Não seja refém do tráfego pago!

Conheça a estratégia de tráfego orgânico que pode ajudar na visibilidade do seu negócio e impedir que você seja refém do tráfego pago!

Última atualização:

14 de novembro de 2023

Flávia Crizanto
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    Flávia Crizanto
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    Se você trabalha com internet, já ouviu falar em tráfego pago, não é mesmo? Trata-se de uma estratégia de marketing que tem o objetivo de atrair visitantes para um site por meio da compra de anúncios em uma plataforma, como o Google. 

    Mas você sabia que esta não é a única opção disponível para oferecer destaque nas ferramentas de busca? 

    Se você está refém do tráfego pago, é importante conhecer outra estratégia capaz de aumentar a visibilidade da sua empresa, sem gastos excessivos com anúncios. 

    Foi para debater esse assunto que a Experta realizou uma live no Instagram com a fundadora e CEO da empresa, Flávia Crizanto, e a CEO da Lucce – Consultoria de Estratégia, premiada como mentora do ano pelo Distrito Awards 2022, Camilla Cusatis. 

    A convidada, que contribuiu para o rebrand da Experta, trouxe informações, de forma descomplicada e descontraída, sobre as estratégias de tráfego e planejamento disponíveis para impulsionar a visibilidade de uma marca. 

    Ficou curioso para saber mais sobre esse bate-papo? Continue a leitura, pois a seguir, detalhamos tudo o que você precisa saber para não ser refém do tráfego pago! 

    O que são estratégias de tráfego?

    Antes de mais nada, precisamos entender o que são estratégias de tráfego. Podemos entender “tráfego” como o número total de usuários que visitam uma página na internet. Sempre que uma pessoa acessa um site, ela colabora para o aumento do tráfego e para o engajamento da marca. 

    Vale destacar que, quanto mais o público acessa um site, maiores são as oportunidades de venda. Por esse motivo, o termo aparece, constantemente, em análises sobre o sucesso de uma empresa no ambiente digital. 

    As estratégias de tráfego são metodologias que buscam aumentar o número de visitantes de um site. É possível trabalhar com:

    Cada uma das estratégias utiliza formas diferentes para atrair as pessoas para o seu site. Por isso, as ações e os orçamentos variam. Saiba mais a seguir!

    Comprar clientes ou conquistá-los? 

    Como mencionado anteriormente, o tráfego pago é uma estratégia bem conhecida, mas não é a única opção disponível.

    Na live transmitida pelo Instagram da Experta, Flávia e Camila analisaram que há uma insistência em investir nesse tipo de estratégia, mesmo que isso signifique risco ao orçamento. 

    “As empresas estão viciadas no tráfego pago. Isso é impressionante, afinal, pode ser motivo de queimar o caixa. Elas pensam: ‘eu preciso de mais leads, eu preciso de mais gente…’ E só veem o tráfego pago como o caminho, mas ele não é o único”, afirmou Camila. 

    Como uma das alternativas possíveis, a especialista citou o tráfego orgânico, modelo que não necessita da compra de anúncios para chamar a atenção do público. Esse tipo de estratégia faz com que os usuários cheguem até o site naturalmente, sem a necessidade de investir em conteúdos pagos.  

    “Esse vício de tráfego pago é uma coisa péssima para a construção do negócio porque você está viciado em comprar cliente, comprar leads. Você não deveria estar preocupado em comprar e, sim, em conquistar”, aconselha Camila. 

    As especialistas concordaram que não há problemas em investir em tráfego pago, mas é importante reconhecer as principais características dos dois modelos para identificar a melhor opção para o planejamento estratégico da marca. 

    Que tal aprender mais sobre o tema? A seguir, leia mais sobre tráfego orgânico, tráfego pago e planejamento estratégico. 

    Como funciona o tráfego orgânico

    O tráfego orgânico se concentra em técnicas que atraem o público de maneira natural, sem necessitar de gastos com anúncio. Nesse formato, a visita ao site acontece quando o usuário faz uma busca na internet e é direcionado para a página da sua empresa.

    Entre os principais benefícios desse tipo de estratégia, estão: 

    • Escalabilidade
    • Relevância
    • Durabilidade 
    • Construção de relacionamento com o público

    O maior benefício dessa estratégia é que, ao contrário de campanhas pagas que terminam quando o orçamento acaba, o tráfego orgânico continua obtendo resultados e, assim, oferece visibilidade contínua para sua marca.

    Há diferentes técnicas que podem ser usadas para aumentar o tráfego orgânico de uma página: conteúdos no blog, e-mail marketing e redes sociais. Mas como esse trabalho funciona? Confira:        

    Blog

    A forma mais eficaz de gerar tráfego orgânico é por meio dos mecanismos de busca, como o Google e o Bing, afinal, é por meio dessas ferramentas que os usuários pesquisam por soluções no dia a dia. 

    Mas para chamar a atenção do seu público no ambiente digital, é preciso ter um bom posicionamento nos buscadores. Uma das formas para melhorar o ranqueamento é utilizar o blog do seu site para divulgar conteúdo útil e de qualidade. 

    Vale lembrar que, na hora de produzir os materiais, é necessário escolher temáticas que façam sentido para os usuários e que se conectem com o seu nicho de atuação. 

    Além disso, é fundamental trabalhar com palavras-chave que tenham relevância para o seu negócio. 

    E-mail marketing

    Outra forma de gerar tráfego orgânico é a construção de uma audiência própria para a sua empresa, por meio do e-mail marketing. 

