Meta descrição: já pensou como é importante para seu site?

Entenda como a meta descrição pode ajudar as estratégias de SEO e impulsionar a posição do seu site nas buscas.

Última atualização:

10 de abril de 2024

Flávia Crizanto
Índice

    Flávia Crizanto

    Aqueles que conhecem o básico do universo de SEO sabem que, para alcançar o primeiro lugar nas buscas, existem diversas variáveis a serem seguidas. 

    Mas, o que muitas pessoas não sabem, é que a meta description tem um papel importante para a otimização de sites

    Ao fazer uma pesquisa na internet, é provável que você clique no resultado que vai te responder da melhor forma. E como saber disso? Lendo a prévia do conteúdo na meta descrição.

    Em meio a tantos resultados, ela é um dos principais fatores que vão despertar o interesse das pessoas. Então, não se engane, por mais que possa parecer uma simples frase, não é.

    Por isso, vamos mostrar a importância da meta description para seu site e dar dicas de como construí-las de forma atrativa para seu público.

    Além disso, nesse post você também vai conferir ferramentas essenciais para auxiliar na produção da meta descrição e os principais erros a serem evitados

    Continue a leitura!

    O que é meta descrição (meta description)?

    Meta description é a descrição de um conteúdo que aparece nos resultados de busca em páginas como o Google e o Bing. Esses resultados são exibidos na SERP (a página de resultados dos buscadores) da seguinte maneira:

    Meta descrição: já pensou como é importante para seu site?
    A parte destacada em verde é a meta descrição deste conteúdo.
    • Nome do site;
    • URL;
    • Título do conteúdo;
    • Meta descrição.

    Além de aparecer no Google, a meta description também costuma ser exibida em postagens de redes sociais, quando a URL é publicada. Facebook, LinkedIn e Twitter costumam aproveitar a descrição para enriquecer posts do tipo.

    Na prática, a meta descrição é um fragmento do código HTML com papel de descrever em poucas palavras o assunto. Portanto, é o espaço onde você resume tudo o que será encontrado na sua página. A ideia é fazer com que as pessoas se sintam atraídas a clicar no seu link em meio a tantos resultados. 

    Nesse sentido, é como se ela fosse a responsável por convencer os usuários de que o conteúdo oferecido é exatamente o que ele está procurando. 

    E, vamos combinar que essa não é uma tarefa fácil para um espaço tão pequeno, não é mesmo? Por isso, ela precisa ser direta e estratégica

    Imagine que um profissional de marketing está se especializando na área de conteúdo e, portanto, decide pesquisar no Google por “marketing de conteúdo”. Dentre os milhares de resultados, vão aparecer artigos informativos sobre o tópico e também páginas de agências de marketing digital especializadas nesse serviço. O papel da meta descrição será ajudar o usuário a diferenciar e selecionar os resultados que correspondam a sua intenção de busca, neste caso, artigos ou vídeos que colaborem para seu aprendizado.

    Por mais que possa parecer só um detalhe, a construção de meta descrição é uma etapa essencial para a otimização. A seguir, vamos entender o porquê.

    Qual é a importância da meta descrição para seu site?

    Agora que você sabe o que é meta description, vamos entender a sua importância para as estratégias de SEO. Apesar do próprio Google afirmar que ela não é um dos fatores para o ranqueamento, a meta description influencia diretamente nos critérios de: 

    • Arquitetura do site;
    • Experiência do usuário;
    • Distribuição de palavras-chave;
    • Tráfego orgânico.

    Todos esses pontos são considerados no ranking das buscas, dessa forma, indiretamente, a meta descrição contribui na conquista de bons resultados nos mecanismos de busca. A começar pela arquitetura do site, que garante a estrutura de um conteúdo. 

    Uma apresentação organizada e atrativa desde a visualização nos resultados de pesquisa, já é um ótimo indício para uma boa experiência dos usuários. Assim, maior será o interesse deles em clicar no seu link. 

    Quanto mais cliques o seu domínio receber, maior será o indicador de cliques por impressão (CTR), taxa que o Google avalia para classificar se o seu conteúdo é relevante para alcançar um bom posicionamento. 

    Além disso, toda produção de conteúdo tem o objetivo de seguir uma estratégia. No SEO, ela é definida com base na palavra-chave. Assim, para o ranqueamento no Google acontecer, algumas técnicas podem ajudar.

    Uma delas é a utilização da palavra-chave na meta descrição. Pense como pode ser vantajoso utilizar o termo que as pessoas estão buscando na descrição do conteúdo.

    Por isso, a meta descrição pode ser um fator decisivo para atrair tráfego orgânico. Por exemplo, se o primeiro resultado das pesquisas não oferecer nenhum detalhamento na descrição, pode ser que os usuários se sintam mais seguros em clicar nos outros resultados.

