Estratégias de marketing de conteúdo: como desenvolver as melhores?

Conheça quais são as estratégias de marketing de conteúdo infalíveis para atrair mais visibilidade ao seu negócio.

Última atualização:

8 de fevereiro de 2024

Flávia Crizanto
Índice

    Você já se perguntou se produzir conteúdos é suficiente para atrair visitantes para o seu site ou blog? 

    É claro que, se você está na internet, tem que entregar algum conteúdo. Mas quais são as chances de esse material não receber acessos? Isso pode acontecer! Qual é o erro nesse tipo de situação? 

    Vamos pensar: nem sempre disponibilidade é sinônimo de atratividade! Por isso, há estratégias de marketing de conteúdo, que são usadas para deixá-lo mais interessante e atrativo para o público. 

    As estratégias apontam o melhor caminho para a produção dos conteúdos como, por exemplo, quais temas podem ser explorados, como o texto deve ser estruturado, quais recursos ajudam a torná-lo mais interessante e quais os meios mais adequados para disponibilizar o material.

    Entre as estratégias de marketing de conteúdo estão as técnicas de SEO, consideradas fundamentais para quem busca visibilidade para o site ou blog.

    Neste conteúdo, vamos explicar a importância do desenvolvimento das estratégias do marketing de conteúdo, apresentar as etapas a serem seguidas para implantá-lo e mostrar como o SEO pode impulsionar os resultados. 

    Continue a leitura!

    O que são estratégias de marketing de conteúdo?

    As estratégias de marketing de conteúdo integram a etapa anterior ao processo de produção e, por isso, exigem um profundo conhecimento do público-alvo de uma marca, pois o objetivo é promover materiais que atraiam potenciais clientes. 

    As estratégias podem ser elaboradas para diferentes meios: redes sociais, sites, blogs, e-book, vídeos e outras alternativas. Mas o foco de todos os materiais deve ser na criação de conteúdo útil e de qualidade. O público deve sentir que as informações ajudaram de alguma forma, o que contribui para uma impressão positiva da empresa. 

    Dessa forma, as estratégias de conteúdo não serão, necessariamente, voltadas ao produto ou serviço de uma marca, mas terão o objetivo de conectar e engajar potenciais clientes

    Por que sua empresa precisa de estratégias de marketing de conteúdo?

    O marketing vai muito além de promover uma marca. É preciso fortalecer o seu posicionamento perante o mercado. Nesse sentido, as estratégias direcionadas ao conteúdo são um diferencial. 

    Além de marcar presença em diferentes meios e atrair os consumidores interessados no seu nicho para a página, um conteúdo bem feito pode facilitar o processo de compra, pois permite: 

    • Esclarecer dúvidas sobre o produto ou serviço; 
    • Criar senso de urgência; 
    • Proporcionar experiências;
    • Conquistar a confiança do consumidor.

    Além disso, uma grande vantagem é a redução do CAC (custo por aquisição de clientes), já que as estratégias de conteúdo são direcionadas para a atração de leads. Dessa forma, além de ser benéfico para o fortalecimento da marca, o marketing de conteúdo evita que uma empresa fique refém da prospecção ativa.

    A seguir, confira o que as estratégias podem fazer pela sua empresa.

    Captar leads de qualidade

    Com o uso de uma estratégia de marketing de conteúdo, é possível conhecer as pessoas interessadas em seu produto ou serviço. Isso acontece porque são feitas análises sobre como os leitores interagem com os conteúdos. Ele quer tirar dúvidas? Ele quer as possíveis soluções? Ou ele já quer falar com um especialista para saber mais?

    Assim, a produção pode se tornar direcionada, oferecendo o que um potencial cliente precisa, na hora certa. 

    Por isso, um lead que chega por meio de um conteúdo específico é muito mais qualificado do que um que descobre a empresa aleatoriamente na internet. Captar leads de qualidade aumenta, e muito, a chance de conversão.

    Gerar tráfego para o site da sua empresa

    Ter um site na internet é a porta de entrada para as pessoas conhecerem a sua empresa, porém, é preciso garantir que a página seja encontrada. 

