Desafios do marketing de busca para pequenas empresas

Saiba como o marketing de busca pode ajudar pequenos negócios a alcançar o topo nos buscadores on-line.

Última atualização:

8 de janeiro de 2024

Flávia Crizanto
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    Flávia Crizanto
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    Se você tem uma pequena empresa e deseja conquistar maior visibilidade na internet, está na hora de descobrir como as práticas de Search Engine Optimization (SEO) podem contribuir para o seu negócio.

    Dentro do rol de estratégias de SEO, o link building é um dos recursos mais eficientes para melhorar o ranqueamento de um site no Google e em outros mecanismos de pesquisa. 

    Para tratar desse tema e esclarecer os benefícios do SEO na prática, a fundadora da Experta, Flávia Crizanto, conversou com a CEO da escola de inglês Ruby Academy, Roberta Falcão, em uma live no Instagram, sobre como as técnicas trouxeram resultados para o seu negócio. 

    Acompanhe a leitura até o final e entenda como lidar com os desafios do marketing de busca para pequenas empresas.

    Boa leitura! 

    Como investir no próprio site?

    Você sabe o que as estratégias de SEO podem fazer pelo seu negócio?

    Se você está presente no ambiente digital e precisa vender pela internet, é importante aparecer nas pesquisas dos buscadores. Mas como fazer isso?

    Por meio das práticas de SEO, é possível otimizar o site ou blog para conectar a sua marca com aquilo que o consumidor busca.  

    O Google é o principal mecanismo usado no momento de dúvida ou de procura por produtos e serviços. 

    Segundo o estudo State of Search Brazil, realizado pela agência de SEO Hedgehog Digital em parceria com a Opinion Box, 90% da jornada de compra do consumidor passa pelo Google. 

    Portanto, é necessário ter um site que performa. Isso significa que o domínio vai ser visto para termos que o consumidor pesquisa na internet, o que aumenta as chances de conversão.

    Para começar a investir no site, um dos primeiros passos é conhecer o seu negócio. Dessa maneira, é possível entender onde estão os seus clientes e trabalhar com assertividade para alcançá-los e atendê-los

    Durante a live realizada pela Experta, Roberta Falcão contou como observou as mudanças, ao longo dos últimos anos, em relação à importância da presença virtual. “Há um tempo era preciso ter um espaço físico, fazer propaganda em rádio, TV, outdoors”, relembra. “Hoje, para que uma empresa exista, ela precisa ter um site. Ele é o próprio estabelecimento comercial.”

    Flávia Crizanto explicou que o site, quando bem otimizado, não tem o objetivo de ser um panfleto, ou seja, ser visto apenas quando entregue nas mãos de determinados consumidores. Ele é encontrado pelo consumidor numa jornada de busca com potencial para resultar em venda

    Site ou mídia social?

    Os dois recursos podem ser usados para o crescimento do negócio. Mas também é preciso ter conhecimento sobre a atividade para saber qual nicho será trabalhado.

    Ao longo dos estudos por conta própria e do contato que passou a ter com as soluções trabalhadas pela Experta, Roberta Falcão percebeu que “a chancela de qualidade para um site é a autoridade que ele tem no ambiente digital”, seja pelo ranqueamento no Google ou pela presença em redes sociais, como Instagram e LinkedIn.

    Assim, a escolha sobre quais estratégias de SEO utilizar deve acompanhar a maturidade do negócio. À medida que o site conquista autoridade, o seu potencial para se posicionar com mais palavras-chave e, consequentemente, atrair clientes aumenta.

    Além disso, como não é apenas de algoritmos e palavras-chave que vive o SEO, antes de iniciar qualquer estratégia, é necessário compreender as complexidades e especificidades do público-alvo

    Criar uma buyer persona ou fazer pesquisas de mercado são práticas imperativas. Assim, é possível entender onde o público está, qual conteúdo eles mais consomem e direcionar as estratégias de forma efetiva.

