A importância da pauta para o SEO e link building

Descubra como a pauta ajuda na construção de textos de qualidade. No SEO e no link building, ela é essencial para chegar ao topo das buscas!

Publicado em: 15 de dezembro de 2023
Atualizado em: 23 de julho de 2024

Toda produção de conteúdo precisa ser pensada antes. É preciso definir o tema e escolher o caminho mais estratégico para abordar determinado assunto. Normalmente, a pauta é a responsável por esse direcionamento. 

Nas redações jornalísticas, a pauta é um elemento essencial. Ela precisa ser informativa e relevante para ser aprovada e iniciar a produção das matérias. Quando ela é construída para o SEO, apesar de ter algumas características diferentes, o princípio é o mesmo. 

Portanto, ela é o norte de todo o processo. Para se ter uma ideia, aqui na Experta consideramos tão importante essa etapa que temos um cargo exclusivo para produção de pautas. Inclusive, esse é um diferencial no funcionamento da empresa, visto que essa configuração é difícil de ser encontrada no mercado. 

Faça o teste: procure por agências que tenham conteúdos específicos sobre pauta e veja os resultados. Mas, já adiantamos, são pouquíssimos! 

Aliás, essa foi uma discussão interessante que tivemos na live “A importância da pauta” no Instagram da Experta, com a nossa pauteira, Heloísa Aguieiras, e a CEO da empresa, Flávia Crizanto.

Ficou curioso para saber mais? Continue a leitura! Neste post, vamos mostrar quais as vantagens de ter um processo de produção de pauta estruturado e conectado com as demais funções da agência. 

Além disso, vamos mostrar quais são os aspectos de SEO fundamentais que uma pauta deve ter para garantir a qualidade do conteúdo, ranquear no Google e favorecer as estratégias de link building

Vamos lá!

O que é uma pauta?

É um conjunto de orientações sobre o desenvolvimento do texto. Ela apresenta normalmente o tema a ser trabalhado, a angulação da proposta e fontes/referências das informações. 

No entanto, esses elementos tendem a variar de acordo com o objetivo do produto: pode ser uma pauta para matéria jornalística, cobertura de eventos ou para conteúdos de SEO

Dessa forma, ela é uma espécie de roteiro para qualquer tipo de produção. No SEO, ela contém os seguintes pontos: 

  • Título
  • Palavra-chave e volume de pesquisa
  • Texto âncora
  • URLs de páginas (links)
  • Descrição do tema
  • Sugestão de Hs 
  • Referências
  • CTA

Essa estrutura faz parte da otimização de sites para agradar os motores de busca, assim, desde o início os fatores para o ranqueamento são considerados. Ao final deste post, vamos mostrar os dois modelos de pauta de SEO que desenvolvemos aqui na Experta!

Por que ter uma pauteira em uma empresa de SEO?

Para construir conteúdo de qualidade e conquistar o topo do ranqueamento no Google! Ficou se perguntando o que uma coisa tem a ver com a outra? Calma, vamos explicar! 

Imagine o Google como um “chefe exigente”. Para ele considerar a página do seu site relevante e colocá-la em evidência para os usuários, é preciso seguir uma série de regrinhas. Esse é o trabalho de uma empresa de SEO, agradar o chefe Google

Se, por exemplo, uma empresa de chiclete contrata uma agência de SEO com a intenção de posicionar bem para o termo “chiclete de hortelã”, antes é preciso investigar se o site está otimizado, qual a relevância dele em relação aos concorrentes e analisar a sua autoridade perante o mecanismo de buscas

Se a autoridade do site for baixa, é sinal de que você precisa desenvolver estratégias de link building. Para isso, a qualidade do conteúdo também é essencial, afinal é preciso que outros sites aceitem publicar um texto que contém um link que direciona para a página do seu site. 

Após a investigação, inicia-se o processo de produção de conteúdos. Assim, é preciso conectar a estratégia à produção de fato. A pauta é quem faz esse alinhamento, indicando o que o conteúdo deve conter para atingir os resultados esperados. 

