Conteúdo evergreen: como manter seu blog sempre atualizado?

Descubra o que é conteúdo evergreen, como ele pode melhorar a autoridade do seu site e aumentar o volume de tráfego orgânico!

Última atualização:

8 de fevereiro de 2024

Flávia Crizanto
Índice

    Uma das maiores preocupações para os profissionais de marketing de conteúdo é o processo de escolha dos temas a serem produzidos e a sua relevância para o público

    Muitas vezes, pode ser difícil pensar em temáticas que sejam originais, chamem a atenção dos leitores e ainda gerem bons resultados para o seu site. 

    Notícias atuais ganham a atenção rapidamente, certo? Porém, o interesse sobre elas é momentâneo. Dessa forma, geralmente, o que as empresas querem é estar sempre em evidência

    Por isso, os conteúdos evergreen são tão valiosos para a produção de conteúdo, pois tratam de assuntos atemporais que frequentemente podem despertar interesse em diferentes pessoas. 

    Assim, dizemos que eles fazem parte da estratégia para manter o seu site sempre atualizado e atrativo, pois você não corre o risco de oferecer matérias totalmente velhas aos seus visitantes. 

    Ficou curioso para entender mais sobre conteúdos evergreen? Continue a leitura! 

    Neste post, vamos abordar as diferenças entre a construção de conteúdos temporários e evergreen, bem como as vantagens de apostar em conteúdos duradouros e dicas para sua criação.

    Vamos lá!

    O que é conteúdo evergreen?

    Na tradução literal “evergreen” significa “sempre verde”, mas, na verdade, a palavra em inglês corresponde ao termo “perene”, ou seja, faz referência a algo que permanece por um longo tempo. Assim, as principais características de um conteúdo evergreen são:

    • Temas atemporais;
    • Não existe um prazo de validade;
    • Informações mais abrangentes;
    • Corresponde a intenções de busca de forma contínua;
    • Resultados a longo prazo. 

    No universo jornalístico o que vale é o factual, a divulgação das notícias em tempo real. Por isso, muitos portais cobrem esse tipo de conteúdo. No entanto, há assuntos que merecem ser aprofundados, não é mesmo? 

    É nesse momento que entra em cena a importância da produção de conteúdos que continuarão relevantes por meses, e até anos, após sua publicação

    Por exemplo, neste post, buscamos trazer o tema sobre conteúdos evergreen de forma completa, com explicações, contexto, referências e dicas. Assim, toda vez que uma pessoa quiser se informar sobre o assunto ela poderá acessar nosso material. 

    Portanto, conteúdos evergreen são aqueles que não envelhecem, pois continuam trazendo informações úteis aos usuários e tráfego orgânico independente da época.

    Conteúdo evergreen X conteúdo temporário? 

    Ao contrário dos conteúdos evergreen estão os conteúdos temporários, ou seja, que ficam em destaque durante um período e depois perdem a relevância. Geralmente, as matérias temporárias cumprem um objetivo específico: noticiar uma novidade, um acidente ou um fato inusitado. Por isso, não precisam ser tão aprofundadas. 

    Logo que as pessoas tomam conhecimento do fato, é comum que a notícia torne-se velha. Porém, não significa que elas não sejam importantes. Muitas vezes, um conteúdo temporário pode despertar o interesse para uma informação evergreen

    Por exemplo, imagine que você está começando os estudos sobre SEO (Search Engine Optimization) e vê uma notícia sobre a nova atualização do algoritmo do Google. Obviamente você irá querer saber os impactos dela, não é mesmo? Esse pode ser o gancho que te levará a acessar posts sobre métricas de SEO, fatores de ranqueamento do Google e outros exemplos. 

    Por isso, na produção de conteúdo, é interessante direcionar o olhar para ambas as formas, abordando assuntos em alta, atraindo muitas visitas, sem deixar de oferecer textos detalhados e úteis aos usuários, garantindo a constância e relevância de um site. 

    Conteúdos sazonais 

    Fazem referência aos conteúdos que ganham destaque em determinado período do ano. Dessa forma, apesar dos temas serem datados, eles também podem ser perenes, dependendo do tema. Alguns exemplos de conteúdos sazonais:

    • Receitas para o Natal;
    • Notícias sobre a temporada de verão; 
    • Divulgação de materiais escolares;
    • Declaração do imposto de renda;
    • Lista de praias para passar o réveillon;
    • Outros eventos que ocorrem todo ano.

