas de destino de campanhas promocionais, vão direto ao ponto para atrair clientes em potencial a comprar.

    Mas com tanto conteúdo sendo produzido e compartilhado todos os dias, é importante manter-se atualizado sobre as últimas tendências e práticas recomendadas de marketing de conteúdo para acompanhar o ritmo e entender quais estratégias podem ser mais eficazes.

    Isso nunca foi tão verdadeiro quanto em 2024, quando estamos no meio de uma revolução de conteúdo liderada pela IA generativa, que, segundo alguns, representa tanto uma oportunidade quanto uma ameaça para os profissionais de marketing.

    Para ajudá-lo a se manter atualizado, aqui estão 35 estatísticas de marketing de conteúdo que você deveria conhecer:

    Uso de marketing de conteúdo

    Quantas empresas estão aproveitando o marketing de conteúdo e como elas planejam obter sucesso?

    1. De acordo com o Content Marketing Institute (CMI), 73% dos profissionais de marketing B2B e 70% dos B2C usam o marketing de conteúdo como parte de sua estratégia geral de marketing.
    2. 97% dos profissionais de marketing pesquisados pela Semrush obtiveram sucesso com seu marketing de conteúdo em 2023.
    3. Um estudo de marketing de conteúdo B2B conduzido pela CMI descobriu que 40% dos profissionais de marketing B2B têm uma estratégia de marketing de conteúdo documentada; 33% têm uma estratégia, mas ela não está documentada, e 27% não têm nenhuma estratégia.
    4. Metade dos profissionais de marketing pesquisados pela CMI disse que terceiriza pelo menos uma atividade de marketing de conteúdo.

    Estratégia de marketing de conteúdo

    Quais estratégias os profissionais de marketing de conteúdo estão usando ou achando mais eficazes?

    1. Segundo pesquisa do Hubspot, 83% dos profissionais de marketing acreditam que é mais eficaz criar conteúdo de alta qualidade com menos frequência. 
    2. Em um estudo de pesquisa da Statista de 2022 com profissionais de marketing de todo o mundo, 62% dos entrevistados enfatizaram a importância de estar “sempre ativo” para seus clientes, enquanto 23% consideraram as comunicações baseadas em conteúdo como o método mais eficaz para esforços de segmentação personalizada.
    3. Com o foco cada vez maior nos resultados de mecanismos de pesquisa gerados por IA, o CMI apontou que 31% dos profissionais de marketing B2B afirmam que estão aumentando o foco na intenção do usuário e em resposta a perguntas, 27% estão criando mais conteúdo de liderança inovadora e 22% estão criando mais conteúdo de conversação. 

    Tipos de conteúdo

    O marketing de conteúdo era sinônimo de publicação de blogs, mas a Web e o conteúdo evoluíram para formatos de áudio, vídeo, interativos e meta.

    Aqui estão algumas estatísticas sobre as tendências e o desempenho dos vários tipos de conteúdo:

    1. O conteúdo de vídeo curto, como o TikTok e o Instagram Reel, é o formato número 1 de marketing de conteúdo, oferecendo o maior retorno sobre o investimento (ROI).
    2. De acordo com pesquisa da Venngage, 43% dos profissionais de marketing informaram que gráficos originais (como infográficos e ilustrações) são o tipo mais eficaz de conteúdo visual. 
    3. 72% dos profissionais de marketing B2C esperam que suas organizações invistam em marketing de vídeo em 2022, segundo dados do CMI.
    4. O relatório global The State of Content Marketing: 2023 da Semrush revela que os artigos que contêm pelo menos um vídeo tendem a atrair 70% mais tráfego orgânico do que aqueles que não contêm.
    5. Dados do Mediafly mostram que o conteúdo interativo gera 52,6% mais engajamento em comparação com o conteúdo estático. Em média, os compradores passam 8,5 minutos visualizando itens de conteúdo estático e 13 minutos em itens de conteúdo interativo. 

    Criação de conteúdo

    Criar conteúdo útil, exclusivo e envolvente pode ser um dos maiores desafios de um profissional de marketing. No entanto, os inovadores estão considerando a inteligência artificial generativa como uma ferramenta para ajudar a idealizar, criar, editar e analisar o conteúdo de forma mais rápida e econômica.

    Aqui estão algumas estatísticas sobre a criação de conteúdo e a rapidez com que a IA está mudando o jogo:

    1. Artigo do Search Engine Journal mostra que a IA generativa atingiu mais de 100 milhões de usuários em apenas dois meses após o lançamento do ChatGPT. 
    2. Uma pesquisa recente da Ahrefs descobriu que quase 80% dos entrevistados já haviam adotado ferramentas de IA em suas estratégias de marketing de conteúdo.
    3. Dados do CMI também apontaram que os profissionais de marketing que estão usando IA disseram que ela ajuda mais no brainstorming de novos tópicos (51%), na pesquisa de títulos e palavras-chave (45%) e na redação de rascunhos (45%). 
    4. Além disso, os profissionais de marketing entrevistados pela Hubspot disseram que economizam 2,5 horas por dia usando IA para conteúdo.

    Distribuição de conteúdo

    Não basta apenas criar e publicar conteúdo.

    Para que uma estratégia de conteúdo seja bem-sucedida, ela deve incluir a distribuição de conteúdo por meio dos canais frequentados pelo público-alvo de uma empresa.

