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Existe um número exato de backlinks considerado ideal? Sim, mas não é uma regra! É preciso considerar outros detalhes em relação ao ranqueamento.

O conceito de backlink na estratégia de link building ainda pode ser confuso para muitas pessoas no universo do SEO. Existem diversas informações disponíveis na internet, como “o guia definitivo”, “técnicas infalíveis”, entre outros, referindo-se a fatores de ranqueamento para chegar ao desejado 1º lugar na SERP do Google.

Apesar disso,  podemos afirmar que não existe nada definitivo no marketing digital. Esse é um mercado que está sempre mudando e trazendo novidades. O que vale também para o link building e para o número de backlinks que você precisa para ranquear o seu site.

Por isso, nesse artigo vamos falar sobre: 

  • Quantos backlinks seu site precisa;
  • Quais os fatores você deve levar em consideração para traçar uma estratégia de link building.

Afinal, esse artigo vai ou não me dizer quantos backlinks meus site precisa?

Poderíamos começar dizendo:

A resposta é 23.

Seria maravilhoso se a resposta fosse tão simples.

Mas a verdade é que não existe uma fórmula mágica que responda exatamente quantos backlinks seu site precisa para alcançar a primeira posição no Google.

Entretanto, várias evidências e correlações podem te ajudar a traçar uma estratégia para chegar lá. 

O número exato de backlinks serve apenas como um direcionador para onde devemos seguir. É importante se atentar as variáveis. 

São vários os fatores que determinam o número de backlinks e domínios de referência necessários. É preciso avaliar caso a caso.

Vamos lá?

Boa leitura!

1 - Confiança de marca da sua home page

Ilustração de um computador de mesa com um símbolo de home page na tela e uma engrenagem ao lado
fonte: flaticon.com

A home do seu site é como a base do seu negócio on-line. É nela que se encontram as principais informações sobre sua empresa, produto ou serviço e contato. A mesma lógica que vale para o branding e experiência do usuário, vale também para SEO

Ao trabalhar corretamente o SEO da sua home page, automaticamente você estará contribuindo com todas as outras páginas do seu site. Caso contrário, todos os esforços posteriores podem ser frustrados. 

Novamente você deve estar se perguntando?

Quantos backlinks precisam apontar para sua página inicial para o Google estabelecer a confiança de marca na sua home?

Nesse caso, quantos links forem necessários.

Um bom termômetro é checar pelo nome da sua marca na página do Google. Se outros sites ainda aparecem melhores posicionados do que o seu, é um indicativo de que sua marca ainda precisa ganhar mais autoridade web.   

Na prática, você terá mais chances de sucesso se criar backlinks para sua página inicial com textos-âncora que contemplem o nome da sua marca, que podem ter a seguinte variedade:

  • nome da marca,
  • URL ou “nome do site + .com” como texto âncora.

Além disso, procure criar sinais sociais como inserção da sua empresa no Google Meu Negócio, Linkedin, Youtube, Instagram, Facebook, entre outras redes sociais que façam sentido.

2 - Nicho do seu site

ilustração de pessoas representando nicho de site
fonte: freepik.com

É comum que os negócios presentes no digital busquem visibilidade da sua marca na tentativa de aumentar as vendas, certo? 

E nada melhor do que a primeira página do Google para isso. Com todos competindo pelo mesmo lugar, a concorrência é grande! Alguns sites irão se sair melhor nessa missão se dominarem e aplicarem bem as técnicas de SEO. 

A partir disso, criamos dois cenários de concorrência: o primeiro é o de negócios do mesmo nicho competindo entre si e o segundo cenário são esses negócios competindo em relação ao ranqueamento através de SEO. 

Por exemplo: um restaurante não irá competir com uma livraria que aplica muito bem as técnicas de SEO. Ele terá que competir com outros restaurantes do mesmo nicho e encontrará concorrentes que têm ótima capacidade técnica para trabalhar os fatores de ranqueamento. É uma concorrência dupla. 

Após entender esses cenários, vamos para os backlinks na prática: sabendo dessa competição em dobro, é fundamental que você tenha em mente que a quantidade de backlinks para o seu negócio irá variar quando comparados  a negócios de outros nichos.

De forma mais simplificada, negócios competitivos irão precisar de mais backlinks e uma maior variedade de domínios de referência.  

Para exemplificar. Se você tem um e-commerce de flores, você não deve se preocupar se tem mais backlinks que o serviço de dedetização, mas sim se o seu e-commerce tem mais backlinks que o e-commerce concorrente.