    O Instagram, por exemplo, é o foco de muitas marcas de moda, enquanto o TikTok surgiu como uma forte plataforma para atrair a atenção do cliente. Dessa maneira, é crucial decifrar não somente as redes sociais preferidas, mas também o tipo de material e de conteúdo que ressoa com o usuário.

    A inovação na escolha de canais se mostra fundamental à medida que grandes e pequenas marcas exploram o potencial do TikTok para divulgação, por exemplo. Esta rede social acaba servindo de vitrine para alguns negócios, que, ao participar de trends ou ter conteúdos viralizados, conquistam visibilidade e novos leads qualificados.

    Entender as nuances das pesquisas feitas no Google também é importante para que uma marca se posicione de maneira eficaz.

    O que é marketing de busca?

    O Search Engine Marketing (SEM), também conhecido como marketing de busca, pode ser compreendido como um conjunto de técnicas para colocar as páginas de um site em destaque nos resultados de pesquisa dos buscadores. 

    O conceito é tão relevante para o marketing digital que pode ser considerado como uma das principais estratégias para uma organização divulgar seus produtos ou serviços. Vamos entender as razões dessa relevância?

    Vimos, até agora, que o objetivo central é alcançar maior visibilidade nos portais de busca, certo? 

    Pois bem, a conquista de espaço virtual pode desencadear um grande volume de acessos ao site da marca. Junto a isso, cresce o tráfego qualificado, que conta com um potencial elevado de conversão.

    Para se ter uma ideia, segundo pesquisa da Sistrix, o primeiro resultado orgânico da pesquisa no Google tem uma taxa média de cliques de 28,5%. Foram analisadas mais de 80 milhões de palavras-chave, bem como bilhões de resultados de busca para compreender como os usuários se envolvem com SERPs.

    De acordo com o levantamento, os cliques caem drasticamente depois da primeira posição, com o segundo e o terceiro lugar tendo uma taxa de 15% e 11% de cliques, respectivamente.

    Não é surpresa, portanto, que a décima posição no Google conta com uma taxa de cliques de apenas 2,5%, conforme o estudo, não é mesmo?

    Quando uma pessoa pesquisa algum assunto na internet, ela se depara com duas categorias de resultados: os orgânicos e os links patrocinados. A seguir, detalharemos as duas estratégias.

    Para aumentar a visibilidade na internet, podem ser usadas diferentes ferramentas e técnicas, como:

    SEO on-page

    Consiste na otimização das páginas internas do site. Para isso, são analisados aspectos como:

    • Arquitetura do site
    • Links internos
    • Conteúdo útil 
    • Uso adequado de palavras-chave
    • Otimização de URLs e imagens
    • Design responsivo

    SEO off-page

    Compreende o trabalho de otimização para um site, realizado fora da página. Entre as estratégias que podem ser usadas estão:

    • Link building: tem o objetivo de conquistar backlinks de qualidade para o site a partir de menções feitas por outras páginas relevantes.
    • Digital PR: trabalho de assessoria de imprensa digital que busca fortalecer a marca por meio do reconhecimento como autoridade em determinado assunto.
    • Social Media Optimization (SMO): reúne técnicas de otimização para mídias sociais.

    Anúncios

    Estratégia de tráfego pago realizada por meio de ferramentas, como:

    • Google Ads: é a plataforma mais usada para campanhas de marketing de busca. Permite que o usuário elabore anúncios a partir de palavras-chave e segmente o público-alvo conforme critérios comportamentais, geográficos e demográficos.
    • Bing Ads: serviço que permite veicular anúncios no buscador Bing.
    • Yahoo Advertising: assim como os anteriores, é o serviço de publicidade do Yahoo.
    • Ferramentas para a comparação de preços: para quem trabalha com e-commerce, recursos que comparam e buscam preços, como o Buscapé, o Google Shopping e o Shopping UOL, também podem ser incluídos na categoria de ferramentas para as quais o SEM pode atuar. 

