WordPress SEO: como ranquear sites feitos na plataforma

Descubra como otimizar o seu site com WordPress SEO e comece agora mesmo a subir sua posição nos motores de busca.

Última atualização:

20 de março de 2024

Flávia Crizanto
Índice

    Se você já pensou em desenvolver qualquer site, provavelmente ouviu falar do WordPress. É a plataforma de gerenciamento de conteúdo escolhida por mais de 40% dos sites na internet, de acordo com dados da W3Techs. 

    E não é por acaso. Sua flexibilidade e facilidade de uso são os principais chamarizes que atraem blogueiros, empresas e sites de e-commerce. 

    Apesar disso, quando falamos em WordPress SEO, a conversa muda de tom. Afinal, garantir o destaque do seu site diante da imensidão de conteúdos disponíveis na web não é tão fácil assim. 

    A otimização para mecanismos de busca é uma técnica que exige atenção aos detalhes e um extenso conhecimento sobre como os algoritmos de busca funcionam. 

    No entanto, um bom conteúdo por si só não é o suficiente para garantir o ranqueamento no Google e outros buscadores. Na verdade, é preciso estruturar esse conteúdo levando em consideração as melhores práticas de SEO e isso envolve muitos processos. 

    Nesse momento, você deve estar pensando: “Nossa, tive todo um trabalho para criar um site profissional no Wordpress e até fiz alguns conteúdos interessantes. Agora você está me falando que isso não é o suficiente?”. 

    Infelizmente, não. Mas tenha calma! Se você já tem um site profissional e tem bons conteúdos, saiba que está um passo à frente da maioria. E esse conteúdo vai te ajudar a se destacar!

    Neste post, vamos te mostrar os principais fundamentos para que você saiba como usar as estratégias de WordPress SEO. Além disso, vamos te apresentar plugins específicos que podem ajudar a elevar a visibilidade do seu site através da otimização. 

    Continue a leitura!

    O que é WordPress?

    Lançado em 2003, o WordPress é uma ferramenta revolucionária desenvolvida por Matt Mullenweg e Mike Little. A princípio, deveria ser apenas mais uma plataforma de blogs, mas evoluiu para se tornar uma das ferramentas mais populares do mercado. 

    Não é exagero afirmar que o WordPress democratizou a publicação na web. Com sua facilidade de uso, permite que qualquer pessoa crie seu próprio site, desde entusiastas até grandes corporações. 

    Sua interface é tão simples e intuitiva que possibilita a criação de sites profissionais sem dificuldades. Inclusive, existem marcas gigantescas que usam o WordPress e você nem imagina. Confira:

    esquema de sites famosos feitos em wordpress seo
    Marcas famosas como CNN, Tha Walt Disney Company, Sony Music, The New York Times, Spotify, BBC America, Magazine Luiza e Vogue também utilizam WordPress SEO.

    Se você ainda não está impressionado com a grandiosidade dessa plataforma, veja esse dado:

    “O Wordpress está presente em 39,75% dos 10 mil primeiros sites listados pela Quantcast, que classifica os sites com maior tráfego na internet.”

    Impressionante, não é? A crescente popularidade do Wordpress sem dúvidas se deve a sua flexibilidade. Com milhares de temas e plugins disponíveis, você pode personalizar seu site para atender a qualquer necessidade ou objetivo. 

    Quer criar um fórum de discussão? Há um plugin para isso. Precisa de uma galeria de fotos elegante? Existe um tema disponível. E o melhor de tudo, muitos desses recursos são gratuitos ou têm um custo muito baixo.

    WordPress.org vs WordPress.com

    É importante destacar que ao procurar o WordPress, você pode encontrar duas versões. Mas, na verdade, a diferença entre o WordPress.org e o WordPress.com é simples!

    O WordPress.org é onde você pode baixar o software WordPress, que é um sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) de código aberto e gratuito. Por outro lado, o WordPress.com é uma plataforma de hospedagem que oferece uma versão do WordPress que já vem instalada.

    Então, se você já é um expert na criação de sites, a melhor opção é o Wordpress.org, uma vez que você terá a liberdade de personalizar completamente o seu site. Já o Wordpress.com, por ser uma solução mais limitada, é ideal para iniciantes.

    O que é WordPress SEO?

    Talvez você já tenha ouvido falar que o Wordpress é SEO-friendly, mas não entendeu exatamente o que isso significa. Então, vamos juntos desvendar esse mistério!

    A Otimização para Mecanismos de Busca ou Search Engine Optimization (SEO), é o conjunto de estratégias utilizadas para melhorar o posicionamento de um site nos resultados de busca, como no Google.

