Explicando 8 conceitos de SEO em termos comerciais

Profissionais do marketing devem ser capazes de explicar conceitos de SEO em termos comerciais para que os executivos entendam sua importância.

Publicado em: 4 de julho de 2024
Atualizado em: 4 de julho de 2024

As empresas podem facilmente negligenciar a otimização do tráfego orgânico. Isso acontece porque as partes interessadas geralmente não entendem como ele funciona ou seu impacto nas metas da empresa.

Continue lendo e saiba como traduzir os conceitos de SEO em termos comerciais para que você possa integrar a equipe de vendas e os executivos, garantindo a adesão deles aos projetos orgânicos.

Melhorando a experiência do usuário

A experiência do usuário é um dos aspectos do negócio que quase todos os líderes concordam ser muito importante. E não poderia ser diferente quando 52% dos clientes dizem que mudarão para um concorrente após uma única impressão negativa, segundo dados da Zendesk.

Mas quais fatores de SEO têm um impacto sobre ela?

1. Páginas quebradas e redirecionamentos

Páginas quebradas (como erros 404 ou 500) e a implementação de redirecionamentos geralmente são prioridades comerciais. Isso ocorre porque as partes interessadas também são usuários on-line que provavelmente se deparam com esses problemas e entendem a frustração que eles causam.

Limpar os redirecionamentos, entretanto, é outra história. Os usuários não veem a mudança, mas, como profissionais de SEO, sabemos que o excesso de redirecionamentos pode prejudicar o desempenho de um site.

Os redirecionamentos consomem o orçamento de rastreamento dos mecanismos de pesquisa, diluem a autoridade da página e afetam negativamente o desempenho da velocidade. Mas como explicar isso em termos comerciais?

Uma das maneiras mais fáceis de explicar isso é com exemplos cotidianos, com os quais as pessoas podem se identificar facilmente e provavelmente já passaram por isso.

No caso de redirecionamento 301, imagine que você tem uma lista de compras, mas quando chega ao supermercado local, descobre que a loja mudou de lugar, adicionando 20 minutos extras à sua viagem de compras. Mesmo tendo sido “redirecionado” para o novo local, você se sente frustrado com a etapa adicional. 

O mesmo acontece com os bots do Google quando encontram redirecionamentos. O excesso deles pode frustrá-los, podendo causar um impacto negativo na classificação do site. Semelhante a uma avaliação negativa de um cliente. 

Todos nós conhecemos o impacto das avaliações negativas: o próximo cliente em potencial as verá e isso poderá influenciar a decisão dele de comprar de você.

2. SEO on-page

O conceito de otimização de páginas Web para obter uma classificação mais alta e tráfego mais relevante é fundamental em SEO. Ele é muito parecido às práticas de merchandising no mundo off-line e seu objetivo é manter os usuários e os bots envolvidos com o seu conteúdo. 

Quanto maior o engajamento, menor a taxa de rejeição, o que pode melhorar suas classificações (ou pelo menos temos um forte motivo para acreditar nisso após o recente vazamento de documentação do Google).

Manter os usuários envolvidos aumenta o tempo gasto na página e a visibilidade de elementos importantes, como CTAs. 

Isso é semelhante à forma como os supermercados colocam itens essenciais, como pão, na parte de trás, para que os clientes possam ver outros produtos enquanto navegam pela loja, aumentando a visibilidade do produto.

Assim como os clientes podem acabar com uma cesta de itens não planejados em um supermercado, uma boa otimização na página pode levar ao aumento de leads mais saudável.

3. Velocidade da página

A velocidade da página é outro fator importante para SEO e para a experiência geral do usuário

Páginas lentas podem levar a taxas de rejeição mais altas, pois os usuários tendem a abandonar um site que demora muito para carregar (geralmente, mais de 3 segundos). Todos nós sabemos como é frustrante ver como as imagens carregam ou ter de esperar muito tempo para poder clicar ou rolar a página.

É o mesmo que entrar em uma cafeteria para tomar um café matinal rápido em uma rua cheia de cafeterias. Se o seu pedido demorar muito, você provavelmente irá a outro lugar na próxima vez. 

O mesmo princípio se aplica ao seu site. Assim como o serviço eficiente em uma cafeteria melhora a experiência do cliente, um site de carregamento rápido garante que os visitantes permaneçam envolvidos e tenham maior probabilidade de retornar. E os bots do Google são como clientes exigentes que não toleram um serviço lento. 

A otimização do seu site para uma boa velocidade de página pode aumentar a fidelidade de humanos e bots, o que provavelmente levará a classificações e vendas mais altas.

Saiba mais: como melhorar a velocidade do seu site com o Google PageSpeed Insights

Aprimorando a qualidade de leads e taxas de conversão

Uma boa experiência do cliente não é o único fator para ter um negócio bem-sucedido. 

É preciso garantir que você atraia os clientes certos, aqueles com maior chance de comprar de você, e que você dê a eles motivos suficientes para isso. 

Na frente on-line, você tem alguns aliados de SEO para ajudá-lo nesse esforço.

4. Meta títulos e meta descrições

Causar uma boa primeira impressão on-line é tão importante quanto em qualquer ambiente de negócios, e o meta título e a meta descrição são os principais agentes nesse caso. Eles são cruciais para a forma como os bots e os usuários percebem suas páginas da Web.

exemplo de title tag, url e meta description
Exemplo de como uma página aparece nos resultados de pesquisa do Google.

