Como conseguir os primeiros backlinks para um site?

Backlinks são poderosos se o seu desejo é melhorar a posição do seu site no Google, principalmente se você está começando.

Aqui no blog da Experta Media estamos sempre  ensinando sobre conteúdo técnico relacionado a SEO, como link building, backlinks, atributos de links, entre outros. E não é só para quem já tem experiência e entende do assunto que esses conteúdos são direcionados.

Colocar em prática o conhecimento técnico de SEO é bem valioso para sites novos que ainda precisam de destaque na internet.

Para quem está começando e tem um site novo, precisa entender bastante sobre SEO para alcançar posições cada vez melhores no ranking dos buscadores, principalmente do Google. Um fator que contribui bastante para subir rumo a primeira página é através do link building.

Mas afinal, você sabe quantos backlinks na sua estratégia de link building seu site precisa para ranquear no Google? Te contamos o número considerado ideal neste artigo:

https://www.expertamedia.com.br/quantos-backlinks-para-ranquear/

Agora que você já entendeu sobre o número de backlinks em sites, vamos aprender como conseguir estes primeiros backlinks. Ao decorrer deste artigo você irá encontrar:

  • o cenário do link building atualmente
  • como e por onde começar a conquistar links para o seu site?
  • boas práticas para o crescimento do seu site

Continue a leitura a seguir para entender mais sobre cada tópico.

O cenário do link building atualmente

ilustração de uma página de um site em uma tela de computador com elementos de link building ao redor
fonte: freepik.com

O link building ainda é associado a ganho de links. E, de certa forma, está correto. Mas, na verdade, existe todo um trabalho por trás para conquistar esses links, de maneira orgânica. 

Mas como conquistar esses links organicamente? Bem, aí é que está! Essa conquista é basicamente uma recompensa do seu esforço ao colocar em prática uma boa estratégia de distribuição de conteúdo.

O princípio da estratégia é pensar nas pessoas que fazem as pesquisas nos buscadores, e não apenas nos mecanismos de busca. Se queremos que nossos backlinks importem, nossos esforços precisam fazer sentido da perspectiva do usuário.

Quando você cria conteúdo valioso e de qualidade e, a partir disso, incentiva pessoas a se conectarem naturalmente de volta com o seu domínio, você está no caminho certo. 

Já foi o tempo que o Google aceitava a inserção de links de qualquer forma. Hoje ele desconfia muito quando parece um ganho “milagroso” e que acontece do dia para a noite, principalmente em um site novo. A exceção seria os conteúdos virais que justificam o apontamento de links repentinos para um domínio. 

Uma prática válida e mais recente na conquista de backlinks que vale mencionar é que a que é feita por meio de relacionamentos. 

Como assim???

Calma! Tá tudo explicado direitinho aqui:

https://www.expertamedia.com.br/relacionamento-no-linkbuilding/

Para entender mais sobre o impacto dos backlinks no ranqueamento no Google, recomendo que você leia este artigo:

https://www.expertamedia.com.br/o-impacto-dos-backlinks-no-ranqueamento-no-google/

Como e por onde começar a conquistar links para o seu site?

ilustração de laptop conectando a 3 páginas suspensas
fonte: freepik.com

Qual o tipo de link desejamos? Um critério fundamental a ser avaliado é se o link tem um domínio com boa autoridade. É preciso desenvolver uma abordagem mais tática e investir no trabalho de curadoria humana com o objetivo de conquistar links de sites relevantes para o seu domínio.

Assim, conseguimos garantir melhor que não haverá acúmulo de links indesejados em nossos portfólios de backlinks e que o Google não irá nos punir por isso.

5 boas práticas que você deve começar a adotar na sua estratégia na fase de crescimento:

1. Tenha perfis em redes sociais

 

mãos ilustradas segurando celulares e likes e simulação de comentários na saindo das telas
fonte: freepik.com

 

É importante esclarecer que o Google não indexa links de sites como o Facebook e o Twitter. Mas então por que investir em presença nas redes sociais? Porque esses domínios ainda têm a capacidade de ser como um sinal social de existência da sua marca.