Por isso, é tão importante ter uma pauteira em uma empresa de SEO. Pois, há o devido direcionamento para que os conteúdos sejam escritos para fins de ranqueamento e para valorização da experiência do usuário.

Quando um redator pega um conteúdo sem essas orientações, é mais provável que ele fuja do foco, ficando imerso em uma infinidade de informações. O que percebemos aqui na Experta é que, com a adoção da setorização das etapas, o fluxo de trabalho se torna mais ágil e organizado, como em uma redação de jornal. 

E pode apostar, os resultados que têm chegado são surpreendentes. Só este ano, já conseguimos a publicação de mais de mil conteúdos em diversos sites, blogs e portais online para nossos clientes.

Qual a importância da pauta para o SEO?

A pauta é o pontapé inicial da produção, assim ela tem o dever de garantir que todo o planejamento estratégico seja aplicado nas demais etapas. Por isso, ela é importante para atingir os seguintes aspectos: 

Criar conteúdos de qualidade

Para estar em destaque no Google, é fundamental oferecer um conteúdo útil. Esse conceito faz parte da experiência “people first, ou seja, colocar as pessoas em primeiro lugar. Isso significa pensar em conteúdos que atendam e valorizem a experiência dos usuários. Na construção de pautas, esse aspecto precisa ser considerado a todo momento.

Além disso, não é fácil criar diversos temas novos e atrativos, não é mesmo? Para evitar conteúdo repetido, o responsável pela pauta deve estar muito bem atualizado do mercado e dos artigos já existentes. Assim, será mais fácil de organizar e selecionar referências atuais e saber como se destacar diante da concorrência.

Aumentar a autoridade do site

A autoridade de um site é construída através de uma série de fatores, sendo a aquisição de links externos, uma das mais importantes. Quando outros sites publicam conteúdos com links que apontam para o seu site, a autoridade de domínio aumenta.

Porém, o trabalho para conquistar links em outros sites não é fácil. Nesse caso, as estratégias de link building fazem toda diferença e novamente entra a importância da pauta nesse processo

A atuação consiste na conquista de backlinks de qualidade. Na prática, significa oferecer bons conteúdos, com links do site do cliente ao longo do texto, a veículos online relevantes e que se relacionem com o setor do cliente. 

Na pauta, todas essas fases são consideradas e o desenvolvimento do texto é pensando de forma que os links e textos âncora escolhidos pelo cliente sejam contextualizados e contribuam para a compreensão do texto – até porque o Google não valoriza backlinks inseridos de forma aleatória, que visam única e exclusivamente o ranqueamento. 

Outro fator observado é a relevância para os veículos de imprensa, é preciso criar algo novo e chamativo para que tenham interesse em publicar os conteúdos e beneficiar o site do nosso cliente

Conquistar a primeira página do Google

A pauta visa orientar a produção de acordo com as definições estratégicas para o cliente. Assim, a produção de conteúdo é desenvolvida para se destacar em relação aos concorrentes, ajudar os usuários e conseguir boas posições nos mecanismos de busca.

Quando os conteúdos são hierarquizados, informativos e com alta legibilidade, são vistos com bons olhos pelo Google. 

Alinhamento com o cliente

O responsável pela pauta precisa conhecer profundamente o cliente: o nicho da empresa, os diferenciais dos serviços oferecidos e onde ele quer chegar. Só assim, é possível construir uma pauta assertiva, tanto do ponto de vista estratégico quanto da satisfação do cliente

Como identificar temas importantes para a pauta?

Essa é uma tarefa que envolve muitas variáveis, é preciso que o pauteiro esteja atento aos fatores de ranqueamento do Google, às notícias factuais, a assuntos que estão em alta e ao público-alvo dos conteúdos. 

Dessa forma, será encontrada a melhor forma de delinear o texto para determinada palavra-chave do site do cliente. Basicamente, inclui as seguintes etapas: 

Ter planejamento de palavra-chave

É a palavra-chave que traz a ideia central para a construção da pauta. O conteúdo precisa que a keyword seja trabalhada de forma relevante, afinal é por meio dela que as pessoas fazem as buscas e chegam até os conteúdos, influenciando no resultado de tráfego orgânico

Elas são definidas pela equipe de estratégia, no entanto, é importante que o pauteiro tenha consciência sobre o processo de escolha.