    Na prática, você cria uma lista de e-mails de pessoas que tenham se cadastrado no site e trabalha gerando interesse para que elas retornem à página. 

    Conteúdos informativos e outros materiais podem ser utilizados para fortalecer esse relacionamento. Também é importante investir em campanhas de e-mail que tenham bons calls to action (CTA), dessa forma, você estará incentivando o público a visitar páginas e links específicos do seu site. 

    Redes sociais

    É possível utilizar as redes sociais para gerar tráfego orgânico. Para isso, é fundamental inserir links em todas as publicações e, sempre que possível, compartilhar os conteúdos feitos para o blog. 

    As redes sociais são um canal importante, pois muitas pessoas utilizam essas plataformas para pesquisar sobre variados assuntos

    Além disso, podem ajudar a construir um relacionamento com o público e fortalecer o posicionamento estratégico da marca. 

    Como funciona o tráfego pago

    Como já explicamos anteriormente, o tráfego pago é aquele que necessita de anúncios para chamar a atenção do público no Google, no Bing ou nas redes sociais. 

    Nesse tipo de estratégia, não basta apenas pagar por anúncios, também é preciso entregar conteúdos relevantes, caso contrário, o tráfego aumenta, mas a taxa de rejeição também. 

    “Não adianta você fazer tráfego pago se você não está bem posicionado no mercado, se não tem os valores claros e se as pessoas não se relacionam com a sua marca. Caso contrário, a pessoa vai entrar no seu site e falar: é só mais um”, explica Camila. 

    Veja como você pode estabelecer essa estratégia de forma eficaz: 

    Segmentação do público

    Uma parte fundamental do trabalho de construção do tráfego pago é a segmentação. Nessa etapa do processo, é preciso escolher os perfis para quem você quer que os seus anúncios apareçam

    A seleção é fundamental para garantir que a estratégia atinja as pessoas certas para gerar mais leads para o seu negócio. 

    Afinal, do que adianta exibir campanhas para pessoas que não têm interesse pelo seu produto ou serviço? Isso seria desperdício de tempo e dinheiro.

    Otimização de anúncios

    Outro ponto importante no tráfego pago é que não basta pagar por anúncios, é preciso otimizá-los. Para isso, é importante seguir as dicas: 

    • Adicione novas segmentações geográficas ou por meio do lookalike (público semelhante);
    • Seja atrativo visualmente e apresente um conteúdo interessante ao usuário;
    • Confira se os links do anúncio direcionam para as páginas corretas, isso evita a frustração dos usuários;
    • Use os próprios leads e clientes do seu banco de dados para começar a estratégia. 

    Métricas de marketing

    Para o sucesso da estratégia de tráfego pago, é importante ter atenção às métricas de marketing. Conheça as mais importantes: 

    • Retorno sobre o investimento (ROI): relação entre o valor investido em anúncios e a receita gerada;
    • Custo por clique (CPC): o quanto você paga por cliques em seu anúncio;
    • Taxa de cliques nos seus anúncios (CTR): média da quantidade de pessoas impactadas por seu anúncio de tráfego pago, dividida por aquelas que clicaram no link;
    • Custo por aquisição (CPA): média do investimento feito em anúncios em comparação com o total de conversões realizadas;

    Frequência: a quantidade de vezes que um determinado anúncio é exibido para uma mesma pessoa ou em resultados de pesquisa.

    Planejamento estratégico

    O planejamento estratégico é fundamental para conhecer o setor de atuação, estabelecer metas, identificar qual é o melhor momento para alcançá-las, definir estratégias e avaliar se os esforços foram bem-sucedidos. 

    É importante destacar que o planejamento precisa ter objetivos adequados à realidade, por esse motivo, o processo varia de empresa para empresa. 

    Ao fazer o planejamento estratégico, é possível avaliar se o ideal é investir no tráfego pago ou orgânico. 

    Conheça seu mercado

    Segundo Camila, o planejamento deve ser um processo realista, com base no mercado. Assim, é possível entender como as empresas do setor se comportam e quais são os seus maiores desafios no processo. 

    “Quando a gente fala do planejamento, você precisa ver o mercado que vai lidar. Você precisa ter o mínimo de conhecimento do local em que vai atuar” pontua. 

    Segundo a especialista, o planejamento deve ter como foco a dor que a empresa enfrentará, seja em sua inauguração ou na sua reestruturação no mercado. 

    Conhecer as adversidades que podem aparecer no percurso ajuda a criar uma marca resistente, forte e com passos mais próximos ao sucesso. 

    Estude diariamente o público, o produto e a concorrência

    O planejamento é um processo contínuo, que deve ser sempre revisitado pela marca. As análises feitas sobre o público, o produto ou serviço, o mercado e a concorrência precisam estar sempre atualizadas, afinal, o mundo está em constante transformação, e a sua empresa precisa estar preparada para acompanhá-lo. 

    “O planejamento precisa ser constante. A todo momento, a gente precisa se perguntar: ‘o que o meu concorrente está fazendo?’, ‘o que o mercado está fazendo?’, ‘o que os meus clientes estão achando de mim?’ Caso contrário, a gente fica estagnado”, diz Camila. 

    Estratégia de tráfego orgânico é na Experta! 

    Agora que você já conhece outro caminho, além do tráfego pago, que tal colocar a estratégia em prática? Você pode contar com a ajuda da Experta para implantar as técnicas de tráfego orgânico! 

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