    Criar um material sobre como fazer rabanada no fim de ano é um exemplo de conteúdo sazonal, no entanto, ele poderá continuar relevante para os próximos anos.

    Quais são os tipos de conteúdo evergreen?

    Geralmente, os conteúdos evergreen seguem determinados formatos, afinal, precisam ser explicativos e ter o propósito de ajudar os leitores. 

    Por isso, há modelos que facilitam a compreensão do público ou despertam ainda mais o seu interesse. São eles: 

    Listas

    Elas conseguem apresentar as informações de forma rápida e fácil. Os tópicos hierarquizados guiam a leitura e auxiliam no entendimento das informações. Alguns exemplos: 

    • 10 melhores ferramentas de marketing digital;
    • 7 dicas para montar seu próprio negócio;
    • 5 dicas essenciais para economizar dinheiro.

    exemplo de lista no conteúdo evergreen
    Exemplo de conteúdo evegreen em formato de lista produzido pela Experta. Clique na imagem para ler!

    Guias e tutoriais

    São ótimos exemplos de conteúdos evergreen, pois têm o objetivo de “ensinar” alguém a realizar determinada tarefa. Normalmente, descrevem o passo a passo com detalhes e ajudam os usuários desde ações mais simples até as mais complexas. Veja os exemplos: 

    • Guia: como criar o hábito de ter uma alimentação saudável em 5 passos;
    • Passo a passo para criar um site do zero; 
    • O guia definitivo para iniciar na prática de yoga.

    Perguntas

    Estruturar um conteúdo em torno de uma pergunta é uma ótima forma de chamar a atenção dos leitores. Isso acontece porque, na maioria das vezes, ela representa exatamente o que a pessoa deseja saber.

    Por isso, esse é um formato que deixa claro que aquele conteúdo irá ajudar os usuários a sanarem todas as suas dúvidas. Confira: 

    • O que é funil de vendas? 
    • O que fazer antes de investir no mercado financeiro?
    • Qual a diferença entre MEI e PJ?

    exemplo de perguntas no conteúdo evergreen
    Exemplo de conteúdo evergreen em formato de pergunta produzido pela Experta. Clique na imagem para ler!

    Infográficos temáticos e explicativos

    Apresentam a informação de forma dinâmica, muito utilizados para exibir dados e números. Geralmente, assuntos extensos e complexos que contém infográficos conseguem prender mais a atenção do leitor. 

    A explicação didática que esse formato possibilita pode agregar ainda mais valor a um conteúdo evergreen.

    Por exemplo, o nosso infográfico:

    O impacto dos backlinks no ranqueamento no Google

    Vantagens do conteúdo evergreen

    Apostar em conteúdos abrangentes e educativos pode trazer muitos benefícios para o seu negócio. Precisamos lembrar que, muitas vezes, o que os visitantes/leads querem é tirar dúvidas

    Assim, a construção de conteúdos evergreen torna o seu site uma boa fonte de informação para eles. Basta olhar para o seu nicho e analisar quais são os temas interessantes, que podem gerar questionamentos, transformando-os em conteúdos perenes. 

    Essa é uma excelente forma de fazer com que potenciais clientes entrem em contato com o seu site ou blog. Ou também de se tornar referência no segmento que atua, uma vez que seus conteúdos se tornam fontes confiáveis de aprendizado.

    Confira as principais vantagens que você pode conquistar: 

    É atemporal para compartilhar

    Quando você cria um conteúdo evergreen não tem como saber quando aquela informação será útil a algum usuário. Isso significa que ele tem o potencial de atrair visitantes por um longo prazo

    Por exemplo, um conteúdo sobre “5 dicas para começar a empreender” pode ser útil tanto para uma pessoa que deseja abrir o seu próprio negócio este ano, como também para alguém que só terá essa ideia daqui a três anos

    O caráter atemporal dos textos garante que ele seja lido e relido em diferentes períodos, gerando engajamento constante dos usuários e compartilhamentos.

    Gera resultados e atrai sempre

    Normalmente, os conteúdos perenes são frequentemente pesquisados pelo público. Por isso, eles têm o potencial de sempre atrair visitantes para as páginas.

    Embora os conteúdos evergreen não tragam resultados imediatos, assim como os conteúdos temporários, eles contribuem para o bom desempenho de uma página, uma vez que conseguem trazer um volume de tráfego orgânico constante. 

