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Os desafios do link building são vários. Veja agora como enfrentar as principais dificuldades nesta área.

Já não há mais dúvidas sobre a importância de uma estratégia de link building bem executada para obter um melhor posicionamento nos resultados de busca. Entretanto, quem decide se lançar nessa empreitada, precisa estar preparado para conhecer e ultrapassar alguns desafios. Afinal, quem não gostaria de alcançar o primeiro lugar do Google. 

Nesse artigo, você vai aprender:

  • Quais são os desafios que podem surgir na jornada de obtenção de backlinks
  • Como reconhecer uma boa oportunidade de link
  • Dicas para incluir o link building na rotina de trabalho

Na teoria, o link building parece um processo simples. É preciso investir em relacionamento, ir atrás de oportunidades de inserção de links e produzir conteúdo de valor. Na prática, porém, vemos que esse processo é um pouco mais complexo.

Link building: quanto tempo vai levar?

O primeiro grande desafio para empreendedores que desejam trabalhar o link building é encontrar tempo para incluir essa demanda no fluxo de trabalho da equipe. Quando se olha o processo de obtenção de links com uma lupa, vê-se que existe uma série de passos a seguir:

  • Definição e estudo de público-alvo
  • Reconhecimento e estudo dos concorrentes
  • Pesquisa de palavras-chave
  • Levantamento de canais digitais, parceiros e oportunidades
  • Produção do conteúdo, da criação da pauta, revisão
  • Otimização
  • Follow up (verificação da publicação)

Isso sem falar no trabalho de monitoramento e confecção de relatórios que vão permitir o acompanhamento do crescimento do site e vão manter todo o trabalho documentado.

“Quanto tempo vai levar” também costuma ser uma dúvida que surge a respeito dos resultados deste trabalho. O link building é uma ação que ganha força quando é constante. Por isso, ao organizar uma nova rotina que inclua esse processo, pense em médio e longo prazo.

Conteúdo: da produção à distribuição

É provável que não haja ninguém melhor que você para falar sobre o seu negócio! Mas na hora de escrever um conteúdo valioso para link building, é preciso levar esse conhecimento além. Pense sempre em quais são as necessidades e desejos do público que você atende. Conheça profundamente o universo dele e mostre empatia para conquistar sua confiança.

Conteúdos para link building não possuem linguagem publicitária. O objetivo maior é oferecer conhecimento ao leitor, oferecendo a ele uma boa experiência. Vale a pena estudar o tom de voz mais adequado para esse tipo de texto, pesquisar o que já foi dito sobre o assunto por aí e se esforçar para produzir um material rico, agregador e 100% original.

Atenção especial para a hora de inserir o link dentro desse conteúdo! Busque variar o texto âncora, tente utilizar expressões maiores que uma só a palavra-chave exata e, claro, coloque o link onde ele fizer mais sentido para o leitor.

Uma vez que seu conteúdo esteja pronto para ser distribuído (ou paralelamente à produção), vai ser preciso encontrar veículos para publicá-lo. A internet conta com uma infinidade de sites, mas nem todos eles vão ser interessantes para a sua estratégia ou vão concordar de primeira com a sua sugestão de parceria.

Nesse momento, o link building vai se parecer um pouco com a assessoria de imprensa tradicional. Bons contatos e boa capacidade de negociação são cruciais. Prepare-se para lançar mão de e-mails e do bom e velho telefone, pois será preciso “vender” a sua pauta.

Quanto custa fazer link building?

Estratégias de link building só podem ser executadas com eficiência por pessoas que entendem do assunto. Como explicamos, trata-se de um trabalho que envolve muitas etapas e que demanda mão de obra especializada para trabalhar com dados, textos e SEO.

Lembre-se de que um trabalho mal feito, além de não ajudar, pode prejudicar o seu site. Por isso, caso não conte com uma equipe com expertise para isso, considere contar com a ajuda de uma agência de link building. 

Como reconhecer uma oportunidade para link building?

Antes de fechar a parceria com qualquer que seja o site interessado em publicar seu conteúdo, você precisa checar as métricas dele. Afinal, se o link building consiste em doação de autoridade entre sites por meio da linkagem, você precisa saber o quanto pode receber. Existem algumas ferramentas que vão fazer essa leitura por você: Ahrefs e MOZ são algumas delas.

Investir nas ferramentas certas também vai e ajudar a encontrar links quebrados - que você pode negociar - e também pode te dar um panorama da atividade dos seus concorrentes.

Fugindo do Black Hat

Se em seu trabalho de obtenção de links você receber algum tipo de proposta tentadora demais, pense bem. Existem técnicas que visam enganar o algoritmo do Google, para conseguir atalhos até o resultado desejado. No caso específico do link building, esse atalho seria a obtenção de um grande volume de links em pouco tempo.

Essas técnicas são conhecidas como Black Hat e, caso você opte por elas, pode ter seu site penalizado e ver todo o trabalho se perder. Na dúvida, analise cada oportunidade criteriosamente e lembre-se de manter a calma.

Mantendo o foco no objetivo

Uma estratégia consistente de link building leva tempo e dá trabalho, mas compensa. Diferente de outras ações de marketing que mostram resultados instantaneamente, mas não entregam à médio e longo prazo (como os anúncios), o link building bem feito é como o vinho. Cada link vai se tornando mais e mais relevante com o passar do tempo e o seu site só tem a ganhar.

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