    Só ter um site, sem alimentá-lo com conteúdos de qualidade, não adianta! Você precisa se destacar em meio às tantas opções disponíveis na internet.

    O marketing de conteúdo é um dos responsáveis por estimular o tráfego orgânico, pois permite criar conteúdos direcionados, que atraem novas visitas ao perfil. 

    Quando as estratégias de SEO são aplicadas nos conteúdos de um site, o resultado de visualizações pode ser ainda mais significativo, já que aumentam as chances de aparecer nos primeiros lugares do Google

    Melhorar a reputação da sua marca

    Uma empresa que apresenta uma boa estrutura de conteúdos, tem um perfil trabalhado nas redes sociais e oferece qualidade nos serviços, certamente, irá causar uma boa impressão nas pessoas. 

    Isso é um ponto essencial para construir uma reputação positiva, por isso, é tão importante ter cuidado com os conteúdos produzidos. Elaborar materiais que ajudam os clientes é uma ótima forma de estreitar laços e estabelecer uma relação de confiança. 

    As estratégias de marketing de conteúdo nada mais são do que uma das formas que a empresa tem de se comunicar com o seu público.

    Quais as etapas das estratégias de marketing de conteúdo?

    Para implementar estratégias de marketing de conteúdo, é necessário seguir algumas etapas. O trabalho deve ser orientado a partir de uma determinada meta, que ajudará estabelecer os formatos, os meios e as plataformas apropriadas para a produção do conteúdo. Normalmente, o momento compreende os seguintes passos: 

    Planejamento

    É o norte de toda a estratégia. Na etapa de planejamento, são feitas análises e pesquisas. É o momento para o estudo de personas, que consiste na investigação do perfil do público que interage com a empresa a fim de assegurar a entrega de conteúdos que despertam seus interesses. O planejamento inclui:

    A pesquisa de palavra-chave auxilia a encontrar o termo principal que você irá utilizar para

    criar a sua pauta. De preferência, escolha uma keyword com grande volume de buscas e baixa dificuldade de ranqueamento (isso pode ser visto em ferramentas de SEO, como Semrush e Ahrefs).

    Através disso, é possível identificar os concorrentes que já ranqueiam para esse termo e analisar seus respectivos textos. Analise a quantidade de palavras, tópicos abordados, recursos audiovisuais utilizados, entre outros aspectos.

    Na hora de criar seu texto, é preciso levar tudo isso em consideração, além de saber o que o mercado está falando sobre esse assunto e estar sempre atualizando os conteúdos; saber segmentar a linguagem para cada etapa da jornada de compra; e adaptar o texto para cada canal de divulgação.

    Todos os processos auxiliam na segmentação do conteúdo, tornando-o mais competitivo. Entender as etapas do funil de vendas é extremamente vantajoso para o planejamento estratégico da empresa. A elaboração dos conteúdos se torna personalizada, garantindo uma produção assertiva. 

    Assim, as chances de sucesso nas estratégias de marketing conteúdo são maiores. Com o planejamento traçado, o caminho a ser seguido já está delineado, só resta colocar em prática. 

    Criação

    É o momento da produção. Com base nas estratégias, fica claro o que precisa ser feito e como. O primeiro passo é organizar os conteúdos por meio de um calendário editorial, que traz a visão geral dos materiais e define datas de publicação, evidenciando o que precisa ser priorizado. 

    Portanto, aqui ocorre a demanda de funções, incluindo a criação e edição de pauta, produção e revisão do texto, até chegar na aprovação e publicação. É a hora de direcionar as equipes para cada área de atuação e garantir a entrega de conteúdos relevantes para atingir os objetivos pretendidos desde o início da estratégia. 

    Distribuição

    A estratégia determina qual conteúdo se aplica a cada meio de distribuição, o que pode ser: redes sociais, blogs, sites de notícia, e-mail marketing, anúncios, entre outros. 

    A distribuição é o processo prático da estratégia de marketing de conteúdo. Por isso, deve ser bem executada para não prejudicar toda a produção: os conteúdos precisam chegar ao público. Esta etapa é responsável por ampliar o alcance de uma marca e estreitar a relação com a audiência. 

    Avaliação dos resultados

    É fundamental averiguar os resultados da estratégia, monitorar os números e as metas para saber se as estratégias apresentam um bom desempenho. 