    Aliás, os leads atraídos por um conteúdo evergreen podem ter maior chance de resultar em conversão. Pois, sinaliza que o usuário que entrou em contato com o material tem interesse pelo assunto, ou seja, é uma forma de gerar segmentação.

    Tem mais chances de gerar backlinks de qualidade

    Como falamos, a construção de conteúdos evergreen é baseada em informações completas e aprofundadas. Dessa forma, a intenção é oferecer ao público textos bem escritos e com uma linguagem otimizada sobre assuntos que você domina

    Nesse sentido, você pode tornar-se referência para outras pessoas que irão abordar o mesmo tema. E, adivinha? Elas podem se basear no seu conteúdo e indicá-lo através da inserção de link.

    Esse processo é chamado de ganho passivo de backlinks. Ou seja, no lugar de solicitar a inserção de links ou publicação de conteúdos para outros veículos de imprensa, estes inserem seu link de forma espontânea ao utilizá-lo como referência. Este tipo de linkagem é uma das mais bem vistas pelo Google, visto que o mecanismo de busca está valorizando cada vez a naturalidade dos conteúdos.

    Por isso, os conteúdos evergreen são importantes não apenas para o público confiar na sua marca, mas também para conquistar backlinks em sites relevantes e melhorar a sua estratégia de SEO. 

    Vale lembrar que quanto mais links de referência você conquistar, maior será a autoridade de domínio do seu site perante ao Google. Além disso, como os conteúdos são perenes, as linkagens são duradouras, levando novos visitantes até a sua página por muito tempo. 

    Promove autoridade da marca

    Além da autoridade de página que os conteúdos evergreen ajudam a construir através da conquista de backlinks de qualidade, eles demonstram alto nível de conhecimento sobre determinado assunto

    Por exemplo, se você tem um negócio voltado para o setor de moda praia e produz conteúdos sobre como se preparar para o verão e dicas para ter cuidado com o sol, provavelmente, quando alguém pesquisar por esses temas, irá lembrar do nome da sua marca como referência. 

    Por isso, conteúdos perenes proporcionam reconhecimento e autoridade para as marcas. Assim, é fundamental que os textos na sua página sejam autorais e ricos em informações, sendo uma forma de se destacar em relação aos seus concorrentes. 

    Reduz custos

    Produzir um novo conteúdo com frequência pode ser muito mais trabalhoso do que apostar em um que continuará gerando resultados com o tempo. 

    Por isso, investir em conteúdos evergreen é sinônimo de redução de custos. A demanda de produção é inferior em relação a todos os benefícios que eles trazem, podendo captar leads de forma consistente e gerar conversões.

    O que não pode faltar em um conteúdo evergreen?     

    Para escrever um conteúdo evergreen, é importante atentar-se a algumas características, afinal estamos falando de um texto que tem o objetivo de se manter atual mesmo com o decorrer do tempo. 

    Veja abaixo as dicas que podem te ajudar na criação de materiais perenes: 

    Tema relevante

    O tema é o principal elemento de um conteúdo evergreen. Por isso, a sua escolha deve ser estratégica. O ideal é optar por tópicos gerais e relevantes, em que o conhecimento sobre eles já esteja definido, sem chances de sofrer alterações

    Por isso, abordar assuntos relacionados a tendências e descobertas não é aconselhado. A dica é: pense em temas atemporais e que podem ser de interesse público por um bom tempo. 

    Excelente pesquisa de palavras-chave

    Um conteúdo com qualidade e aprofundado pode ser uma ótima oportunidade para conseguir boas posições nos mecanismos de busca. Para isso, é preciso escolher as palavras-chave mais apropriadas

    Por meio da pesquisa estratégica, é possível escolher os termos com volume significativo de buscas e aplicar ao longo do conteúdo, no título, heading (H1, H2…) e corpo do texto. 

    Dessa forma, as chances do seu conteúdo ranquear no Google aumentam. Os primeiros lugares dos resultados de pesquisa são os que recebem mais cliques. Assim, alcançar essa posição reflete diretamente no número de visitas do site. 

    URL simples

    A otimização da URL é um detalhe importantíssimo para auxiliar no ranqueamento do conteúdo e facilitar a vida do usuário. 

    Como estamos falando de conteúdos densos, com explicações e conhecimento abrangente, é necessário que a URL seja direta, ou seja, concentre a ideia central do texto. 