    Mas, como ele funciona na prática?

    Vamos imaginar que seu site seja uma loja em um grande shopping center. Seu conteúdo de qualidade são os seus produtos mais chamativos que irão direto para a vitrine. Mas, existe um problema nesse cenário. Sua loja está escondida no último corredor do shopping com difícil acesso. 

    É aqui que o SEO entra em cena!

    Utilizar o WordPress SEO é como colocar sinais chamativos na entrada, organizar as prateleiras de forma atrativa e garantir que os clientes (ou usuários da internet) encontrem facilmente o que estão procurando. 

    As técnicas de SEO podem ser utilizadas em diversos sistemas de gerenciamento de conteúdo, mas no WordPress existe um diferencial. Lá você vai encontrar diversas ferramentas e plugins feitos especialmente para facilitar a implementação dessa estratégia.

    Implementar o SEO em outros CMS pode ser muito técnico e difícil para iniciantes, por isso o WordPress continua sendo a escolha preferida para muitos. 

    Voltando ao exemplo do shopping, usar as ferramentas de WordPress SEO é como obter um mapa detalhado com um passo a passo didático de todas as melhorias que você precisa realizar na sua loja (site). 

    Para isso, o WordPress disponibiliza algumas ferramentas específicas, como:

    • Configuração de URL amigável: uma das características nativas do WordPress é a capacidade de gerar URLs fáceis de entender tanto para os usuários quanto para os mecanismos de busca;
    • Títulos e descrições otimizadas: é possível editar facilmente o título e a descrição de cada página ou postagem;
    • Uso de plugins SEO: existem diversos plugins de SEO disponíveis para o WordPress (que vamos discutir mais abaixo);
    • Velocidade de carregamento: são disponibilizadas várias ferramentas que ajudam a otimizar a velocidade do site, aspecto importantíssimo para o SEO.  

    Fundamentos do SEO para Wordpress

    Antes de apresentar os melhores plugins para WordPress SEO, vamos dar um passo atrás e entender os fundamentos essenciais para garantir a otimização dos sites.

    Palavras-chave

    Aposto que você já se pegou fazendo uma pesquisa de palavras-chave para o seu texto, mas nunca entendeu o sentido disso. 

    As palavras-chave ou keywords (KW) são a parte mais básica e crucial quando falamos nas técnicas de SEO. Elas são termos ou frases que os usuários digitam nos mecanismos de busca ao procurarem por informações ou serviços. 

    Vamos ser sinceros? Se você quiser encontrar a melhor massoterapeuta na sua região, você provavelmente não irá digitar “melhor massoterapeuta de São Paulo” na barra de pesquisa do Google. Na verdade, você vai escrever “massagem sp” ou “masoterapeuta perto”. 

    E não se assuste, nós realmente escrevemos "masoterapeuta" de forma errada para te mostrar que, às vezes, a palavra-chave pode estar incorreta mesmo, pois é assim que as pessoas procuram no Google. 

    Além disso, é recomendável utilizar variações de texto âncora de forma a tornar os links mais contextuais e relevantes para os visitantes do seu site!

    Mas como descobrir quais as melhores kw para o seu conteúdo? 

    Existem diversas ferramentas de SEO disponíveis, como o Google Keyword Planner, SEMrush e Ahrefs, que ajudam a identificar quais termos e frases têm um alto volume de busca e menor concorrência.

    O WordPress já oferece algumas ferramentas para auxiliar nessa pesquisa, permitindo a otimização das palavras-chave em seu conteúdo. Daqui a pouco iremos nos aprofundar nesses plugins!

    DICA EXPERTA: É importante enfatizar que o uso excessivo e não natural de palavras-chave pode ser prejudicial para o seu site. Até pouco tempo atrás, o Google utilizava uma tag de palavra-chave como um dos principais fatores de ranqueamento. Mas, devido ao exagero e a queda na qualidade dos conteúdos, isso mudou. Hoje em dia, é fundamental utilizar palavras-chave de forma orgânica e natural, evitando o preenchimento excessivo e focando na criação de conteúdo de qualidade.

    Título

    Já ouviu falar que um livro se vende pela capa? Pois é, quando falamos do título em SEO, seguimos o mesmo princípio. Assim como a capa de um livro, o título é a porta de entrada para o seu conteúdo nos resultados de busca.

    Ele deve ser atrativo, informativo e conter a palavra-chave principal, de preferência próximo ao início, para aumentar a relevância aos olhos dos mecanismos de busca. 