3 - Especificidade do nicho do seu site

ilustração de uma mulher pensativa trabalhando em seu laptop sob uma escrivaninha
fonte: freepik.com

O Google adora sites específicos capazes de cobrir de forma completa todos os tópicos de um determinado nicho .

Exemplificando:

Imagine que o seu site é voltado para animais de estimação, envolvendo gatos, cachorros e outros animais. Enquanto isso, existe um outro site que cobre apenas felinos com conteúdos completos sobre o tema. 

De forma geral, o site mais nichado tende classificar melhor as palavras-chave relacionada a gatos, se fornecer conteúdos relevantes e úteis. Consequentemente, a necessidade de backlinks desse site também é menor.

4 - Página com conteúdo estrutural x subpágina

ilustração de duas páginas de um site
fonte: flaticon.com

Primeiramente, vamos entender estes conceitos. Para começar, conteúdo estrutural se refere a uma página do seu site que não seja promocional.

Geralmente esta é a melhor página do seu site, feita para oferecer um conteúdo de qualidade e aprofundado - com mais de 2.000 palavras - e que resolva um problema para o seu público.

Já a subpágina é aquela página mais tradicional do site, que você visita a partir da home, como a página sobre a empresa, de contato ou serviços. Veja um exemplo:

https://www.expertamedia.com.br/sobre/

Com esses conceitos em mente, entendemos que backlinks para a página avançada parecem mais naturais que links apontando para uma subpágina. 

Isso porque o objetivo da página avançada é ser uma referência naquele conteúdo, então ter 50 backlinks indicando seu domínio parece orgânico. O que não daria a mesma impressão em uma subpágina, por exemplo, a de serviços do seu site.

5 - Perfil de backlinks naturais

ilustração de uma página de um site em uma tela de computador com elementos de link building ao redor
fonte: freepik.com

Este é um ponto MUITO  importante para qualquer estratégia eficiente e segura de link building. Todos os links devem ser provenientes de sites reais e de qualidade. 

PBN´s (Private Blog Networks), fóruns de discussão, comentários e diretórios estão entre os tipos de links que você deve evitar. 

É comum o desejo de querer conquistar o maior número de backlinks possível para o seu site. Assim, muitos caem no erro não só de escolher fontes de backlinks ruins como também forçar uma grande quantidade de textos-âncoras com correspondência exata às palavras-chave que desejam ranquear.

Alguns estudos mostram que o Google espera que apenas cerca de 10% dos seus textos-âncora sejam de correspondência exata. 

Para que as páginas do seu site tenham um perfil de backlinks naturais, eles precisam mesclar âncoras naturais, âncoras combinadas e âncoras de correspondência exata.

6 - Quantos backlinks você pode receber por dia?

ilustração de laptop conectando a 3 páginas suspensas
fonte: freepik.com

Com uma certa frequência, questionamentos sobre frequência de recebimentos de links deve ser respeitada e sobre limite por dia são feitos.

Na verdade, também não uma resposta exata aqui. O Google leva mais em consideração backlinks que venham de sites de qualidade e que tenham texto âncora que pareça natural. Até porque, se um conteúdo viral começa a ter vários links apontados para ele no mesmo dia ou em um curto período de tempo, o Google teria que penalizá-lo. 

Conteúdos virais que surgem em veículos e sites grandes, com boa pontuação de autoridade de domínio são válidos para ter muitos backlinks no mesmo dia. Já quando um viral surge em uma página sem uma boa reputação, vamos dizer assim, o Google pode vir a entender esse comportamento como suspeito.

7 - Por fim, quantos backlinks preciso para ranquear?

ilustração de uma mulher interagindo com um rank em uma tela de celular
fonte: freepik.com

 

Apostar somente em muitos backlinks para ranquear seu site não é suficiente. É importante analisar diversos fatores que vão desde o nicho no qual você atua, o tipo de página que você deseja ranquear, a profundidade do conteúdo até uma análise aprofundada do seus concorrentes.

De forma resumida:

  • Crie uma excelente confiança de marca na página inicial.
  • Crie conteúdos estruturados que superem seus concorrentes.
  • Crie backlinks de alta qualidade para esses conteúdos.

As informações deste artigo são bem importantes para começar a pensar  sua estratégia. Mas recomendamos que você se aprofunde no assunto sobre link building para que você tenha sucesso ao colocar sua ações em prática.

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