Você já se perguntou como alguns conteúdos conseguem se destacar nas pesquisas feitas pela internet, enquanto outros parecem desaparecer? Isso está relacionado às palavras pesquisadas nos mecanismos de busca, sobretudo, no Google.
Descobrir quais são esses termos é o caminho para se posicionar melhor e alcançar o público certo. Isso pode aumentar a visibilidade do seu site e potencializar suas estratégias de SEO .
A plataforma SEMRush mostrou que, em 2022, os termos “facebook”, “youtube” e “amazon” foram os líderes nas pesquisas globais.
Para saber quais as palavras mais pesquisadas no Google, há ferramentas que podem ajudar, como o Google Trends e o próprio SEMRush.
Neste conteúdo, vamos explicar como descobrir as palavras mais pesquisadas no Google e como elas podem ser utilizadas para impulsionar o seu site nos resultados de busca.
Boa leitura!
Ferramentas para descobrir as palavras mais pesquisadas no Google
De forma simples, descobrir as palavras-chave mais pesquisadas no Google pode parecer algo mágico. Na verdade, existem ferramentas específicas que monitoram as buscas dos usuários e revelam os termos mais populares no momento.
É como se você tivesse acesso a uma lista dos principais interesses da internet, permitindo que você ajuste sua estratégia para estar no topo das pesquisas.
Para quem deseja melhorar o SEO on-page e off-page, essas ferramentas ajudam a identificar exatamente o que o público está procurando:
Google Trends
Esta é uma ferramenta gratuita do Google que permite acompanhar quais as palavras mais buscadas em tempo real. Ela mostra o que as pessoas estão pesquisando em diferentes partes do mundo.
A partir disso, é possível entender as tendências de interesse e produzir conteúdos no mesmo nicho, buscando garantir o ranqueamento no Google.
A ferramenta funciona de forma bem intuitiva. Quando você acessa o Google Trends, pode inserir qualquer termo ou tópico que deseja investigar. A ferramenta, então, exibe um gráfico que mostra a frequência com que esse termo foi pesquisado em um determinado período.
DICA DA EXPERTA: Para realizar uma análise mais detalhada, você pode segmentar a pesquisa por localização geográfica, categorias e tipo de busca (web, imagem, notícias, entre outras opções).
Mas por que o Google Trends é uma ferramenta tão especial quando o assunto é estratégia de marketing?
Simples: além de apenas mostrar dados, o Google Trends ajuda a identificar padrões, comparar termos e explorar novas oportunidades.
Vamos entender melhor as vantagens da ferramenta:
- Permite a identificação de tendências sazonais: muitas pesquisas têm picos em determinadas épocas do ano. O Google Trends permite que você veja esses padrões. Se você trabalha com vendas de produtos sazonais, como roupas de inverno, essa informação pode ajudar a planejar as ações de marketing.
- Comparação entre termos: se você está em dúvida sobre quais palavras-chave são mais populares, o Google Trends permite que você compare termos lado a lado. Por exemplo, se você quer saber se é melhor focar em “sapatos femininos” ou “botas femininas” para uma campanha, a ferramenta dá essa resposta de forma visual.
- Exploração de novos nichos: com o Google Trends, você pode detectar mudanças no comportamento do consumidor antes mesmo de elas se tornarem populares, o que garante vantagem competitiva.
- Ideias em tempo real: uma característica importante do Google Trends é a capacidade de fornecer dados em tempo real. Isso significa que, se um evento está acontecendo ou uma nova tendência está surgindo, você pode acompanhar o aumento repentino das pesquisas e ajustar suas estratégias rapidamente.
Foto: GoogleKeywordPlanner
Ferramenta de palavras-chave do Google (Keyword Planner)
O Google Keyword Planner é a ferramenta certa para quem quer afinar a estratégia de SEO e também mandar bem nas campanhas do Google Ads. Embora o foco principal seja ajudar a planejar anúncios, ele também é útil para descobrir novas palavras-chave e entender o comportamento desses termos nas pesquisas.