    Nesse conteúdo que você está lendo, por exemplo, a nossa kw é “WordPress SEO” e ela está em grande evidência no título, consegue observar?

    Um macete muito comum no SEO é adotar o formato "[Palavra-chave]: [Título]" quando ficar muito difícil. No entanto, é importante balancear a otimização para SEO com a criatividade e a atratividade do título para os leitores. 

    Experimente diferentes abordagens e encontre a que melhor se adapta ao seu conteúdo, sempre mantendo o foco na palavra-chave e na qualidade do título.

    Meta description

    Se o título é a capa do livro, a meta description é o resumo da parte de trás. Sabe aquele texto que aparece junto a cada resultado no Google? Essa é a meta description.

    print meta descrição experta
    A parte destacada em verde é a meta descrição deste conteúdo.

    Ela existe com o propósito de fornecer aos usuários uma visão mais precisa do conteúdo da página. Deve informar e interessar aos usuários, oferecendo um breve resumo do que os usuários podem esperar da página.

    Embora o Google tenha deixado claro que este não é um fator direto de ranqueamento, sugerimos não subestimar sua importância. Uma meta description bem elaborada pode influenciar significativamente a taxa de cliques (CTR) do seu conteúdo nos resultados de busca. 

    Quando bem utilizada, ela pode atrair a atenção dos usuários, aumentar o tráfego orgânico para o seu site e melhorar a experiência do usuário. Ao criar sua meta description, lembre-se de manter o texto conciso e dentro do limite de caracteres recomendado pelo Google (geralmente em torno de 155 a 160 caracteres). 

    Conteúdo otimizado 

    Garantir a otimização do conteúdo em SEO é como escrever os capítulos de um livro. Cada parte deve ser cuidadosamente elaborada e organizada para atrair e manter a atenção do leitor. Existem algumas dicas de WordPress SEO e outros sistemas que ajudam nessa otimização, veja: 

    • Headings (títulos e subtítulos): utilize corretamente as tags de cabeçalho (H1, H2, H3, etc.) para estruturar seu conteúdo de forma organizada e compreensível. Além de ajudar os mecanismos de busca a entender o contexto do conteúdo, essa prática também melhora a experiência do usuário;
    • Imagens: ao adicionar imagens ao seu conteúdo, certifique-se de otimizá-las para SEO. Use palavras-chave relevantes nos atributos "alt text" e "title" das imagens para que os mecanismos de busca possam indexá-las corretamente.
    • Legibilidade: escreva para o seu público-alvo, mantendo uma linguagem clara e acessível. Evite jargões técnicos desnecessários e divida o texto em parágrafos curtos e legíveis.
    • Linkagem Interna: faça uso eficaz de links internos para conectar seu conteúdo relacionado dentro do seu site. Dessa forma, você estará incentivando que os usuários continuem navegando pelo seu site. 

    Lembre-se de que a quantidade de palavras não deve ser o único foco ao criar conteúdo. Não adianta criar um post de 3.000 palavras que esteja só “enchendo linguiça”.

    Se você precisar complementar o conteúdo, busque mais informações relevantes, utilize mais headings (H3, por exemplo), incorpore pesquisas e estudos de caso, forneça exemplos práticos para enriquecer o entendimento do leitor. Use sua criatividade!

    DICA EXPERTA: Não se esqueça de considerar os snippets de pesquisa. Estes são os trechos de informações destacados nos resultados de pesquisa do Google.

    Slug

    O slug é uma URL legível tanto para os usuários, quanto para os mecanismos de busca. Já aconteceu de você compartilhar uma notícia com um amigo e na hora de mandar no WhatsApp aparece algo assim: 

    www.siteexemplo.com/2024/03/12/noticia_ultima_hora%20-%20confira%20agora%21%25%26%23%40%21%25%26*()=+%5E%25%23@!%25&()+noticia!%25&()=incrivel%20-%20ultimas%20descobertas%20na%20ciencia%20e%20tecnologia%21

    Esse tipo de URL é confuso, difícil de lembrar e certamente não amigável. Além de ser longa demais, a presença de caracteres especiais e porcentagens torna a URL visualmente poluída e pouco prática para uso direto.

    Agora, podemos transformar esse URL bagunçado em um slug simples e ele ficaria assim: 

    www.siteexemplo.com/noticias/ultimas-descobertas-ciencia-tecnologia

    Consegue ver a diferença? Este slug é limpo, direto e incorpora as palavras-chave essenciais de forma eficiente. Ele é fácil de ler, o que facilita o entendimento do conteúdo da página só de olhar para a URL. 

