Vantagens de contar com uma agência de link building (e bons profissionais de marketing digital)

Para que uma estratégia dê bons resultados, quanto mais especializado e experiência estiver envolvida no trabalho, melhor! Conheça as vantagens de contar com uma agência de link building (e bons profissionais de marketing digital).

Quando você faz uma busca no Google, costuma clicar apenas em sites exibidos na primeira página? Se respondeu sim, saiba você que não está só: um estudo da Backlinko afirma que apenas 0,78% dos usuários do Google clicam em resultados da 2ª página.

Portanto, é natural que as marcas desejem estar nas primeiras posições da SERP – página de resultados das buscas do Google –  e invistam em SEO, a ferramenta que permite atingir esse objetivo.

Antes de começar, você pode estar se perguntando:

O que é link building?

Link building nada mais do que uma estratégia que tem o objetivo de conquistar links de outros sites, os chamado backlinks. Um bom estrategista de link building ou link builder irá focar em ações de promoção que visam links de qualidade e confiáveis. E não é à toa.

Em 2016 o Google afirmou que que os backlinks são um dos principais fatores que leva em consideração para classificar os sites. Esse dado, aliado à crescente digitalização faz com que o trabalho de link building – ou construção de links – ganhe cada vez mais popularidade.

Uma rápida pesquisa no Google permite encontrar uma grande diversidade de empresas e profissionais que oferecem o serviço. Muitas marcas, porém, por não ter conhecimento aprofundado sobre a metodologia, acabam caindo em “ciladas”, optando por trabalhos pautados apenas em preço e com baixa qualidade. Isso quando não recorrem a uma solução caseira e decidem implementar uma estratégia de backlinks por conta própria.

Vale lembrar que estamos falando de um trabalho altamente especializado e que se realizado de forma equivocada, pode ocasionar consequências negativas, como piora no ranqueamento e até punições por parte do Google.

Neste post você entenderá melhor:

  • a importância de uma estratégia de backlinks
  • o que deve levar em consideração na hora de contratar o serviço
  • porque é essencial contar com profissionais especializados nessa empreitada

Vamos lá?

A importância dos backlinks

vetor de uma lupa em uma página de um site
fonte: freepik.com

 Antes de mais nada, é preciso que você entenda que backlinks são links que partem de uma página de um site para outro. Se alguém inserir um link para o seu site, você terá um backlink. Se você enviar um link para um site qualquer, ele terá um backlink seu.

O Google costuma valorizar bastante os backlinks por enxergá-los como votos de confiança. De acordo com estudo do software de SEO Ahrefs, quanto mais backlinks uma página tem, mais tráfego orgânico recebe do Google.

Portanto, para que o mecanismo de busca “confie” em seu site o suficiente para classificá-lo nas primeiras páginas dos resultados de pesquisa (SERPs), é preciso que ele seja referenciado por outros sites. Porém, é preciso que você entenda que quando falamos em outros sites, não falamos de quaisquer sites, mas de sites com boas métricas de autoridade e tráfego real.

Já falamos por aqui sobre o que são métricas de autoridade. Para ler sobre, clique aqui.

Black Hat: estratégias que devem ser evitadas no Link Building

ilustração de uma página com sinal vermelho de proibido
fonte: freepik.com

Como dissemos no início desse post, conseguir backlinks de sites de qualidade apontando para o seu site não é uma tarefa fácil. Atalhos, muitas vezes, são rápidos e baratos, mas os resultados podem ser bastante prejudiciais.

É necessário destacar que nem todos os backlinks são iguais. A Internet está repleta de tutoriais e guias de SEO para produtores de conteúdo contendo “fórmulas mágicas”, que prometem te levar ao topo das buscas do Google “sem esforço”.

A verdade é que estes materiais, muitas vezes, promovem táticas que vão de encontro às diretrizes do Google, incentivando o chamado SEO Black Hat, que pode provocar a penalização do seu site.

O SEO Black Hat compreende práticas de manipulação, que incluem:

  • uso de redes de sites que alimentam-se mutuamente com links
  • inserção de links em comentários de sites ou blogs de forma automática e em grande escala
  • compra de links e/ou links inseridos em conteúdos sem contexto

Os algoritmos do Google mudam, o que faz do SEO algo dinâmico. Portanto, se no passado essas técnicas fizeram sentido, hoje elas não só não funcionam como já são identificadas pelo Google como prejudiciais.

Nós sempre insistimos na importância do relacionamento com os veículos digitais. Afinal, link building não é sobre distribuir conteúdos aleatoriamente. Implica em saber onde publicar e como publicar. Durante o processo, são analisadas as métricas dos sites parceiros, que devem ser boas para que o backlink seja, efetivamente, de qualidade.

Essas métricas são responsáveis por determinar o nível de relevância do seu site para os mecanismos de busca e a sua classificação de acordo com o algoritmo do Google. A autoridade de página (PA) do software Moz, por exemplo, leva em consideração o portfólio de links apontados para uma página do seu site, enquanto a autoridade de domínio ou Domain Authority (DA) é a variável que avalia o seu site como um todo. Essa métrica é pontuada de 1 a 100. Quanto maior a pontuação, maior a autoridade do site.