    Assim, o marketing de busca conta com as duas subdivisões: o tráfego orgânico e o pago. Se você tem um negócio on-line ou trabalha com marketing digital, é essencial entender a diferença entre elas, já que são essenciais para ganhar visibilidade, impulsionar as vendas e alcançar os resultados almejados.

    Resultados orgânicos

    Como vimos até aqui, se você quer sair na frente da concorrência, se destacando no mercado, é preciso incluir técnicas de SEO nas suas estratégias de negócios e marketing digital. 

    É justamente para a categoria dos resultados orgânicos que as práticas de SEO trabalham. Os resultados, chamados também de busca orgânica, consistem nos links e nas páginas que são exibidas de maneira “natural” nos mecanismos de pesquisa.

    Para chegar que os resultados sejam exibidos aos usuários, os buscadores consideram diversos fatores, como:

    • Qualidade e originalidade do conteúdo
    • Links externos e internos
    • Densidade de palavras-chave
    • Autoridade do domínio 
    • Otimização de imagens

    As estratégias de SEO são aplicadas com o intuito de melhorar o ranqueamento nos mecanismos de busca e aumentar o tráfego orgânico

    Os atributos podem variar, mas é sempre bom manter a atenção voltada para aspectos como a relevância do conteúdo do seu site, a autoridade de seu domínio e a qualidade das suas páginas.

    Os resultados orgânicos aparecem nos buscadores de forma gratuita e são alcançados no médio ou longo prazo, trazendo tráfego constante e qualificado para o site.

    Resultados pagos

    Já os resultados pagos são frutos de outra estratégia de marketing de busca, sendo chamados também de links patrocinados. Funcionam de acordo com a escolha estratégica das palavras-chave. A seleção é feita com base nas pesquisas dos usuários na internet.

    Para isso, como a própria nomenclatura já diz, é necessário investir determinada quantia para obter visibilidade nos buscadores.

    Nesta categoria, os resultados são imediatos, e os links passam a ser exibidos logo acima dos resultados da pesquisa orgânica. A exposição a curto prazo funciona independentemente de quanto tempo uma página ou site está na internet.

    Apesar de imediatos, contudo, é importante lembrar que os resultados não são duradouros. As chances do site cair nas posições ao final da campanha paga são bem grandes. Por isso, fique atento: a opção mais segura é investir no tráfego orgânico!

    Vantagens do marketing de busca

    É importante deixar claro que as práticas de SEO e links patrocinados são complementares. Nesse sentido, ambas oferecem diversos benefícios e vantagens para as empresas. 

    O ideal é que as marcas analisem os seus objetivos e as suas necessidades para determinar a abordagem mais eficiente no alcance de metas de negócios. 

    Busca orgânica é capaz de aumentar o tráfego de qualidade para o site, sem ser necessário pagar por anúncios. A dinâmica é relevante porque o tráfego natural tende a ser feito por um público com maior probabilidade de se interessar pelo serviço ou produto oferecido.

    A melhoria da visibilidade da empresa também é uma vantagem proporcionada pela otimização do SEO. A exposição nos resultados de pesquisa de forma orgânica contribui para aumentar o reconhecimento da marca.

    Já os benefícios do marketing de busca paga podem ser notados de maneira rápida. Como os anúncios aparecem nos primeiros resultados, há chances de conseguir mais cliques e conversões.

    Mas, lembre-se: essa estratégia pode funcionar para campanhas específicas, desde que seja aplicada sempre em conjunto com outros métodos de tráfego orgânico.

    Não podemos esquecer, também, que as marcas têm a opção de segmentar seus anúncios com base em palavras-chave, localização e demografia, isso auxilia no direcionamento dos anúncios para usuários mais relevantes. Acertar no público-alvo, como vimos, pode aumentar a taxa de conversão.

    Além disso, a flexibilidade de orçamento permite que as organizações ajustem o investimento de acordo com o desempenho. Isso permite regular o dinheiro utilizado em tempo real e otimizar o retorno sobre a aplicação em publicidade.

    Seja encontrado com a ajuda de quem é especialista em tráfego orgânico

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