    Portanto, para criar um slug eficaz, lembre-se dessas dicas:

    • Use a palavra-chave em destaque;
    • Faça uma URL no tamanho ideal, não deve ser muito longa e nem muito curta; 
    • Evite símbolos, emojis e caracteres confusos que possam afetar a compreensão. 

    Autor

    Quem pensa que o conteúdo na internet não passa por uma verificação de autoria está completamente enganado. É fato que qualquer um pode postar conteúdos online e às vezes essa pessoa pode não ser um grande especialista naquele assunto. 

    Porém, o autor é um fator crucial para ter um bom desempenho de SEO do Google e garantir lugar nas primeiras posições nos resultados de pesquisa. Essa importância foi amplificada com a atualização EEAT do Google, que enfatiza a experiência, expertise, autoridade e confiança do conteúdo. 

    Ter uma variedade de autores pode enriquecer um site com diferentes perspectivas e áreas de especialização, mas o ideal é que cada autor demonstre sua experiência teórica e prática. Isso pode ser feito através da criação de uma página de autor detalhada dentro do próprio site. 

    Além disso, links para trabalhos publicados, perfis em redes sociais profissionais e outras plataformas podem reforçar a autoridade do autor. Ao fornecer transparência sobre quem está por trás do conteúdo, os sites podem melhorar seu EEAT, o que pode levar a um melhor ranqueamento nos resultados de busca.

    Plugins de WordPress SEO

    Bom, agora que você já compreendeu os pontos fundamentais do SEO, podemos te indicar alguns plugins para Wordpress super úteis no dia a dia. Veja:

    Rank Math SEO 

    O Rank Math SEO é o plugin mais usado para alinhar nossas estratégias de SEO aqui na Experta. Ele é versátil e oferece uma ampla gama de ferramentas para otimizar sites no WordPress. S

    Inclusive, o plugin cria um checklist que confere as técnicas de SEO aplicadas, basta inserir a palavra-chave de foco no local indicado que o plugin vai dar uma pontuação de 0 a 100 para a otimização do conteúdo.

    Assim, são avaliadas desde as práticas de SEO mais básicas como o uso da KW no título, até as mais avançadas como a avaliação da linkagem interna. Além disso, ele fornece análises detalhadas do SEO das suas páginas, sugestões de melhorias e integração com o Google Search Console.

    print exemplo rank math seo
    O Rank Math SEO funciona como um checklist de SEO. Neste exemplo, o plugin está nos alertando que falta incluir a palavra-chave na meta descrição.

    Claro que você não precisa seguir a risca todos os comandos dados pelo plugin, é apenas uma forma facilitada de guiar a otimização do conteúdo.

    O Rank Math também é uma forma de aprimorar seus conhecimentos de SEO, uma vez que ao lado de cada exigência, você pode clicar no botão para entender do que se trata e como isso influencia no ranqueamento.

    Beaver Builder

    O Beaver Builder também está presente no nosso dia a dia e ajuda demais na arquitetura do site, um elemento muito importante dentro do SEO. 

    Com uma interface intuitiva de arrastar e soltar, ele é extremamente útil para quem deseja criar designs personalizados e simplificados no site. Dessa forma, até quem não tem conhecimento sobre programação é capaz de criar layouts criativos e atrativos.

    interface beaver builder
    Reprodução/Beaver Builder

    Uma grande vantagem do Beaver Builder é a capacidade de criar páginas otimizadas para SEO. Com isso, a organização da arquitetura do site se torna mais simples por meio de recursos de organização de headings, meta descrição e URLs amigáveis.

    Com esse plugin, você pode até duplicar páginas, o que facilita a reutilização de layouts e a manutenção da consistência do design. 

    Por exemplo, todos os blog posts vão seguir um mesmo padrão visual, certo? Então, ao invés de recriar o mesmo layout toda vez que for publicar um conteúdo novo, o Beaver Builder permite que você crie uma página padrão e replique-a automaticamente.

    Nós usamos e recomendamos!

    Yoast SEO

    Yoast SEO é talvez o plugin de SEO mais conhecido para WordPress. 

    Com ferramentas muito semelhantes ao Rank Math SEO, ele ajuda a otimizar o conteúdo para palavras-chave específicas e fornece análises de legibilidade para garantir seja acessível e envolvente. 

