Category Link Building

Saiba como utilizar o guest post a seu favor, de maniera correta, para não prejudicar a sua estratégia de SEO

Na livre tradução para o português guest post é um post convidado. Ou seja, é quando alguém é convidado a escrever em um blog de terceiros sobre um assunto específico. Guarde bem essa noção.

A ideia é boa, tende a gerar tráfego, mas não é tão simples assim. Há muito mais entre o SEO e os motores de busca do que supõem as estratégias milagrosas dos gurus do Marketing Digital.

Neste artigo vamos esclarecer de uma vez por todas:

  • O que é guest post?
  • Por que não é indicado usar guest post para atrair backlinks?
  • Onde entra o guest post numa estratégia eficiente de link building?
  • Como fazer guest post?

Entendendo o que é o guest post

ilustração de um laptop com uma folha com texto na frente e uma mulher sentada
fonte: freepik.com

Eu sei que o universo SEO é cheio de termos e regras que parecem complicadas à primeira vista, mas não são. Juro!

O guest post, por exemplo, nada mais é do que escrever posts para outros sites e blogs que não são o seu. Pra quê?

Para conquistar aquele que é o sonho de todo profissional do Marketing Digital:  backlinks.

É como se a gente pegasse emprestada a autoridade de determinada página para mostrar o nosso potencial. A gente escreve o artigo sobre um tema específico, um breve descritivo da nossa trajetória para justificar nosso conhecimento sobre aquele assunto e um link para o nosso site e... voilá! Temos o sonhado backlink!

Parece ótimo, né? Tão ótimo que está cheio de profissional por aí garantindo centenas e milhares de backlinks por meio de guest posts. É só fazer uma busca rápida no Google que você vai encontrar essas “oportunidades de ouro”.

Mas... nem tudo que reluz é ouro. Apostar nessa estratégia como única ferramenta de link building é um baita tiro no pé.

O Google não gosta de guest post em escala

ilustração de personagem com características masculinas sentado em uma escrivaninha interagindo com 4 telas um páginas de sites abertas
fonte: freepik.com

Lá atrás, quando a produção de conteúdo começou, a troca de posts (e links) entre os blogs era bem comum e trazia resultados para estratégias com foco em performance orgânica.

Acontece que o Marketing Digital foi evoluindo e o Google surgiu reorganizando as regras do jogo. E segue fazendo isso sempre que percebe que o PageRank (a classificação das páginas) está sendo manipulado.

E é por isso que os guest posts em escala não são uma boa alternativa. Desde 2014 o Google vem avisando que os algoritmos estão suficientemente inteligentes para identificar links que não sejam naturais e ignorá-los.

Isso mesmo!

Se você está distribuindo conteúdos aleatoriamente para vários sites diferentes achando que os backlinks estão sendo importantes para a construção da sua autoridade, pode estar desperdiçando tempo

Possivelmente esses links estão sendo ignorados pelos robôs do Google. Sei que essa é uma descoberta dolorosa, mas aqui na Experta levamos as diretrizes do Google a sério e precisamos falar sobre isso.

O buscador está sempre em busca de conteúdos de qualidade que atendam às dores do usuário e, para isso, usa links naturais para fazer essa ponte.

Só que ele quer proporcionar a melhor experiência para o usuário, sendo assim, ele vai mostrar apenas conteúdos relevantes e originais. Qualquer sinal de manipulação será punido.

Precisamos ter em mente que backlinks são ótimos quando têm qualidade. A quantidade não é tão importante. Juntar as duas – quantidade e qualidade -  é o objetivo.

Então nunca devemos usar guest post?

ilustração de um escritório com pessoas trabalhando
fonte: freepik.com

Não se trata disso. O guest post, quando usado com responsabilidade, é parte de uma boa estratégia de SEO off-page que tem como foco a marca.

Por meio dele você consegue alcançar uma audiência diferente da sua, pode se posicionar como autoridade na sua área de atuação e aumentar o alcance da sua mensagem.

Nós mesmas, aqui da Experta, já escrevemos para outros sites, mas o intuito não foi a obtenção de links e sim a distribuição de um conteúdo relevante e educativo. Um guest post deve estar próximo do conceito de colunistas, tão comum nos jornais, revistas e portais de informação.

Como usar o guest post com responsabilidade?

ilustração de uma mão fazendo sinal positivo
fonte: flaticon.com

Como vimos, é possível usar guest post dentro de uma estratégia de link building de uma maneira orgânica e eficiente.

O primeiro passo para garantir que o seu conteúdo vai atingir o objetivo é fazer uma lista de sites e blogs que falem de assuntos relacionados ao seu produto ou serviço.

A partir daí é preciso construir um relacionamento. Nada de sair por aí perguntando se pode enviar um guest post na primeira interação. É preciso cuidado e atenção. Comece fazendo comentários nos conteúdos das redes sociais, por exemplo, e vá evoluindo a conversa.

Entender como aquilo que você tem a oferecer se encaixa naquela página e agrega valor àquela audiência é fundamental para conseguir uma parceria por meio de guest post.

Uma vez que essa relação está estabelecida é preciso pensar no conteúdo que será oferecido. E aqui vale uma atenção especial: formato, tema e linguagem precisam estar adequados à linha editorial da página que vai receber o seu conteúdo.

Não dá para usar gírias da moda em uma página cujo público-alvo são empresários conservadores. Adequação é fundamental.

Outro detalhe importante: guest post é conteúdo relevante e não propaganda. Lembre-se de que você não está ali para falar da sua empresa, mas para ser útil para o público daquele site ou blog.

E, por último, por mais tentador que seja linkar todas as palavras-chaves importantes para o seu negócio, não faça isso! Tenha cautela no uso dos links, escolha bem os textos-âncora pensando sempre em como agregar valor ao usuário.

Só assim você poderá aproveitar todo o potencial do guest post na construção da autoridade da sua marca (pessoal ou empresarial).

Conclusão

Embora o Marketing Digital tenha amadurecido bastante ao longo dos anos, esse universo ainda é repleto de mitos e ofertas duvidosas.

Um bom planejamento requer conhecimento, cautela, análise e constante revisão. É preciso considerar não só os fatores on-page como também o que acontece fora da sua página.

Isso significa desenvolver uma estratégia de link building que contemple um bom uso das redes sociais e do guest post como recurso de construção de autoridade genuína.

Manipular o PageRank com a distribuição de conteúdos em escala não só é ruim para a credibilidade da sua marca ou serviço como pode ser penalizado pelo Google.