Danny Sullivan, do Google, fornece um plano de 5 etapas para diagnosticar quedas na classificação

O porta-voz do Google, Danny Sullivan, forneceu dicas para realizar um diagnóstico de SEO para proprietários de sites que sofreram queda no tráfego, informando que a volatilidade da classificação é esperada à medida que os algoritmos evoluem.

Última atualização:

1 de março de 2024

Fernanda Teodoro
Índice

    Recentemente, Danny Sullivan, representante de pesquisa do Google, ofereceu orientação sobre como diagnosticar quedas na classificação.

    Sullivan deu a orientação no X (antigo Twitter) a Wesley Copeland, proprietário de um site de notícias sobre jogos, que procurou ajuda depois de observar uma queda significativa no tráfego das pesquisas do Google.

    Google’s Search Liaison oferece dicas de SEO

    O perfil do X Google SearchLiaison (@searchliaison) foi criado com a intenção de fornecer insights sobre o funcionamento da Pesquisa Google, a partir do contato com Danny Sullivan.

    De acordo com a postagem de Copeland, ele tem se esforçado para entender por que o status de seu site como a principal fonte de guias do Steam Deck mudou. Ele afirmou:

    "Olá, Danny! Há alguma chance de você dar uma olhada no meu site http://RetroResolve.com, por favor? Costumávamos ser a referência para guias no Steam Deck, mas fomos muito prejudicados e estou um pouco perdido quanto ao motivo."

    Um plano de cinco etapas para a recuperação

    Sullivan recomendou cinco etapas para diagnosticar e resolver possíveis problemas com o desempenho do site:

    1) Primeiro, use o Google Search Console para comparar as métricas do site nos últimos seis meses com as do período anterior.

    2) Em seguida, classifique o relatório de consultas por diferença de clique para identificar reduções notáveis.

    3) Verifique se o site ainda está bem classificado para esses termos.

    4) Em caso afirmativo, a qualidade do conteúdo e o SEO podem não ser o problema.

    5) Reconheça que os algoritmos de classificação do Google evoluem continuamente, portanto, é de se esperar alguma volatilidade.

    "Se você ainda estiver classificado nos principais resultados, provavelmente não há nada fundamental que precise ser corrigido", garantiu Sullivan.

    Ele explicou que as mudanças no tráfego podem se dever ao fato de os sistemas do Google encontrarem outro conteúdo que pode ser considerado mais útil naquele momento.

    Sabendo que isso traria ainda mais questionamentos dos profissionais de área, Danny linkou outro tweet, dizendo o seguinte:

    Exemplos ruins não significam que uma atualização não tenha melhorado os resultados em geral. Eles também podem envolver outros sistemas que precisamos aprimorar. Analisamos os exemplos ruins, tentamos entender os problemas subjacentes e avançamos com os aprimoramentos dos números. Mais informações aqui: https://blog.google/products/search/how-we-update-search-improve-results/ 

    Implicações e percepções para profissionais de SEO

    O conselho de Sullivan destaca a importância de os profissionais de SEO analisarem regularmente o desempenho usando ferramentas como o Google Search Console. 

    A abordagem recomendada pode fornecer insights sobre alterações no tráfego e identificar áreas que podem ser otimizadas.

    As altas classificações de pesquisa exigem alinhamento com os critérios de classificação em evolução do Google

    O Google aprimora continuamente seus algoritmos para fornecer o conteúdo mais relevante aos usuários. Portanto, as flutuações nas classificações de pesquisa são esperadas.

    Palavras finais

    A experiência de Copeland demonstra a natureza volátil da SEO, mostrando que mesmo sites bem estabelecidos podem ser afetados por alterações nas prioridades de classificação do Google.

    As palavras finais de Sullivan oferecem uma mistura de segurança e a realidade do SEO:

    "Mas você provavelmente não tem nenhum problema fundamental, e talvez a combinação de como mostramos o conteúdo possa mudar para ajudá-lo ao longo do tempo."

    A conversa entre Copeland e Sullivan é uma lição sobre como ficar atento e responder às demandas em constante evolução dos algoritmos do Google.

    Resumindo

    Afinal, o que essa interação entre Wesley Copeland e Danny Sullivan pode nos dizer sobre o comportamento do Google em relação às atualizações e o trabalho de SEO?

    Quais estratégias os profissionais de SEO devem empregar para se adaptar às flutuações de classificação?

    • Monitore regularmente os dados de desempenho do site por meio do Google Search Console para detectar tendências ou alterações no tráfego;
    • Mantenha-se informado sobre as atualizações dos algoritmos de classificação do Google e adapte as táticas de SEO de acordo com elas;
    • Concentre-se na criação de conteúdo alinhado aos padrões atuais de relevância e utilidade do Google;
    • Permaneça atento e preparado para fazer otimizações à medida que as condições do mercado e os critérios de classificação evoluem.

    Que insights a interação entre Wesley Copeland e Danny Sullivan oferece aos profissionais de marketing de SEO?

    Ela ressalta a natureza imprevisível da SEO, indicando que até mesmo sites populares podem sofrer mudanças devido a atualizações do algoritmo de classificação.

    A orientação de Danny Sullivan confirma a necessidade de manter uma abordagem proativa para SEO, especialmente na avaliação de métricas de desempenho.

    Ela destaca que, embora as quedas de tráfego possam ser preocupantes, elas nem sempre sinalizam problemas fundamentais com o conteúdo ou com as práticas de SEO.

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