    Motivos para elaborar a meta descrição

    Para resumir, as estratégias de marketing de conteúdo ganham um potencial maior quando todos os processos estão interligados. Isso inclui a construção estratégica das meta descriptions

    Duas “regras” são essenciais para a produção de conteúdo: garantir a boa experiência do usuário e a elaboração de materiais úteis. Dessa forma, negligenciar a etapa de escolha da meta description pode custar caro. 

    Assim, as principais vantagens em elaborar boas meta descrições são: 

    • Atração de tráfego orgânico;
    • Aumento da taxa de cliques (CTR);
    • Agrega relevância ao conteúdo;
    • Organização;
    • Destaque para a palavra-chave.

    Ela é exibida no primeiro contato com o usuário. Se a apresentação não for boa nos primeiros segundos, dificilmente alguém vai entrar no seu site. 

    Nesse sentido, não adianta ter o conteúdo estruturado e seguindo todas as regras se ninguém é convencido a acessar. Por isso, ela garante o sequenciamento do conteúdo. Um visitante ao entrar na página, já tem uma ideia sobre o que pode encontrar. 

    Esse é um fator que facilita tanto a navegação dos usuários na página, quanto dos robôs do Google (crawlers) ao ranquear as páginas.

    Como fazer uma meta descrição que chama a atenção?

    Só de você pensar em criar uma meta descrição para o seu conteúdo, já terá benefícios. Como vimos, ela não é obrigatória, o próprio buscador pode selecionar uma parte do texto e definir como descrição do conteúdo. 

    No entanto, trechos aleatórios podem não ser tão atrativos. Assim, existem alguns passos para criar meta descriptions assertivas: 

    Use o número correto de caracteres

    O espaço destinado à meta description não é grande. Em média, os mecanismos de busca disponibilizam até 160 caracteres para o texto. Mas essa não é uma regra, dependendo da forma como o mecanismo aciona a busca, o espaço pode ser menor. 

    Então, o ideal é ter um parâmetro entre 130 e 150 caracteres para escrever a meta description. Isso evita que a mensagem seja cortada e prejudique a experiência do usuário. 

    Seguir o número certo de caracteres garante o entendimento completo do texto e aumenta as chances de clique. 

    Use a palavra-chave

    A palavra-chave é aquela que os usuários estão buscando. Por exemplo, se uma pessoa tem dúvidas sobre imposto de renda, esse termo precisa estar na sua descrição. Isso evidencia que o seu conteúdo é uma boa fonte para trazer respostas

    É exatamente isso que as pessoas esperam, que você esclareça o que ela pode encontrar ao clicar no seu link. Por isso, apostar em uma boa construção da meta description, incluindo a palavra-chave, pode ser um diferencial

    Apesar de não ser um fator direto de ranqueamento, ferramentas de otimização de páginas baseadas em WordPress, por exemplo, consideram a inclusão da palavra-chave na meta descrição uma estratégia importante para a pontuação de SEO da página em questão.

    Uma solução para o usuário

    Os conteúdos estratégicos sabem exatamente quais são as dores e necessidades do seu público, assim a meta descrição é o canal para mostrar que você tem as soluções

    Como falamos, essa é a etapa do convencimento, portanto, você precisa focar no que realmente é oferecido aos usuários. Por mais que o tema seja complexo e extenso, é fundamental ser objetivo e certeiro nesse momento. 

    Tem que ser verdadeira

    Esse precisa ser um compromisso com o seu público. Se uma pessoa, ao clicar na sua página, não encontrar o que é prometido na descrição, rapidamente sairá do seu site, elevando a taxa de rejeição. 

    Para não prejudicar o ranqueamento, diga a verdade sobre o seu conteúdo. Por isso, a meta descrição é um resumo, ou seja, tem a função de antecipar o principal assunto a ser encontrado. 

    Por exemplo, esta meta descrição promete ensinar como criar um texto otimizado para SEO:

    Meta descrição: já pensou como é importante para seu site?

    Ao abrir o conteúdo, logo no início do texto, nos deparamos com pontos estratégicos para a produção de um artigo otimizado para SEO:

    Meta descrição: já pensou como é importante para seu site?

    Use CTA (Call To Action) 

    Para ser persuasivo, nada melhor do que aplicar chamadas de ação nos textos, não é mesmo? 

    Essa técnica pode ser útil para elaborar as meta descriptions. Vamos recapitular, elas precisam ser curtas e diretas. Então, a construção de frases como “Descubra tudo sobre”, “Saiba os 5 passos para” e “Conheça as melhores estratégias” costumam chamar a atenção.

    Como estão os resultados?

    Para a construção de uma boa meta descrição, é necessário fazer testes. Isso significa que o desempenho dos conteúdos será diferente, cabendo avaliar o que está funcionando melhor. 

    Ferramentas de análises, como o Google Search Console, podem ajudar a identificar quais conteúdos tiveram mais cliques. Esse é um dos parâmetros utilizados para aprimorar as estratégias de produção de conteúdo. 

