O Google ainda é o principal mecanismo de busca da geração Z

De acordo com a pesquisa da Axios, o Google ainda domina os hábitos de pesquisa da geração Z, apesar do aumento do uso das mídias sociais.

Última atualização:

17 de abril de 2024

Fernanda Teodoro
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    Um relatório recente mostra que, embora a geração Z (nascidos entre 1990 e 2010) recorra cada vez mais às plataformas de mídia social para pesquisar informações, o Google continua sendo o principal ponto de partida para uma parte significativa dessa faixa etária.

    Os dados publicados pela Axios mostram que 46% dos usuários da Internet com idade entre 18 e 24 anos iniciam suas consultas on-line no Google, em comparação com 58% dos usuários com idade entre 25 e 39 anos.

    Isso sugere uma mudança nos hábitos de pesquisa entre a geração Z e os millennials, que atingiram a maioridade durante a ascensão do Google.

    No entanto, os números também indicam que o afastamento dos mecanismos de pesquisa tradicionais pode não ser tão drástico como alguns sugeriram.

    Apenas 21% dos usuários da geração Z iniciam suas pesquisas no TikTok, enquanto 5% começam no YouTube.

    O cenário atual das pesquisas na Internet

    Apesar da concorrência percebida das plataformas de mídia social, o Google continua líder no mercado de mecanismos de busca.

    MaryLeigh Bliss, diretora de conteúdo da YPulse, disse à Axios:

    "O Google ainda está no topo geral das pesquisas iniciais, seguido pelo TikTok e pelo YouTube".

    Isso reforça a ideia de que os mecanismos de busca tradicionais permanecem no centro da coleta de informações enquanto os padrões de uso mudam.

    Desafios e adaptações

    A geração Z é um verdadeiro nativo digital, tendo crescido na era da mídia social sem se lembrar dos primeiros dias do Google.

    Nesse cenário, as plataformas de mídia social "deixaram de ser um lugar para se conectar com amigos e familiares e passaram a ser uma superestrada de informações", disse MaryLeigh Bliss.

    Segundo a pesquisa, alguns usuários preferem pesquisar nas mídias sociais para obter respostas mais autênticas, especialmente porque o Google e outros promovem cada vez mais resultados patrocinados.

    Outro estudo recente realizado por pesquisadores na Alemanha constatou que os resultados de baixa qualidade costumam ser bem otimizados para aparecer em posições altas nas classificações de pesquisa do Google, principalmente para pesquisas de produtos.

    O Google está reunindo esforços para melhorar os resultados de pesquisa com o core update de março de 2024, que veio com força contra os conteúdos sem utilidade e os spams, chegando a desindexar e abaixar as posições de diversos sites de baixa qualidade.

    O porta-voz do Google reforça:

    "Estamos focados em continuar a fazer da Pesquisa um lugar onde você pode encontrar informações confiáveis e de alta qualidade, bem como uma variedade de perspectivas em primeira mão."

    Além disso, o Google adotou medidas para se adaptar às mudanças nas preferências dos usuários, expandindo sua ferramenta Search Generative Experience (SGE) baseada em IA e destacando resultados de sites de fóruns como o Reddit.

    A empresa informa que as pessoas de 18 a 24 anos de idade deram as maiores pontuações de satisfação para seus resultados de pesquisa com IA.

    Leia também: Como a inteligência artificial generativa vai mudar o SEO como profissão

    Impactos no SEO

    Pensando no contexto de SEO (Search Engine Optimization) e marketing digital, quais são as implicações das mudanças nos hábitos de pesquisa da geração Z?

    Os profissionais de marketing devem considerar a diversificação de suas estratégias de SEO. Eles não devem depender apenas dos mecanismos de busca tradicionais, como o Google e o Bing, mas também considerar a otimização para plataformas de vídeo, como TikTok e YouTube, ou apostar em técnicas de SEO para o Instagram.

    Entender que os públicos mais jovens podem iniciar suas pesquisas de produtos ou informações em plataformas como o TikTok significa que os profissionais de marketing podem ter que desenvolver estratégias exclusivas para alcançá-los.

    Para manter a visibilidade on-line, considere monitorar e adaptar-se às preferências da geração Z, pois seus níveis de satisfação poderão orientar futuros ajustes de algoritmo.

    Ainda mais considerando que, de acordo com um levantamento do Conselho Internacional de Shopping Centers (ICSC), cerca de 85% da geração Z  afirma que as redes sociais influenciam nas suas escolhas de compra.

    Olhando para o futuro

    Os hábitos de uso da Web estão mudando constantemente. Em comparação com as gerações mais antigas, a maneira da geração Z de procurar informações on-line provavelmente continuará a evoluir.

    Embora a mídia social esteja se tornando uma parte maior da forma como as pessoas pesquisam, os mecanismos de pesquisa tradicionais, como o Google, ainda dominam.

    O cabo de guerra entre as plataformas emergentes e tradicionais moldará a forma como as gerações mais jovens buscam informações na Web.

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