Estratégias Black Hat costumam não levar em conta a qualidade dos sites, mas a quantidade.

Por que diversificar os domínios de referência

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fonte: freepik.com

Domínios de referência são os sites que enviam pelo menos um link para o seu site. Assim, se o seu endereço conta com 100 backlinks partindo de 50 sites diferentes, você tem 50 domínios de referência.

O tráfego de referência demonstra por quais sites os visitantes chegam ao seu conteúdo. Esse indicador pode ser visto como uma recomendação de terceiros, e esse tipo de acesso conta muito no ranqueamento de uma empresa ou negócio no Google. Quanto mais sites diferentes são utilizados na sua estratégia, mais domínios de referência você terá.

Já falamos que não há benefícios em publicar em qualquer site aleatoriamente (pelo contrário) e também recorrer sempre aos  mesmos veículos não é algo positivo. Para esse fim, o relacionamento conta muito e a diversidade de blogs, sites e portais de notícias podem ser usados a seu favor para criar um bom perfil de links. Uma estratégia arrojada de link building vai levar em conta  esse aspecto, trabalhando para melhorar o seu tráfego de referência.

Textos âncora são importantes para a estratégia de Link Building

texto âncora
fonte: freepik.com

Lembra-se de que dissemos que o Link Building é uma estratégia sofisticada de SEO? Além de tudo que já citamos, ainda há um cuidado em relação ao termo que carrega o link, o texto âncora.

O Google usa os termos contidos no texto âncora para compreender melhor quais palavras-chave da página referenciada deve ser classificada. Porém, após a atualização do algoritmo Penguin, o motor de busca passou a dar ainda mais peso ao âncora e enxergar o uso massivo de palavras-chave exatas como algo negativo.

Se  você recebe muitos links com o mesmo texto âncora, eles podem parecer suspeitos para o Google, como um sinal de que os links não foram obtidos organicamente. Deste modo, é desejável que os links contenham uma variação natural, o que ainda contribui para que a leitura fique mais fluida.

Vamos dar um exemplo para que fique mais claro. Suponhamos que você tenha uma agência de viagens e, após uma pesquisa de palavras-chave, chegou à conclusão de que deve trabalhar a palavra-chave “passagens de avião”. Esse é o termo exato. Variações para ele poderiam ser “passagens de avião baratas”, “passagens de avião na promoção” ou apenas “passagens”, por exemplo.

A análise de texto âncora, portanto, é uma das etapas importantes do processo de Link Building e certamente fará parte do serviço prestado por uma agência especializada.

Atenção: SEO é investimento de médio a longo prazo

vetor de uma barra de busca com uma lupa
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Diferente dos métodos tradicionais de mídia paga, o investimento em link building traz resultados consistentes e isso demanda tempo.

Quando você opta pelo Google Ads, geralmente escolhe um período determinado para aumentar temporariamente a sua visibilidade. Assim que seus recursos expiram, você “desaparece” dos anúncios do Google e consequentemente, da visão dos seus clientes. Os backlinks geram melhora de posicionamento orgânico, ou seja, permanentes, obtidos sem necessidade de pagar anúncios.

Ou seja, se alguma empresa ou profissional que trabalha com backlinks prometer resultados rápidos, desconfie.

Conclusão

O trabalho de link building permite construir uma estrutura sólida que poderá sobreviver ao teste do tempo, porém, os resultados vêm em médio ou longo prazo. Não se esqueça de que você estará trabalhando com uma ferramenta cujos efeitos refletirão no seu ranqueamento no Google. Pegar atalhos ou embarcar em uma empreitada conduzida por quem não sabe o que está fazendo pode ser um verdadeiro tiro no pé.

Uma estratégia de link building mal executada pode resultar em punições. As consequências variam da perda de classificação nos mecanismos de pesquisa até a desindexação do seu site pelo o Google, o que significa que ele não aparecerá nos resultados de busca. Certamente este é o pior cenário possível para quem precisa da Internet para oferecer seu produto ou serviço. E revertê-lo custa tempo e dinheiro. A chave para evitar essas consequências é uma só: saber o que se está fazendo.

Ao trabalhar com uma agência especializada em backlinks, com profissionais que são capazes de maximizar as táticas de SEO (Search Engine Optimization), certamente seus resultados serão  melhores e mais seguros a longo prazo.

Se você tiver interesse nas melhores práticas atuais, confira  o nosso Guia de SEO para jornalistas e produtores de conteúdo. Ele traz os principais pontos de atenção para quem trabalha com conteúdo digital e você pode acessá-lo gratuitamente.

baixar guia SEO

Lembre-se: ao recorrer a uma agência de link building, você estará cuidando não apenas do seu marketing digital, mas da saúde do seu negócio.

Produtora de conteúdo, formada em Marketing com ênfase em digital e negócios. Colaboradora da Experta Media, fundadora da Red Dot Content, entusiasta do mundo de SEO e grande consumidora de conteúdos, notícias, tendências e cultura pop. https://www.linkedin.com/in/natashascaminha/
Publicado em 2 de julho de 2020 | Atualizado em 21 de junho de 2021
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