Por que uma análise de lacunas de conteúdo deve fazer parte de sua estratégia de SEO

Saiba como identificar lacunas de conteúdo nos sites concorrentes pode ajudá-lo a encontrar palavras-chave inexploradas e áreas para atender melhor às necessidades dos usuários.

Última atualização:

8 de fevereiro de 2024

Fernanda Teodoro
Índice

    Uma análise de lacunas de conteúdo é um tipo valioso de pesquisa de mercado que ajuda a descobrir oportunidades que podem ter sido perdidas e a aprimorar seu marketing de conteúdo.

    Mas o que exatamente é uma análise de lacunas de conteúdo e como fazê-la? E, mais importante, por que você deveria fazer isso?

    Continue lendo para saber!

    O que é uma análise de lacunas de conteúdo?

    A análise de lacunas de conteúdo é o processo de identificação e tratamento de conteúdo ausente ou de baixo desempenho em um site, em comparação com os concorrentes ou com os padrões do mercado.

    Ela aprimora sua estratégia de conteúdo ao descobrir áreas que podem ser melhoradas para atender às necessidades de seu público-alvo e melhorar a visibilidade para SEO.

    Melhores ferramentas para análise de lacunas de conteúdo

    Semrush, Ahrefs e Google Search Console são algumas das ferramentas mais úteis para a análise de lacunas de conteúdo. 

    • A Semrush fornece insights sobre as estratégias de conteúdo dos concorrentes;
    • O recurso Content Gap da Ahrefs permite descobrir oportunidades de palavras-chave;
    • O Google Search Console pode ser usado para identificar tópicos que podem estar fracos ou ausentes no conteúdo existente.

    Semrush

    Essa é a ferramenta mais fácil e intuitiva. Ela é simples de usar e sugere automaticamente sites para comparar com o seu com base em palavras-chave em comum - útil se essa for sua primeira análise e você não tiver certeza por onde começar. 

    A ferramenta disponibiliza ilustrações em diagrama de Venn sobre a sobreposição de palavras-chave. É uma maneira simples de visualizar como você está se saindo até o momento e quanto trabalho ou oportunidade você tem.

    Ahrefs

    Essa é outra ferramenta sólida de SEO para ver a classificação dos sites concorrentes e ajudar a encontrar lacunas de conteúdo em seu site. 

    Há um limite para o número de resultados exibidos, dependendo do plano em que você está. Mas, independentemente do plano que você escolher, o Ahrefs mostrará as principais oportunidades de melhorias, ou seja, aquelas que farão a maior diferença.

    Google Search Console

    O Search Console é uma opção útil se você quiser melhorar páginas específicas e não tiver acesso a ferramentas pagas.

    Há uma grande quantidade de dados sobre o que está funcionando em seu próprio site, e você pode usar as informações sobre as palavras-chave orgânicas para as quais já está classificado para ver se pode fazer melhorias.

    Como fazer uma análise de lacunas de SEO

    A execução da análise é simples. Insira seu próprio URL e um ou mais concorrentes e execute a análise. E pronto!

    A parte mais desafiadora é selecionar os concorrentes certos e interpretar os resultados. Você pode usar o Semrush e o Ahrefs, extraindo-os automaticamente ou usando um relatório separado para identificar concorrentes próximos nas SERPs. 

    Essa estratégia funciona melhor para sites de comércio eletrônico e sites que seguem padrões semelhantes. Se o seu setor não tiver um "padrão", talvez não forneça muitos resultados úteis.

    Por exemplo, uma análise de lacunas de conteúdo para uma agência de estratégia de marca que estava tentando se posicionar de forma diferente em seu mercado não foi muito eficaz.

    Eles tinham pouco conteúdo sobreposto, e seus concorrentes mais próximos abordavam as coisas de forma diferente. Nesse caso, talvez essa não seja a abordagem correta para sua empresa. Mas, na maioria das vezes, uma análise de lacunas de conteúdo é extremamente útil. 