    Esta etapa não é importante apenas para colher os resultados positivos, mas também para incrementar melhorias nas estratégias. Qual conteúdo recebe mais visitas ou cliques? Quais assuntos foram mais compartilhados?

    No marketing de conteúdo, podem ocorrer mudanças recorrentes, sendo indispensável o monitoramento constante e a atualização dos conteúdos já produzidos (outro fator que o Google leva em consideração na classificação de sites).

    Estratégias de marketing de conteúdo X publicidade

    Até aqui, foi possível perceber que o marketing de conteúdo desempenha um papel essencial nas vendas. Mas qual é a diferença dele para as campanhas de publicidade? 

    A publicidade também é voltada para as vendas. No entanto, possui objetivos bem mais específicos do que o marketing de conteúdo. Veja o exemplo a seguir:

    Se uma empresa de roupas quer lançar uma nova coleção de blusas estampadas, o marketing de conteúdo será responsável por trazer o assunto à tona. Isso é feito por meio da produção de materiais sobre tendências, combinações possíveis e lugares ideais para usar blusas estampadas. Por outro lado, a campanha de publicidade será direcionada especificamente para a divulgação dos novos produtos. 

    Portanto, o marketing de conteúdo serve para aumentar a visibilidade e a presença de uma marca, oferecendo conteúdos úteis que podem estimular a compra dos produtos e engajar o público.

    A publicidade pode se tornar mais certeira a partir dos dados coletados nas estratégias de marketing de conteúdo. Identificar como o público interage com um determinado produto ou serviço traz melhorias às campanhas e, até mesmo, aos próprios produtos. 

    Assim, apesar de atuarem de maneiras diferentes, o marketing de conteúdo e a publicidade estão interligados, e juntos podem impactar significativamente o seu negócio.

    Como criar estratégias de conteúdo para funil de vendas?

    O funil de vendas expressa um conceito que já é usado há muito tempo no marketing: o processo de tomada de decisão pela compra. 

    Ele serve como uma ilustração do processo: o recebimento de um grande volume na base e a redução dessa quantidade ao final. Na venda de um produto ou serviço, isso também acontece. Pois, nem todo mundo que demonstra um interesse inicial vai chegar, de fato, a se tornar um cliente. 

    Por isso, é importante entender em que etapa do funil está um potencial cliente: 

    1. Na descoberta do produto ou serviço
    2. Já considerando fazer negócio
    3. Na decisão final

    Como você viu neste conteúdo, a intenção do marketing de conteúdo é atrair, portanto, a persuasão será mais eficiente se estiver de acordo com as fases do funil. 

    Logo, as estratégias de marketing conteúdo precisam promover o andamento pelas etapas do funil. Veja como criar conteúdos de acordo com cada uma delas.

    Para o topo do funil

    É a fase mais ampla e de baixa conversão. As pessoas que estão nesta etapa conhecem pouco sobre a marca, os produtos ou serviços. No entanto, podem despertar interesse à medida que têm acesso aos conteúdos atrativos. 

    É preciso trazer o possível cliente para o funil, fazer com que ele descubra o seu negócio e se familiarize. Dessa forma, os conteúdos precisam ter qualidade e trazer informações pertinentes, podendo ser: 

    • Blog post
    • E-book
    • Vídeos
    • Podcast

    Para o meio do funil

    É a etapa da consideração. Aqui, as pessoas já sabem o que estão procurando e querem encontrar soluções

    Dessa forma, os conteúdos precisam mostrar que o produto ou serviço da empresa pode ser útil. É preciso trabalhar o convencimento, mas de maneira honesta

    Também é o momento de apresentar algumas “barreiras” para o acessos a alguns conteúdos, como o preenchimento de formulário, por exemplo. Assim, os leads serão mais qualificados. Por isso, a aposta pode ser por materiais ricos, como: 

    • Blog post que apresenta soluções
    • E-books que tiram dúvidas
    • Guias que aprofundam assuntos
    • Webinars

    Para o fundo do funil

    Os conteúdos de fundo de funil são direcionados, pois querem conquistar a conversão. Afinal, é a hora da tomada de decisão pela compra. 

