Consultoria em SEO e a importância dos relatórios

Relatórios são etapas importantes do trabalho da consultoria em SEO. Saiba como o serviço funciona e como esses documentos são feitos.

Última atualização:

14 de novembro de 2023

Flávia Crizanto
Últimos posts por Flávia Crizanto (exibir todos)
Índice

    Flávia Crizanto
    Últimos posts por Flávia Crizanto (exibir todos)

    Procurando por um serviço que ajude o seu site a subir nos posicionamentos dos mecanismos de busca, ofereça aumento no número de leads e de vendas do seu negócio? Então, saiba que a consultoria em SEO é uma das soluções mais eficazes para o que você está buscando.

    Esse serviço tem como base o uso de estratégias do Search Engine Optimization (SEO) e pode gerar impactos positivos no ganho de autoridade de uma marca. Mas como saber se a consultoria de SEO está funcionando? 

    Um dos pontos mais interessantes desse trabalho é que os profissionais dão uma atenção detalhada à exibição dos resultados do projeto, preparando relatórios minuciosos, com diferentes métricas de marketing que permitem analisar como está a evolução do seu site. 

    Ficou curioso para saber mais sobre o serviço de consultoria em SEO e como esses relatórios podem te ajudar a entender os avanços do seu negócio? Fique conosco. Neste artigo, iremos te mostrar esse trabalho e tirar todas as suas dúvidas. 

    Boa leitura! 

    O que faz uma consultoria em SEO?

    A consultoria em SEO tem como principal objetivo avaliar, analisar e direcionar a estratégia para otimizar uma página. Mas afinal, o que é a otimização de sites?

    Segundo as práticas de SEO, a otimização permite que as páginas de um site ofereçam uma melhor experiência do usuário e estejam adequadas aos padrões exigidos por mecanismos de busca, como o Google e o Bing. 

    Quando investimos nessa técnica, garantimos que os algoritmos dos buscadores encontrem todas as informações de que precisam para realizar um ranqueamento positivo para o seu negócio. 

    O trabalho dos profissionais que atuam na consultoria em SEO é orientar seus clientes sobre os principais erros cometidos em um site, para que tudo possa ser ajustado ao longo do projeto. 

    Fazendo uma metáfora para explicar o papel da consultoria em SEO, é como se ela fosse um médico que, durante a consulta, avalia os sintomas, realiza o diagnóstico e, no final, aponta as possibilidades de tratamento. 

    Para isso, esses profissionais fazem uma espécie de varredura e dividir o trabalho em diferentes etapas:

    • Pesquisa de palavras-chave;
    • Desenvolvimento de estratégia;
    • Análise de concorrência; 
    • Auditoria técnica do site;
    • Otimização de conteúdo. 

    Saiba mais detalhes sobre cada processo a seguir.

    Pesquisa de palavra-chave

    O ponto de partida para iniciar os trabalhos em SEO é o estudo de palavras-chave relacionadas ao seu negócio. Para isso, o consultor realiza pesquisas aprofundadas para identificar quais termos são relevantes para a sua marca, considerando também os que podem ser pesquisados pelo seu público-alvo nos mecanismos de busca. 

    Nesse processo, é possível usar ferramentas do próprio Google, como Google Adwords para ajudar a encontrar as palavras-chave que mais façam sentido para o seu negócio.

    Consultoria em SEO e a importância dos relatórios
    Imagem: Freepik

    Auditoria técnica do site

    Como mencionado anteriormente, durante o trabalho de varredura no site, os consultores em SEO realizam uma série de análises para identificar problemas que afetam o desempenho do seu portal nos motores de busca.

    Estrutura de URL, tags de título, meta description, tempo de carregamento da página, tamanho das imagens e outros detalhes são analisados na auditoria técnica do site. É nesse momento, por exemplo, que os profissionais descobrem por que você recebe poucas visitas na internet.

    Análise de concorrência

    Um dos pontos-chave do trabalho da consultoria em SEO é analisar os concorrentes do seu negócio. Como sua concorrência está se desempenhando no Google? 

    Essa etapa é fundamental para responder a essa pergunta e identificar as oportunidades de otimização, uma vez que são analisadas as palavras-chave e estratégias que outros sites estão usando. 

    Quando identificamos pontos fortes e fracos de quem você deseja superar, torna-se mais fácil definir os caminhos a seguir para conquistar o protagonismo esperado nos mecanismos de busca. 

    Desenvolvimento de estratégia

    Com as informações das etapas anteriores em mãos, fica mais fácil para o consultor em SEO traçar o direcionamento a ser seguido, ou seja, o planejamento estratégico de SEO.

    Nessa etapa, são apontadas soluções, a forma que elas devem ser implementadas e os pontos positivos que podem trazer para a empresa. 

    Otimização de conteúdo

    O conteúdo de qualidade tem um papel essencial na otimização de um site. Quando os buscadores encontram um material informativo, relevante e de qualidade, eles entendem que sua página deve ser exibida para mais usuários, potencializando o número de acessos.