Da perspectiva do usuário, ele terá acesso ao link do seu site nas redes sociais. Então faz todo o sentido investir um pouco na promoção do seu site por meio desses canais, já que eles têm uma quantidade enorme de usuários. 

Dessa forma, mais pessoas terão acesso ao seu conteúdo e poderão ter interesse em linkar para o seu domínio naturalmente. 

Além disso, os sinais sociais são uma dica para o Google de que aquele site é verdadeiro e está sendo realmente utilizado.

2. Conecte-se localmente

ilustração de 3 grupos de pessoas ilustrando nichos
fonte: freepik.com

Uma dica é se aproximar de empresas locais com as quais você conversa com alguma frequência, seja ela diariamente, semanalmente ou até mesmo mensalmente. 

Que tal se unir a outras pessoas do seu bairro ou cidade para realizar um evento? Pode ser em alguma universidade local, por exemplo. Assim você poderá registrar sua marca em sites, divulgando seu evento e fazendo com que pessoas da sua região conheçam o seu negócio.

3. Entreviste pessoas legais para o seu blog

ilustração de uma mulher entrevistando um homem
fonte: freepik.com

Procure pessoas interessantes em seu site ou seu blog. Entre em contato com elas e pergunte se elas aceitam o seu convite para entrevistá-las. Lembre-se de que essas pessoas devem ser interessantes e relevantes para o seu público. 

Naturalmente, seu conteúdo começará a abrir portas e a oferecer mais oportunidades. Além disso,irá gerar tráfego e você ganhará links com menos esforço. Existem também outros benefícios:

  • Seus entrevistados certamente ajudarão você a promover o artigo,  o que naturalmente lhe dará uma chance real de expor sua marca a um público maior, gerando mais visibilidade.
  • Como consequência do tópico anterior, você receberá tráfego novo, de um público novo, que tem um potencial de se converter em seu público,  tornando-se seu tráfego regular a longo prazo.
  • As entrevistas têm o potencial de se tornarem virais. Se você encontrar um assunto interessante que tenha um conteúdo de qualidade, único e inspirador, as pessoas estarão mais propensas a compartilhá-lo nas redes sociais.
  • As entrevistas criam relacionamentos reais.  Se a experiência de ser entrevistado por você tiver sido agradável, há uma chance maior de seus entrevistados colaborarem novamente com você em uma próxima vez.

4. Tenha presença em outros blogs e veículos

 

ilustração de um laptop com uma folha com texto na frente e uma mulher sentada
fonte: freepik.com

Escrever artigos interessantes para várias publicações ajudam produtores de conteúdo a estabelecerem ótimos relacionamentos com veículos e outros blogs. 

Além de oferecer seus conhecimentos para outras pessoas e criar sua reputação on-line, ter conteúdo produzido por um especialista da área – você – ajuda essas publicações a terem sucesso.  É uma via de mão-dupla em que os dois lados saem ganhando. 

Com essa relação mais próxima a outros sites relevantes para você, fica mais fácil você receber um convite para uma entrevista também e, assim,você terá seu domínio linkado em um novo conteúdo de qualidade.

5. Monitore menções à marca

ilustração de personagem com características masculinas sentado em uma escrivaninha interagindo com 4 telas um páginas de sites abertas
fonte: freepik.com

Você sabe o que estão falando da sua marca e do seu negócio na internet? Se não sabe, você está perdendo valiosos insights!

Caso você não sabia como fazer isso, aqui vai uma dica: Google Alertas. Crie alguns alertas do Google com seu nome e o nome da empresa ou marca. 

O monitoramento constante permite que você saiba se sua marca foi citada em algum site. Nesse caso, é uma oportunidade de você entrar em contato com o site que fez a publicação e solicitar a inserção do link para a sua home no texto âncora com o nome da sua marca.

Principais perguntas e respostas para saber o que é link building

Produtora de conteúdo, formada em Marketing com ênfase em digital e negócios. Colaboradora da Experta Media, fundadora da Red Dot Content, entusiasta do mundo de SEO e grande consumidora de conteúdos, notícias, tendências e cultura pop. https://www.linkedin.com/in/natashascaminha/
Publicado em 29 de maio de 2020 | Atualizado em 5 de abril de 2021
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