Estudar intersecção entre a palavras-chave e intenção de busca

Como falamos, a definição de palavra-chave é uma etapa estratégica. No entanto, a articulação dela com a produção de conteúdo depende da habilidade do pauteiro. Para isso, é fundamental pensar na intenção de busca, ou seja, qual o objetivo das pessoas ao pesquisar determinado termo. 

Essa antecipação garante que o seu conteúdo seja planejado com o intuito de ajudar os usuários, respondendo todas as possíveis dúvidas. 

Considerar a relevância para os sites

O conteúdo oferecido aos sites precisa ter um gancho noticioso. Isso significa que ele deve ser interessante para o público, pois o que os veículos esperam é que aquele conteúdo receba cliques

Então, o pauteiro não pode se basear em informações genéricas, é preciso ter credibilidade nas informações e pesquisar fontes confiáveis. Assim, é possível oferecer conteúdos amigáveis ao Google que sejam relevantes para os sites. 

Estudar a relevância para o Google

Para construir a pauta, é preciso entender quais são os fatores de ranqueamento do Google, já que as estratégias de SEO são base para o seu desenvolvimento. A qualidade do conteúdo é uma das principais características que agradam ao algoritmo do gigante das buscas. 

Portanto, é importante entender quais são os pontos considerados relevantes para o Google para conseguir posicionar bem os conteúdos produzidos. 

Quais são os itens de SEO para a construção da pauta? 

A pauta trabalha a construção de textos com intenção de ranquear nos mecanismos de busca, portanto, precisam estar otimizados para SEO. As principais preocupações devem ser: 

  • Tema para construir conteúdo útil: Se refere a relevância dos conteúdos e a valorização da experiência dos usuários. Por isso, o pauteiro precisa explorar temas de interesse para o público, pensar em títulos atraentes e garantir que o redator tenha informações suficientes para a escrita de um texto com qualidade. 
  • Subsídio para textos acima de 600 palavras: Os conteúdos precisam ser completos e informativos. Para os buscadores o tamanho ideal do texto é, em média, de 600 palavras. Na pauta, é preciso deixar esses dados claros.

Quais são as características da pauta jornalística?

As pautas jornalísticas são aquelas que têm o intuito de informar. Dessa forma, servem como base para o desenvolvimento de produtos jornalísticos em diferentes meios, como no impresso, rádio ou TV. 

Na Experta, esse modelo de pauta é desenvolvido para os textos de link building, uma vez que se trata de textos que serão distribuídos a veículos de comunicação. Portanto, os princípios informativos precisam ser o foco do texto. 

Nesse sentido, as pautas de link building possuem as seguintes características: 

  • Tema/Título
  • Contexto
  • Dados
  • URLs das páginas do cliente
  • Fontes
  • Referências

Quais são as características da pauta para blog?

No blog, os conteúdos têm a finalidade de ajudar as pessoas que se relacionam com aquela empresa. Portanto, o objetivo dos textos segue por uma lógica de conduzir a jornada do cliente

Por exemplo, para uma empresa de cosméticos, seria possível pensar em conteúdos sobre as tendências de maquiagens para o verão, já que essa pode ser uma dúvida recorrente para quem está considerando comprar os produtos. 

Por isso, a elaboração da pauta para blog posts é diferente da de link building, incluindo: 

  • Hierarquização de Títulos (H1, H2…)
  • Keywords
  • Orientações de acordo com a persona
  • Consideração da etapa do funil
  • Referências
  • CTA (chamada a ação)

Qualidade de conteúdo é com a Experta!

Somos uma empresa especializada em link building, SEO e Digital PR. Em todas essas frentes a qualidade do conteúdo é prioridade! 

O destaque que a pauta tem em nossa dinâmica interna revela a importância que damos à construção de textos otimizados, bem escritos e relevantes

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