Para usar o Google Keyword Planner, basta você inserir termos relacionados ao seu negócio ou produto. A partir disso, a ferramenta mostra uma lista de palavras-chave relacionadas, junto a outros dados interessantes, como:
- Volume de busca mensal: quantas pessoas estão pesquisando por aquele termo todo mês.
- Concorrência: mostra se tem muitos sites competindo por aquela palavra-chave.
- Estimativa de custo por clique: quanto pode esperar pagar por um clique nos seus anúncios.
- Sugestões de palavras relacionadas: outras ideias de palavras que podem ser boas opções.
Para entender melhor, suponha que você tem uma loja de calçados on-line. Com o Keyword Planner, você pode descobrir que “tênis para corrida” ou “botas femininas” estão em alta. A partir daí, você pode criar conteúdos focados nesses termos, atraindo o público-alvo e garantindo a otimização do site.
Foto: SEMRush
SEMRush
O SEMRush é aquele tipo de ferramenta que toda agência de SEO deve ter. Ele vai além de um simples descobridor de palavras, sendo praticamente uma central de inteligência que ajuda a acompanhar os concorrentes, identificar oportunidades e melhorar a visibilidade on-line.
Com o SEMRush, você tem acesso a um panorama completo de como está o desempenho do seu site e como é possível melhorar a estratégia digital em diversas frentes, como:
- Pesquisa de palavras-chave: ajuda a encontrar palavras-chave relevantes para o seu nicho, mas com um diferencial, já que ele mostra não só o volume de busca e a concorrência, mas também dados como o custo por clique e a dificuldade de ranqueamento.
- SEO on-page: a ferramenta faz uma verdadeira varredura no seu site, identificando problemas que podem estar prejudicando o SEO. Dessa forma, orienta na realização de ajustes, como melhorar as meta tags e otimizar cada página.
- Análise de backlinks: backlinks são um dos fatores mais importantes para se posicionar no Google, e o SEMRush ajuda a entender quantos e quais sites estão apontando para o seu conteúdo. Além disso, permite analisar a qualidade desses backlinks e encontrar novas oportunidades para construir parcerias.
- Monitoramento de posição: permite que você monitore a posição do seu site para as palavras-chave mais importantes e acompanhe a evolução do seu ranqueamento ao longo do tempo.
O grande diferencial do SEMRush é que ele concentra várias funcionalidades em uma única plataforma. Você pode trabalhar o SEO, monitorar a concorrência, ajustar campanhas pagas e criar estratégias de conteúdo sem precisar alternar entre várias ferramentas.
Apesar de ser uma ferramenta robusta, a interface é intuitiva. Mesmo que você não seja um expert em SEO, vai conseguir navegar e encontrar as informações que precisa.
Foto: RamperMarketing
Ramper Marketing
O Ramper Marketing é uma ferramenta indicada, sobretudo, para aumentar o seu tráfego orgânico. Ele é ideal para empresas que querem ir além das estratégias tradicionais e adotar uma abordagem mais automatizada e eficaz para gerar leads e gerenciar campanhas. Com o Ramper, você consegue:
- Automação de e-mail: é possível criar sequências de e-mails que são enviadas automaticamente com base no comportamento do usuário, o que permite manter um relacionamento com os leads sem precisar enviar manualmente cada mensagem.
- Prospecção automatizada: a plataforma oferece ferramentas para encontrar contatos, personalizar mensagens e agendar envios.
- Segmentação de Leads: permite criar listas com base em critérios específicos e direcionar campanhas para grupos que têm maior potencial de conversão.
- Análise e relatórios: possibilita acompanhar métricas como taxas de abertura, cliques e respostas, além de gerar relatórios para avaliar o sucesso das estratégias e fazer ajustes quando necessário.
O diferencial do Ramper é a capacidade de automatizar o processo de prospecção, o que economiza tempo e recursos, permitindo que você se concentre em outras áreas do seu negócio. Mesmo com todas as funcionalidades avançadas, a plataforma é fácil de usar.
