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Saiba o que é o SEO on-page e como aplicá-lo para melhorar sua estratégia e também seus resultados no Marketing Digital

Para um site ocupar as primeiras páginas de pesquisa da Web, é necessário se atentar a uma combinação de fatores que os mecanismos de busca consideram importantes.  O Search Engine Optimization (SEO) é uma prática que visa à otimização dos sites para que sejam melhor vistos e, consequentemente, elencados pelo Google na página de resultados das buscas.

Essa prática se divide em duas frentes: SEO on-page e SEO off-page.

Por aqui falamos muito sobre o SEO off-page e suas ferramentas, como o link building. Mas a realidade é que essas estratégias não serão eficientes se você não der atenção aos fundamentos do SEO on-page.

Mas do que se trata o SEO on-page?

seo on-page
fonte: flaticon.com

SEO on-page refere-se à prática de otimizar as páginas do seu site para melhorar a sua classificação nos mecanismos de pesquisa e obter mais tráfego orgânico, por meio de diversos elementos. Quando falamos em on-page, portanto, estamos nos referindo a tudo que está dentro do site, como o código-fonte e ao HTML.

Por que o SEO on-page é importante?

ilustração de uma mulher pensativa trabalhando em seu laptop sob uma escrivaninha
fonte: freepik.com

Além de criar conteúdo relevante e de alta qualidade para os usuários da Web, você precisa se preocupar com os elementos visíveis apenas pelos mecanismos de pesquisa. É sob esse aspecto que o SEO on-page é importante, pois inclui a otimização de títulos e elementos técnicos do código-fonte HTML, de acordo com as práticas recomendadas.

Se você se dedicar às estratégias para otimizar o seu conteúdo e sua página, verá a sua colocação no ranking melhorar, o que pode te render mais tráfego e mais conversões para o seu site.

Continue a leitura e veja abaixo alguns fatores de otimização que você deve se concentrar:

Excelência técnica

ilustração de um desenvolvedor e páginas de site com códigos na tela de um notebook
fonte: freepik.com

A qualidade do seu código deve ser alta e, para isso, você precisa que o seu site esteja hospedado em uma plataforma compatível com SEO. Seu trabalho não terá resultado se houver alguma falha técnica impedindo a indexação do seu site.

Mobile Friendly

A compatibilidade com dispositivos móveis não é mais uma sugestão: é um pré requisito, especialmente se você deseja classificar bem o seu conteúdo. Hoje, mais de 50% do tráfego da Internet vem de smartphones e tablets. Mecanismos de pesquisa como o Google, por exemplo, usam a compatibilidade com dispositivos móveis ou velocidade de resposta de um site como um fator de classificação. Essa otimização geralmente se concentra no desenvolvimento de um site responsivo.

URLs amigáveis

URLs limpas e organizadas melhoram a arquitetura do seu site e é mais provável que os usuários cliquem nelas, pois mostram o resultado da pesquisa que melhor corresponde às suas consultas. As URLs devem oferecer a melhor ideia dos tópicos da sua página: inclua uma breve descrição com as palavras-chave que você está segmentando, em vez de uma longa sequência de números confusos. Este recurso descritivo no localizador ajuda a consolidar sua página e eleva a classificação nos resultados de pesquisa.

Title Tag

A title tag é o título que aparece na seção principal de cada página da Web, fornecendo uma sugestão ou contexto inicial sobre qual é o tópico do seu conteúdo. Esse título é destacado na página de resultados do mecanismo de pesquisa – normalmente usado como link clicável. Como geralmente é a primeira coisa que os usuários veem, vale a pena otimizá-las usando palavras-chave específicas ou complementá-las com alterações que mostrem ao leitor que o seu conteúdo é único e valioso. Sua tag title deve conter 60 caracteres ou menos, para que a sequência apareça completa.

Meta Description

A Meta Description é geralmente exibida na página de resultados do mecanismo de busca (SERPs), abaixo do título (title tag). A otimização correta dessas descrições pode ajudar a melhorar a taxa de cliques da página e a percepção da qualidade do resultado. Este recurso não influencia diretamente a classificação, mas ajuda os usuários a entenderem melhor do que se trata o seu conteúdo. Portanto, vale a pena ajustar as palavras-chave principais na sua meta description para melhorar seus resultados de cliques. A meta description, para ser visualizada sem cortes, deve conter até 160 caracteres.

Headings tags

Headings tags são elementos HTML (h1-h6) usados ​​para identificar títulos e subtítulos do seu conteúdo, de maior para a menor importância. Estes cabeçalhos têm uma função importante para os usuários e para o SEO. Uma sequência lógica no texto torna o conteúdo mais fácil e agradável para os visitantes e, por outro lado, fornecer um contexto rico em palavras-chave para os mecanismos de pesquisa. Para o heading h1 você pode usar as mesmas palavras da title tag mas, neste caso, não há limite de caracteres. Para os subtítulos (h2, h3,...) é ideal que você use estrategicamente outras palavras específicas, sinônimos ou frases relacionadas ao conteúdo.

Redação para SEO

Escrever um conteúdo otimizado não é importante somente para o seu blog ou para a sua estratégia de link building. Lembre-se que a otimização leva e conta o que os usuários procuram e como os mecanismos de busca funcionam. Portanto, o conteúdo interno das páginas de seu site também devem ser de alta qualidade, contendo palavras-chave corretas, informativas e claras, para que os mecanismos de pesquisa entendam e classifiquem bem seu site.

Comece escrevendo títulos atraentes. Eles podem significar a diferença entre um clique e uma impressão - é por isso que é importante criá-los estrategicamente. Seus títulos precisam despertar interesse para se destacarem nas SERPs - incentivando o usuário a clicar e continuar lendo o restante do conteúdo.

Produzir um conteúdo confiável e otimizado para SEO requer práticas como o uso de palavras-chave em títulos e parágrafos; a divisão do texto de forma organizada, com subtítulos em uma sequência lógica; o complemento com imagens, gráficos ou vídeos; a utilização de links internos; o uso correto da ortografia e gramática; entre outras.

Você também deve adicionar regularmente novas publicações ao seu site para que os mecanismos de pesquisa vejam que você está ativo online. Além disso, é importante auditar sempre o conteúdo já existente para saber se ele está atingindo seus objetivos. Identifique se as informações contidas nele estão atualizadas.

Com páginas bem organizadas e otimizadas para SEO, você garante que os usuários retornem e tenham o seu site como referência no seu segmento. Além disso, assegura que os robôs interpretem mais facilmente as suas informações, o que contribui muito para alcançar para as primeiras posições nos buscadores, que é a meta de 10 entre 10 criadores de conteúdo, não é mesmo?

Se você precisa de ajuda, existe a possibilidade de contar com a ajuda de uma agência especializada neste tipo de trabalho.

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