    Assim, os materiais precisam ser focados nos produtos, serviços e na empresa. É o momento de conquistar a confiança. Podem ser feitos:

    • Cases de sucesso de clientes
    • Webinars sobre determinado produto
    • Landing page com ofertas especiais
    • Promoções e descontos

    Confira o exemplo de um mesmo tema feito para cada etapa do funil de vendas:

    exemplo de funil de vendas nas estratégias de marketing de conteúdo
    Neste exemplo, trazemos as diferentes abordagens de um mesmo tema para cada etapa do funil de vendas.

    Os queridinhos da estratégia de conteúdo para gerar engajamento

    Agora, é a hora de conhecer quais recursos podem ser utilizados nos conteúdos para torná-los mais atrativos ao público-alvo. Confira:

    Imagens – as melhores legendas

    Quem nunca ouviu que uma imagem vale mais do que mil palavras? Pois é, nas estratégias de marketing de conteúdo, elas são ouro. 

    Embora o texto seja o foco da informação, as imagens trazem uma “quebra”, evitando que ele fique cansativo, ao complementá-lo visualmente. 

    As imagens garantem melhor legibilidade ao texto. E, por isso, é preciso caprichar nas escolhas e legendas. Oferecer descrições das imagens, além de permitir uma melhor classificação do site nos mecanismos de busca, proporciona uma boa experiência do usuário com o conteúdo.

    INFOGRÁFICOS

    Têm a capacidade de apresentar informações de qualidade de uma forma muito mais atrativa e visual. 

    A combinação entre texto, imagens e elementos visuais é essencial para transmitir as informações de forma clara. Por isso, os infográficos fazem tanto sucesso quanto a compressão de um conteúdo

    Por meio do infográfico é possível condensar as informações e criar a trajetória de uma história, dados estatísticos e conteúdos de passo a passo. Outro aspecto positivo do recurso é ser altamente compartilhável.

    VÍDEOS

    Os vídeos são ótimas fontes de conteúdo, pois são mais dinâmicos. Nos primeiros segundos, é importante prender a atenção do espectador, depois disso, as informações são passadas de forma rápida e assertiva. 

    FOTOS

    As fotos humanizam os conteúdos. Se o texto descreve algo ou alguém, a foto o apresenta visualmente. É preciso dar uma “cara” a todo e qualquer conteúdo, e as fotos desempenham esse papel.

    Guias e listas

    Os dois formatos de conteúdo são capazes de hierarquizar melhor as informações, trazendo mais objetividade. 

    O guia é capaz de resolver um problema em poucos passos, reunindo as principais informações em poucas linhas de texto. Já as listas dividem o conteúdo em tópicos, direcionando a leitura. 

    Quanto mais os conteúdos trouxerem respostas de forma rápida e prática, maiores as chances de engajamento

    Conteúdos interativos

    Proporcionar interatividade é uma forma de despertar a curiosidade. Os conteúdos interativos influenciam na experiência do usuário, com potencial de elevar o alcance das informações. Alguns exemplos podem ser: 

    • Quiz
    • Landing page
    • Mapa interativo
    • Calculadoras
    • Testes do serviço

    SEO e estratégias de marketing de conteúdo

    Só qualidade não garante que um conteúdo seja encontrado. Ainda mais pela enorme quantidade de materiais disponíveis na internet. Se você está pensando em como se destacar, é preciso conhecer as técnicas de SEO

    A otimização para mecanismos de busca (SEO) compreende uma série de normas que auxiliam os buscadores, como Google e Bing, a encontrarem sua página na internet. 

    Normalmente, se uma pessoa tem uma dúvida, ela faz uma pesquisa na internet em busca de respostas. Agora pense, se o seu conteúdo for um dos primeiros resultados a aparecer, a chance de ter um novo visitante na sua página é maior. 

    Por isso, a combinação entre o marketing de conteúdo e o SEO precisa ser prioridade para quem quer conquistar o topo nas buscas e aumentar o tráfego orgânico

    Assim, ao investir em estratégias de marketing de conteúdo, é fundamental pensar na integração com as estratégias de SEO, pois sem elas, dificilmente, os resultados serão alcançados.

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