    O app vem com recursos para gerenciar os aspectos técnicos do SEO, como URLs canônicas e metadados.

    print exemplo yoast seo
    Exemplo de como o Yoast SEO aparece dentro do WordPress. Reprodução/Team Yoast

    Dentre seus principais recursos estão:

    • Otimização de títulos, slugs e meta descrição de acordo com a palavra-chave foco;
    • Prévia de como o conteúdo vai aparecer no resultados de pesquisa Google;
    • Relação entre a quantidade de palavras do texto e a quantidade de KWs utilizadas;
    • Avaliação da legibilidade do título e do conteúdo em si;
    • Controle de links internos e externos.

    All in One SEO

    O plugin All in One SEO é outra opção popular que oferece funcionalidades semelhantes ao Rank Math. Ele permite que você adicione títulos SEO, descrições e palavras-chave a suas postagens e páginas. 

    Também inclui suporte para sitemaps, integração com redes sociais e ferramentas para monitorar o desempenho do seu site nos motores de busca.

    interface aio seo
    Reprodução/All in One SEO

    Squirrly SEO

    O Squirrly SEO é projetado para ser um assistente de SEO dentro do WordPress. 

    Ele fornece orientações em tempo real enquanto você escreve seu conteúdo, ajudando a garantir que todas as técnicas de SEO sejam seguidas. 

    Squirrly também oferece análises de desempenho e recomendações personalizadas com base nos objetivos do seu site.

    interface squirrly seo
    Squirrly SEO

    The SEO Framework

    The SEO Framework é um plugin que se concentra na automação do SEO. 

    interface the seo framework
    Reprodução/The SEO Framework

    Ele fornece uma solução menos intrusiva que funciona silenciosamente em segundo plano, otimizando o SEO do seu site sem a necessidade de muita configuração manual. É uma boa opção para quem prefere uma abordagem mais “configure e esqueça”.

    Cada um desses plugins tem seus próprios pontos fortes. A escolha certa vai depender das suas necessidades específicas e do nível de controle que você deseja ter sobre o SEO do seu site WordPress. Experimentar e encontrar o que funciona melhor para você e seu site é a chave para uma estratégia de SEO bem-sucedida.

    Vantagens do WordPress

    Sabe esse site que você está navegando agora mesmo? Sim, nosso site da Experta é feito e gerenciado através do Wordpress. Tudo isso que te mostramos e explicamos faz parte de uma vivência prática. 

    Então, separamos algumas das principais vantagens que vemos no dia a dia ao usar esse CMS, acompanhe:

    Permalinks

    Já comentamos sobre os slugs e sua importância, lembra? Os permalinks são justamente as URLs permanentes das suas postagens e páginas. No WordPress, é possível personalizá-los. 

    Diga adeus àqueles endereços confusos cheios de números e caracteres sem sentido. Aqui, você pode configurar os permalinks para incluir o título do post, a categoria, a tag, ou até mesmo a data. Isso facilita muito para que o seu conteúdo seja encontrado, tanto pelos usuários quanto pelo Google.

    Temas otimizados para SEO

    Escolher o visual do seu site nunca foi tão rápido e eficiente. Com a vastidão de temas otimizados para SEO disponíveis no WordPress, você dá um boost na performance do seu site sem precisar ser um expert em códigos.

    Inclusive, nós utilizamos o Beaver Builder para agilizar esse processo. Os temas são  projetados para garantir que o código seja limpo e eficiente, o que pode até ajudar os motores de busca a entender e indexar o conteúdo do seu site mais facilmente.

    Escalabilidade

    Seu blog cresceu e virou um portal de notícias? Ou decidiu expandir sua loja online? O WordPress cresce com você, suportando desde sites pessoais até grandes portais e lojas online, sem perder o fôlego.

    Por ser altamente escalável, o WordPress consegue lidar com um grande número de páginas e uma quantidade significativa de tráfego. 

    Segurança

    Imagina desenvolver um site completo, otimizado e com conteúdos incríveis, mas esquecer da segurança. Com o Wordpress não temos essa preocupação, pois ele oferece recursos como atualizações automáticas e plugins de segurança para proteger o site contra ameaças online.

    Além disso, há uma grande comunidade de desenvolvedores trabalhando constantemente para manter o WordPress seguro. 

    Gestão de usuários

    Aqui na Experta acreditamos que a colaboração é a chave para o sucesso, então uma boa gestão de usuários é um pré-requisito para nossos sistemas. No WordPress, é possível atribuir diferentes níveis de acesso ao site.

    Assim, cada um na equipe pode contribuir da melhor forma possível!

    Conheça a Experta! 

    Não restam dúvidas de que para crescer na internet, é necessário investir em SEO!

    Aqui na Experta, temos uma equipe de especialistas preparadas para elaborar estratégias de ponta, garantindo que seu site no WordPress se destaque. Quer saber como podemos fazer isso?

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