    Aqui estão mais detalhes sobre como aproveitar ao máximo uma análise de lacunas de conteúdo ou de palavras-chave:

    Nível do site

    Analisar as lacunas de conteúdo em um site inteiro é útil para refinar sua estratégia de conteúdo. É nisso que a maioria de nós pensa quando considera a análise. Ela revela a classificação dos concorrentes e oferece oportunidades de tráfego orgânico

    Insira seu site em sua ferramenta de lacuna de palavras-chave preferida juntamente com a concorrência, configurando cada uma delas para análise em nível de domínio. Avalie as palavras-chave inexploradas, fracas e ausentes. Você pode classificá-las por volume, dificuldade da palavra-chave e muito mais para encontrar as oportunidades mais lucrativas para sua empresa. 

    Listas extensas de palavras-chave podem ser muito pesadas, portanto, pode ser útil usar uma ferramenta de agrupamento de palavras-chave para ajudar a agrupar oportunidades semelhantes. Você também pode exportar um arquivo CSV e usar filtros para identificar oportunidades depois de identificar padrões. 

    Esse tipo de análise em larga escala pode ser útil quando você estiver criando um plano de longo prazo e tentando definir sua estratégia para os próximos 6 a 12 meses.

    Nível de categoria

    Você pode usar uma análise de caminho de URL para fortalecer uma área específica do seu site, como um conjunto de categorias e subcategorias relacionadas. Isso selecionará todas as oportunidades relevantes em um subconjunto de URL. 

    A maioria das ferramentas de SEO permite que você execute a análise no nível do prefixo ou do caminho. Isso pode ser útil se você quiser executar uma análise em uma seção de um site maior que faz o mesmo que o seu. Você pode executar todo o seu domínio em comparação com o caminho da subseção do site que abrange seus produtos ou serviços comuns. 

    Verifique se a concorrência tem alguma subcategoria que você talvez queira considerar adicionar ou algum conteúdo informativo que dê suporte a determinados produtos. 

    A realização de uma análise de lacunas de conteúdo mais focada como essa pode ser útil. Você pode até mesmo optar por fazer essa análise em relação aos concorrentes que são mais bem-sucedidos em um subconjunto de seus produtos ou serviços para ajudá-lo a planejar o fortalecimento de uma determinada área.

    Nível da página

    Se você quiser melhorar uma determinada página do seu site, poderá compará-la com as páginas que atualmente têm melhor desempenho. Essa é uma maneira rápida de encontrar as palavras-chave relevantes que estão faltando e fazer um plano de otimização. Basta seguir o mesmo processo no nível da página. 

    Se você tiver acesso limitado a ferramentas pagas, é aqui que o Search Console pode ser útil. Você pode avaliar as palavras-chave para as quais sua página está classificada e dedicar tempo para melhorar os resultados das palavras-chave de baixo desempenho.  

    É provável que você identifique temas que poderiam ser abordados com mais detalhes ou que não foram abordados. Use esses insights para aprimorar seu conteúdo.

    Por que a análise de lacunas de conteúdo é importante em 2024?

    Avaliar as lacunas de conteúdo não significa copiar seus concorrentes ou roubar a estratégia deles!

    Uma análise eficaz das lacunas de conteúdo ajuda a refinar seu conteúdo e sua estratégia de palavras-chave para atender às necessidades do seu público-alvo e pode ajudar a melhorar os resultados dos mecanismos de pesquisa no processo.

    Aqui estão cinco motivos pelos quais esse tipo de análise deve fazer parte de sua estratégia em 2024 e nos anos seguintes:

    Criar conteúdo mais rápido e com qualidade melhor

    A avaliação do mercado pode ajudá-lo a identificar ideias de conteúdo que talvez você não tenha considerado e a avaliar quais provavelmente serão as mais bem-sucedidas.