O meta título (meta title) é a primeira coisa que os usuários veem e serve como seu cartão de visita digital. Ela deve ser clara e concisa e transmitir imediatamente o valor de sua página. Já a meta descrição (meta description) é o discurso de elevador. Ela oferece um breve resumo do conteúdo que deve dar aos usuários um motivo para clicar no seu resultado. 

Assim como uma boa apresentação pode levar a compromissos comerciais, meta títulos e descrições bem elaborados aumentam as taxas de cliques e melhoram a visibilidade no Google. 

Elas também garantem que os clientes em potencial vejam o melhor do que você oferece à primeira vista, da mesma forma que uma vitrine muito bem projetada e decorada.

Meta tags otimizadas podem melhorar a taxa de conversão de leads que entram no funil de vendas, pois definem as expectativas corretas. Em alguns negócios B2C, em que as decisões de compra são mais rápidas e orientadas emocionalmente, meta títulos e descrições eficazes também podem aumentar o número de negócios fechados.

5. Pesquisa de tópicos e estratégia de conteúdo

Entender as tendências do mercado e as necessidades dos clientes é fundamental para qualquer empresa e geralmente começa com um trabalho de base profundo. 

Por exemplo, quando se planeja lançar um novo produto ou serviço, há uma fase preliminar de descoberta. Seu objetivo é esclarecer os detalhes da sua oferta e lançar algo que tenha uma boa chance de ser comprado pelos clientes. 

A mesma abordagem se aplica à sua presença on-line, mas, em vez de pesquisa de mercado, você realiza uma pesquisa de tópicos e palavras-chave antes de criar sua estratégia de conteúdo. 

Você pode criar conteúdo relevante que atenda às necessidades do público-alvo ao entender o que ele procura. 

A pesquisa eficaz de tópicos e palavras-chave melhora a qualidade do tráfego, aumenta as taxas de conversão e nutre os leads por meio do funil de vendas.

Saiba mais: como fazer uma pesquisa de palavras-chave estratégica

6. Dados estruturados

Os dados estruturados são outra ferramenta poderosa de SEO que pode melhorar a qualidade dos leads e as taxas de conversão. Esses trechos de código não são diretamente visíveis para os usuários, mas fornecem aos mecanismos de pesquisa informações claras e específicas sobre o conteúdo do seu site. Eles são como rótulos nutricionais em embalagens de alimentos.

Os dados estruturados permitem que o Google exiba resultados de pesquisa mais ricos e relevantes, incluindo featured snippets, detalhes de produtos, estrelas de avaliações e outros elementos que tornam seus resultados mais atraentes para os usuários. Isso leva a taxas de cliques mais altas e, potencialmente, a taxas de conversação mais altas.

exemplo de featured snippet na serp do google
Exemplo de como um featured snippet aparece nos resultados de pesquisa do Google.

Construindo a reputação da marca

Melhorar a qualidade dos leads e a experiência do cliente é fundamental para a sobrevivência cotidiana das empresas. Mas para preparar o terreno para o sucesso a longo prazo, você precisa investir também na construção da reputação da sua marca.

O motivo é simples: as decisões de compra de 63% dos consumidores são afetadas pela reputação da empresa, de acordo com a Qualtrics. 

7. Links internos e externos

Criar conexões exclusivas por meio de links internos e externos é essencial para o SEO de um site. A linkagem interna estrutura as informações e ajuda tanto os usuários quanto os bots do Google a navegar por elas. 

O conceito é semelhante ao das avaliações 360 graus e como elas ajudam os gerentes e a liderança da empresa a decidir quais funcionários merecem ser promovidos, pois não é possível promover todos. 

O mesmo se aplica ao Google e a outros mecanismos de pesquisa, cuja missão é organizar as informações do mundo e exibir os melhores resultados no topo. Isso não seria muito útil se aparecesse 1 trilhão de resultados na página 1. 

Os links externos, por outro lado, sinalizam a credibilidade de seu site. Eles funcionam como endossos profissionais, semelhantes a avaliações positivas de clientes ou menções na mídia que validam a estabilidade da sua empresa.

Os links externos criam uma imagem positiva, fazendo com que seu site pareça confiável, o que leva a oportunidades de crescimento, melhor reputação da marca, maior volume de negócios e um pipeline de vendas mais forte.

Saiba mais: melhore a reputação da sua marca com nosso serviço de digital PR

8. Textos âncora

Outro elemento que tem impacto sobre a confiabilidade do site são os textos âncora. Eles são as palavras clicáveis em um hiperlink e servem como um aperto de mão invisível entre o seu conteúdo e os usuários. Eles são muito semelhantes a uma boa apresentação em um evento de networking. 

Assim como um aperto de mão pode definir o tom de um relacionamento comercial, os textos âncora bem escolhidos orientam os usuários e os bots do Google a entender o contexto do conteúdo vinculado. Eles devem ser claros e descritivos para que possam garantir uma transição natural para a página linkada. 

O uso adequado de textos âncora pode aumentar a relevância de suas páginas para termos estratégicos e servir como fator de autoridade de domínio. 

Simplificando o SEO em termos comerciais

O SEO é geralmente visto como um processo misterioso feito por especialistas que falam sobre os algoritmos do Google. As partes interessadas da empresa podem vê-lo como uma caixa preta em que o dinheiro é gasto sem resultados claros. 

Explicar os conceitos de SEO em termos comerciais é fundamental para o sucesso da otimização de sites. Isso ajuda as partes interessadas a ver o impacto das estratégicas no crescimento e no sucesso, o que leva a mais apoio e recursos para os esforços de SEO.

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