    Por exemplo, neste conteúdo, nosso tema é: “Conteúdo evergreen: como manter seu blog sempre atualizado?”, porém, não é necessário criar uma URL longa com todas essas palavras. É possível reduzi-la para: www.site.com.br/conteúdo-evergreen. 

    Desenvolvimento de qualidade

    É fundamental que um conteúdo evergreen tenha uma redação otimizada para o SEO. Isso inclui: linguagem fácil e envolvente, hierarquização, distribuição das temáticas em tópicos, grafia correta das palavras e valorização da experiência do usuário. 

    Um fator que contribui para melhorar a navegação dos visitantes entre as páginas de conteúdo é a linkagem interna. Por isso, para desenvolver um texto evergreen é importante incluir links que direcionam para outras páginas do seu site e que podem complementar o assunto. 

    Essa estrutura de conteúdos linkado em torno de um conteúdo principal é chamada de topic cluster. Ao reunir artigos sobre um mesmo assunto, as chances de responder todas as dúvidas do usuário são muito maiores.

    É como se você desse uma ajudinha aos usuários, fazendo com que eles permaneçam mais tempo no site (o que também é um fator de ranqueamento importante). Além disso, os links ajudam os rastreadores dos motores de busca na indexação das páginas e, consequentemente, favorecem o ranqueamento no Google.

    CTA

    Se os conteúdos evergreen são capazes de ajudar os leitores, nada melhor do que aproveitar essa oportunidade para a captação de leads, não é mesmo? 

    As chamadas para a ação (CTA) são essenciais nesse momento. Não existe conteúdo despretensioso, todos eles podem influenciar na jornada de compra do cliente

    Por isso, faz parte da estratégia de conteúdo estimular que os visitantes entrem em contato com outros produtos que você esteja oferecendo. 

    Então, ao final do texto, inclua direcionamentos como: entre em contato, baixe nosso e-book, faça inscrição na nossa newsletter e outras alternativas.

    Atualização constante

    Mesmo que um conteúdo seja classificado como atemporal, ele pode precisar de atualização. Ela faz parte da estratégia para mantê-lo relevante

    A atualização de conteúdos evergreen torna-os ainda mais completos, evitando o trabalho de construir um novo texto do zero só porque surgiu uma nova informação. 

    Além disso, optar pela atualização tem a vantagem de que os conteúdos existentes já possuem certa autoridade, o seu papel é reforçar-lá para trazer mais resultados.

    Os motores de buscas também valorizam essa ação, pois entendem que você está oferecendo informações novas para os usuários. Por isso, jamais esqueça de alterar a data do blog post quando ele for atualizado.

    Conteúdos evergreen e funil de vendas: qual a relação? 

    O funil de vendas é uma estratégia que pode guiar a produção de conteúdos, pois considera a fase em que o potencial cliente pode estar: descoberta, consideração ou decisão pela compra. 

    Dessa forma, a criação de conteúdos evergreen estratégicos pode ter um propósito maior do que apenas pensar em temáticas que não envelhecem, ou seja, eles têm potencial para estimular o fluxo pelo funil de vendas

    Geralmente, conteúdos evergreen abrangem assuntos voltados para o topo do funil. Assim, servem como materiais introdutórios, explicativos e guias que trazem o possível cliente para perto. 

    Por exemplo, imagine que um usuário está preocupado com seu cachorrinho que anda mais agitado do que o normal. Em um primeiro momento, ele procura na internet motivos para essa agitação e encontra um blogpost falando sobre. Considerando que esse site é de uma clínica veterinária, ao procurar por soluções para o problema, o usuário irá considerar o site que o ajudou inicialmente.

    Por isso, conteúdos evergreen são essenciais para captar leads. Uma vez solucionadas as dúvidas, pode ser que os usuários tenham interesse em outros materiais oferecidos até estar convencido de que precisa adquirir o seu produto/serviço.

    Qualidade de conteúdo é com a Experta! 

    Como você viu, os conteúdos evergreen desempenham um papel fundamental para o SEO de site ou blog. 

    Por manterem o volume de tráfego orgânico ativo, são indispensáveis para qualquer estratégia de produção de conteúdo. 

    Aqui na Experta, sempre valorizamos a construção de materiais ricos, informativos e de qualidade! Entre em contato com a gente para saber mais.

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