    O consultor de SEO irá, portanto, auxiliar no processo de otimização de conteúdo, apontando quais são os mais eficientes, conforme o seu setor, área de atuação e palavras-chave. 

    Importância dos relatórios

    Agora que você já entendeu como funciona a consultoria em SEO, deve estar se perguntando: e os resultados?

    Para mostrar aos clientes o sucesso do projeto, os profissionais desse setor criam relatórios de acompanhamento que detalham todo o processo, desde o início até o cumprimento das metas. 

    Esse tipo de documento é essencial para garantir a transparência do serviço, uma vez que a empresa ficará ciente dos resultados do trabalho de otimização do site.

    Além disso, esses relatórios ajudam a fornecer insights para que o consultor de SEO faça ajustes e desenvolva estratégias adicionais para melhorar o desempenho do seu site. 

    Cada empresa trabalha de uma forma específica, sendo assim, algumas enviam documentos mensalmente, outras quinzenalmente e por aí vai. Outro ponto importante é que cada uma pode utilizar métricas diferentes para mostrar o resultado da otimização.

    No entanto, geralmente o documento conta com: 

    • Monitoramento e análise de desempenho; 
    • Cliques; 
    • Autoridade de domínio;
    • Evolução de palavras-chave;
    • Ranqueamento no Google.
    Consultoria em SEO e a importância dos relatórios
    Imagem: Freepik

    Monitoramento e análise de desempenho

    A primeira parte do relatório faz um panorama completo do projeto. Aqui, o consultor em SEO revisita os objetivos, a proposta de otimização, quais eram as expectativas, como foi o trabalho e o desempenho. 

    Também é comum encontrar alguns relatórios que trazem uma breve explicação sobre as métricas analisadas. Essa parte é um resumo do que será falado nas próximas páginas.

    Cliques

    Outra parte importante do relatório de SEO é quando o consultor traz as taxas de cliques. Isso porque, ao fazer a otimização do site, você garante os elementos necessários para atrair mais pessoas, o que reverte em cliques no seu portal. 

    Uma taxa de clique alta significa que você também teve um aumento no tráfego orgânico da página e em outras métricas, apontando o sucesso do projeto da consultoria em SEO. 

    Importante ressaltar que nessa etapa do relatório é comum que o consultor trace comparativos com o início do trabalho para identificar o progresso.

    Autoridade de domínio

    No começo deste artigo, falamos sobre o ganho de autoridade que o trabalho da consultoria em SEO pode trazer para seu site. Dessa forma, é de se esperar que esse seja um ponto importante no relatório, não é?

    Quando um consultor trabalha com otimização, ele está se certificando de que seus conteúdos serão relevantes o bastante para serem usados como fontes em outros portais, com links que direcionem para o seu site. O trabalho de link building é, inclusive, um grande aliado nesse processo. 

    Todos esses aspectos são fundamentais para o ganho de autoridade de uma marca, já que o Google entende que essa citação aponta que você é um especialista naquele assunto. 

    Dessa forma, no relatório, os consultores em SEO costumam mostrar a evolução da autoridade de um domínio. Para isso, eles utilizam métricas como DA e DR. 

    Evolução de palavras-chave

    Durante o trabalho da consultoria em SEO, as palavras-chave são fundamentais para entender como chegar até o público-alvo e ser encontrado nas pesquisas do Google e do Bing. 

    No relatório, elas aparecem novamente numa espécie de ranking, pois são exibidos o número total de termos ranqueados e a quantidade de tráfego gerada por cada um, por exemplo.

    Esses resultados ajudam a entender se a estratégia foi positiva e se esses termos foram os que mais surtiram efeito para o seu negócio. Como mencionamos anteriormente, o relatório também serve para dar insights para os projetos futuros. Sendo assim, todas as informações são válidas e preciosas na consultoria em SEO.

    Ranqueamento no Google

    Um dos principais motivos para uma marca procurar o trabalho da consultoria em SEO é a melhora no posicionamento das páginas nos mecanismos de busca, dessa forma, esse também é um detalhe que deve fazer parte do relatório. 

    Nessa parte, os profissionais mostram como foi a evolução da visibilidade orgânica do site. Importante destacar que a melhora nesse quesito significa um aumento no tráfego orgânico, que, por sua vez, traz mais chances de conversão para a marca

    Além disso, ao melhorar o ranqueamento no Google, a página também adquire ganho de visibilidade perante os usuários na internet, o que certamente pode gerar mais reconhecimento e oportunidades para o seu negócio. 

    Vem para a Experta!

    Aqui na Experta, contamos com uma equipe especializada para te oferecer consultoria de SEO. Além disso, temos outros serviços que podem ser interessantes para a sua marca. 

    Saiba o que o marketing de conteúdo pode fazer por sua empresa!

    Entre em contato conosco e saiba como podemos auxiliar seu negócio!

    CONFIRA TAMBÉM