    Isso economiza tempo e esforço e ajuda você a criar conteúdo que produza resultados. E o Google pede aos proprietários de sites que considerem isso:

     "O ‘porquê’ deve ser que você está criando conteúdo principalmente para ajudar as pessoas, conteúdo que é útil para os visitantes se eles forem diretamente ao seu site."

    Portanto, usar uma avaliação do que já está ajudando genuinamente as pessoas em seu mercado é um ótimo ponto de partida.

    É possível melhorar continuamente

    Revisar regularmente seu conteúdo em comparação com outros artigos ou páginas que foram publicados ou melhorados desde que você publicou o seu o ajudará a fazer modificações ao longo do tempo.

    Seus principais concorrentes podem ter mudado porque informações novas, atuais ou diferentes sobre um tópico se tornaram mais relevantes para seu público. Ou talvez os usuários estejam simplesmente esperando um nível mais alto de detalhes, insights adicionais ou conhecimento especializado

    A análise do seu conteúdo nesse contexto ajuda a identificar facilmente as áreas que podem ser melhoradas e a criar o melhor artigo sobre um tópico. 

    Isso ajuda você a atender aos critérios de conteúdo útil do Google: 

    "O conteúdo oferece valor substancial quando comparado a outras páginas nos resultados de pesquisa?"

    Atender melhor às necessidades e intenções do usuário

    As atualizações do Google valorizam cada vez mais a experiência do usuário e a personalização do conteúdo.

    Ao analisar as lacunas de palavras-chave e os tópicos ausentes em seu conteúdo, você pode descobrir onde pode estar deixando de lado as necessidades ou a intenção de seus clientes em potencial

    Isso pode ajudá-lo a alinhar seu conteúdo com o que eles estão procurando, criando algo melhor, mais útil e, em última análise, mais bem-sucedido. 

    Portanto, você deve ser capaz de se perguntar:

    "Depois de ler meu conteúdo, alguém sairá com a sensação de que aprendeu o suficiente sobre um tópico para ajudar a atingir seu objetivo?"

    E se você tiver satisfeito melhor a intenção da pesquisa, sua resposta será sim!

    Demonstrar seu conhecimento

    Quanto mais você escrever sobre um tópico, mais poderá demonstrar a profundidade e a amplitude de seu conhecimento e experiência

    Lembrando que esta foi uma das atualizações do EEAT do Google, visto que o segundo “E” representa “experiência”, ou seja, o conhecimento e a autoridade que o autor tem sobre o assunto do artigo.

    A realidade é que você provavelmente é esse especialista. Você só não cobriu essas áreas ainda. Talvez você nem tenha pensado em fazer isso. 

    Usar a análise de lacunas de conteúdo para avaliar os sites dos concorrentes ajuda a colocar isso em foco para que você possa mostrar seu conhecimento e fornecer percepções e informações exclusivas. 

    A análise revela as oportunidades perdidas. Agora, você pode acrescentar sua própria experiência para diferenciar seu conteúdo dos demais.

    Criar topic clusters mais eficientes

    A cobertura mais detalhada de um tópico em vários conteúdos permite que você os vincule e crie recursos detalhados. 

    Isso pode ajudar a manter os usuários no seu site por mais tempo, pois você antecipa as necessidades deles. 

    Também pode ajudar nas vendas ou no funil de geração de leads, pois você cobriu mais necessidades dos usuários em diferentes partes da jornada deles. 

    Os topic clusters podem ajudá-lo a organizar seu conteúdo de forma eficaz para obter melhores resultados. Descobrir as palavras-chave alvo de um cluster que você perdeu ajuda a torná-lo mais completo, útil e valioso.

    Fique atento às lacunas

    Fique atento a essas lacunas de conteúdo. Você pode estar perdendo oportunidades e tráfego significativos. 

    Use a análise de lacunas com sabedoria para criar conteúdo que melhore o que já está classificado e demonstre sua experiência e conhecimento.

    Para melhorar suas estratégias e ter alguém sempre atento a essas lacunas, conte com uma agência de marketing digital especializada em marketing de conteúdo!

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