    1. O Facebook ainda é o canal social dominante para a distribuição de conteúdo, mas os canais centrados em vídeo, como YouTube, TikTok e Instagram, estão crescendo mais rapidamente, como apontado pelo relatório do Hubspot.
    2. Os profissionais de marketing B2B informaram à CMI que o LinkedIn foi o canal de distribuição de mídia social orgânica mais comum e de melhor desempenho, com 84% de uma margem saudável. Todos os outros canais ficaram abaixo de 30%.
    3. Em outra pesquisa da CMI, 80% dos profissionais de marketing B2B afirmam usar distribuição e publicidade paga em mídia social. 

    Consumo de conteúdo

    Quando o conteúdo chega a um público, é importante entender como ele o consome ou se toma uma atitude como resultado.

    1. Um estudo de preferências de conteúdo de 2023 da Demand Gen revela que 62% dos compradores B2B preferem conteúdo prático, como estudos de caso, para informar suas decisões de compra, citando “a necessidade de fontes válidas”.
    2. O mesmo estudo também constatou que os compradores tendem a confiar muito no conteúdo quando pesquisam possíveis soluções de negócios, com 46% relatando que aumentaram a quantidade de conteúdo que consumiram durante esse período.
    3. Em um post recente, o blogueiro Ryan Robinson informou que o leitor médio gasta 37 segundos lendo um blog.
    4. Os participantes da pesquisa da DemandGen também disseram que confiam mais em demonstrações (62%) e avaliações de usuários (55%) para obter insights valiosos sobre como uma solução atenderá às suas necessidades.

    Desempenho do marketing de conteúdo

    Um dos principais motivos pelos quais o marketing de conteúdo decolou é sua capacidade de ser medido, otimizado e vinculado a um retorno sobre o investimento.

    1. Os profissionais de marketing B2C informaram ao CMI que as três principais metas que o marketing de conteúdo os ajuda a atingir são: criar consciência de marca, construir confiança e educar seu público-alvo.
    2. 87% dos profissionais de marketing B2B pesquisados usam o marketing de conteúdo com sucesso para gerar leads.
    3. 56% dos profissionais de marketing que utilizam blogs dizem que essa é uma tática eficaz e 10% dizem que ela gera o maior retorno sobre o investimento (ROI).
    4. 94% dos profissionais de marketing disseram que a personalização aumenta as vendas.

    Orçamentos para marketing de conteúdo

    As mudanças no orçamento e a disposição de investir em estratégias de marketing específicas são bons indicadores da popularidade e da eficácia dessas estratégias em um nível macro.

    As estatísticas a seguir certamente parecem indicar que os profissionais de marketing acreditaram no valor do conteúdo:

    1. 61% dos profissionais de marketing B2C disseram que seu orçamento de marketing de conteúdo para 2022 excederia o orçamento de 2021.
    2. 22% dos profissionais de marketing B2B disseram que gastaram 50% ou mais de seu orçamento total de marketing em marketing de conteúdo. Além disso, 43% viram seus orçamentos de marketing de conteúdo crescerem de 2020 a 2021, e 66% esperavam que eles crescessem novamente em 2022.

    Desafios do conteúdo

    Todas as formas de marketing apresentam desafios relacionados a tempo, recursos, conhecimento e concorrência.

    Reconhecer e enfrentar esses desafios de frente com estratégias bem planejadas é a melhor maneira de superá-los e obter sucesso.

    1. No relatório The State of Content Marketing: 2023 Global Report, da Semrush, os três principais desafios de conteúdo incluíram “atrair leads de qualidade com conteúdo” (45%), “criar mais conteúdo mais rapidamente” (38%) e “gerar ideias de conteúdo” (35%). 
    2. 44% dos profissionais de marketing entrevistados para o relatório B2B de 2022 da CMI destacaram o desafio de criar o conteúdo certo para funções de vários níveis como sua principal preocupação. Isso substituiu a comunicação interna como o principal desafio do ano anterior.
    3. Mudanças nos algoritmos de SEO/pesquisa (64%), mudanças nos algoritmos de mídia social (53%) e gerenciamento/análise de dados (48%) também estão entre as principais preocupações dos profissionais de marketing B2C.
    4. 47% das pessoas estão buscando tempo de inatividade dos dispositivos habilitados para Internet devido à fadiga digital.
    5. Embora a IA generativa tenha notado benefícios, ela também apresenta desafios para alguns profissionais de marketing que temem que ela possa substituí-los. No estudo da Hubspot, 23% disseram que achavam que deveríamos evitar o uso da IA generativa.
    6. Outro desafio da IA é a rapidez com que ela entrou em cena, sem dar tempo às organizações para oferecer treinamento ou criar políticas e procedimentos para seu uso adequado e legal. De acordo com o CMI, quando perguntados se suas organizações têm diretrizes para o uso de ferramentas de IA generativa, 31% dos profissionais de marketing disseram que sim, 61% disseram que não e 8% não tinham certeza.

    Por onde começar?

    Como você pode ver claramente e talvez já tenha percebido, o marketing de conteúdo pode ser uma maneira altamente eficaz e econômica de gerar leads, criar reconhecimento da marca e impulsionar as vendas. O conteúdo, em seus diversos formatos, impulsiona praticamente todas as interações on-line.

    A IA generativa está ajudando efetivamente a resolver alguns dos desafios de tempo e recursos, atuando como um assistente de marketing turboalimentado, ao mesmo tempo em que levanta algumas preocupações processuais.

    No entanto, a demanda por conteúdo continua forte.

    Para isso, é preciso ter tempo e disposição para criar uma estratégia de conteúdo documentada e executá-la - produzindo, otimizando, distribuindo e monitorando conteúdo de qualidade, relevante e centrado no cliente, com a ajuda da IA ou não.

    E todas essas atividades estão inclusas no serviço de gestão de blog da Experta!

    Se você não sabia por onde começar sua estratégia de marketing de conteúdo, agora já sabe!

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