Palavras mais pesquisadas no Google Brasil
Do esporte à política, passando pelos principais acontecimentos no país, veja quais foram os termos procurados que estiveram em alta no Brasil em 2024, conforme informações do Google:
- Eurocopa
- Copa América
- Sílvio Santos
- Olimpíadas
- Copa do Brasil
- Eleições 2024
- Inundações no Rio Grande do Sul
- Divertida Mente 2
- TSE
- Seleção argentina de futebol
Ainda de acordo com o Google, os acontecimentos que causaram mais interesse de pesquisa entre os brasileiros em 2024 foram:
- Olimpíadas
- Eleições 2024
- Inundações no Rio Grande do Sul
- Jogos Paralímpicos
- Furacão Milton
- Eleições nos EUA
- Concurso Nacional Unificado
- Onda de calor excessivo
- Queda do avião em vinhedo
- Helicóptero desaparecido em São Paulo
Perguntas mais pesquisadas no Google Brasil
As ferramentas de busca também são usadas para quem procura por respostas para questões específicas. A seguir, veja quais foram as perguntas mais pesquisadas no Google pelos brasileiros em 2024:
Como fazer…
- Como fazer uma mochila maluca?
- Como fazer a média do Enem?
- Como fazer figurinha no Iphone?
- Como fazer para justificar o voto?
- Como fazer prova do laço?
- Como fazer sangue artificial?
- Como fazer empréstimo do Bolsa Família?
- Como fazer pegadas de coelho no chão?
- Como fazer Imposto de Renda?
- Como fazer título de eleitor on-line?
O que é?
- O que é mpbox?
- O que é politraumatismo?
- O que é escala 6×1?
- O que é calabreso?
- O que é cetamina?
- O que é casca de bala?
- O que é H1N1?
- O que é suplente de vereador?
- O que é agamia?
- O que é racismo estrutural?
Por que?
- Por que Wanessa Camargo saiu do BBB?
- Por que Deolane foi presa?
- Por que Eliana vai sair do SBT?
- Por que não pode comer carne na Sexta-feira Santa?
- Por que o Rio Grande do Sul inundou?
- Por que o Oceano Atlântico e Pacífico não se misturam?
- Por que Gusttavo Lima está sendo investigado?
- Por que o sol está vermelho?
- Por que Irã atacou Israel?
- Por que o X foi banido do Brasil?
Por que usar as palavras-chave mais pesquisadas no Google?
As palavras mais pesquisadas no Google são o principal caminho para entender o que o seu público realmente está buscando e, ao integrá-las de forma estratégica, você pode aumentar a relevância do conteúdo.
Ao usar as palavras mais pesquisadas no Google, há mais chances de atrair tráfego qualificado. Quando você utiliza termos que estão em alta nas buscas, o conteúdo é melhor posicionado nos resultados de pesquisa, o que contribui para atrair visitantes que estão realmente interessados no que você oferece.
As palavras-chave são fundamentais para o SEO. Incorporá-las estrategicamente em páginas, posts e títulos melhora o ranqueamento do site ou blog nos motores de busca.
Os termos mais pesquisados também possibilitam entender as tendências e o comportamento do consumidor. Essas informações auxiliam no ajuste de ajustar estratégias e atendimento às demandas do mercado. E se você investe em campanhas pagas, como o Google Ads, usar essas palavras-chave é uma forma de otimizar os anúncios.
Conheça a Experta!
Agora você já sabe como as palavras-chaves mais pesquisadas no Google podem ajudar no ranqueamento do seu site ou blog, que tal começar esse trabalho na prática?
A Experta é referência no mercado de SEO e backlinks por conta dos serviços de destaque, ranqueamento e conversão. Nossa equipe está pronta para impulsionar o tráfego orgânico e qualificado do seu site ou blog.
Conheça o nosso trabalho e tenha serviços de uma agência de link building a sua disposição para assegurar a visibilidade da sua marca no ambiente digital.