    Outras ferramentas, como o Google Analytics, permitem realizar testes A/B, ou seja, experimentos de marketing que permitem comparar duas ou mais versões de um conteúdo. Ao escolher a meta descrição como variável do teste, em um mesmo conteúdo, você pode fazer duas versões dela (por exemplo, uma com CTA e outra sem) para avaliar qual trará mais resultados.

    O monitoramento e análise de dados estatísticos é uma etapa comum na agência de SEO, por isso, ele também pode auxiliar na construção de meta descriptions otimizadas

    O que não deve fazer na meta descrição?

    Da mesma forma que existem maneiras de atrair os visitantes, algumas práticas podem ter o efeito contrário. Por isso, trouxemos os principais erros a serem evitados

    Não fazer meta descrição

    Nesse caso, o próprio buscador preenche o espaço com partes do conteúdo. Assim, não há cuidado na construção da frase adequada para chamar a atenção do leitor. 

    A ausência da meta description pode levar a uma falta de conexão entre o título e a descrição, pois não necessariamente vai complementar com as informações mais importantes do conteúdo. 

    Ter caracteres demais

    Como falamos antes, não existe uma regra definida para o número de caracteres. Porém, frases muito curtas não costumam ter um bom resultado, pois não acrescentam informações relevantes e nem despertam o interesse do público.

    Da mesma forma, frases longas correm o risco de serem cortadas. Assim, informações são perdidas e o sentido da mensagem não se completa. 

    Não checar e revisar

    Assim como os conteúdos são atualizados, as meta descriptions também precisam ser revisadas. Isso garante que ela esteja alinhada com o texto, garantindo o máximo de coerência e objetividade possível.

    Quais ferramentas usar para fazer a melhor meta descrição?

    Elas são recursos essenciais para obter insights durante a escrita da meta description. Confira quais funcionalidades podem te ajudar nesse processo: 

    Auditoria do Site da SEMrush

    É utilizada para descobrir problemas em todo o site. Ele fornece várias sugestões de otimização, incluindo a identificação de meta descriptions duplicadas ou ausentes

    SEMrush On-Page SEO Checker

    Essa ferramenta auxilia na construção do conteúdo com base na palavra-chave. Dessa forma, ela indica as melhores formas de utilizar a palavra-chave na meta description

    Yoast

    É muito utilizada para o processo de definição de palavra-chave principal para cada meta descrição. Trabalhando a palavra-chave no título, na meta descrição e ao longo do texto de maneira equilibrada, o conteúdo apresentará uma continuidade, sendo importante para o ranqueamento. 

    Portent

    Ele permite que você faça um teste para visualizar como seria a exibição do conteúdo na SERP, a página de resultados. Então, é incluído o título, a meta description e uma URL. A partir disso, você consegue verificar se o número de caracteres é o ideal, se a mensagem não foi cortada e se a palavra-chave está em destaque. 

    Garantir uma boa aparência nos resultados é fundamental para a estratégia funcionar, por isso esses recursos precisam ser analisados.

    Rank Math SEO

    Ferramenta de otimização para páginas desenvolvidas pelo WordPress que, dentre os vários recursos, te avisa quando você esquece de fazer uma meta descrição. Além dessa funcionalidade, mostra uma pré-visualização do que seria um featured snippet do seu conteúdo, caso o Google deseje destacá-lo.

    Niara

    Esta plataforma de geração de conteúdo por inteligência artificial conta com um módulo específico para produção automática de meta description. Para tal, basta preencher campos como “tema”, “palavra-chave”, “público-alvo”, tom e idioma. Com um clique, o gerador devolve uma descrição otimizada para SEO.  

    Apesar de ser um “quebra galho”, é importante ler o texto criado pela IA com calma, fazendo os ajustes necessários. Até porque as meta descrições automatizadas podem ficar muito superficiais ou até desconexas com o texto.

    Como complementar a sua descrição?

    Você já deve ter reparado que alguns resultados de pesquisa exibem uma caixa de texto maior, acima de todas as posições, para responder a perguntas específicas. Veja o exemplo: 

    Meta descrição: já pensou como é importante para seu site?

    Esse recurso é conhecido como featured snippets ou posição zero. Ele é gerado automaticamente pelo Google para destacar a melhor resposta à pesquisa do usuário. Mas, o que isso tem a ver com a meta description

    Na prática, o que aparece nesses blocos são trechos do próprio conteúdo. No entanto, um dos critérios do Google para sugerir o conteúdo que aparecerá no featured snippets é a tag de meta descriptions (<meta>)

    As páginas linkadas no featured snippet acabam se tornando referências de busca para aquela palavra-chave, o que garante uma vantagem maior em relação aos outros sites que estão concorrendo pela atenção do usuário.

    Além disso, há outro critério a ser considerado para seu conteúdo ser exibido na posição zero: adicionar dados estruturados

    São informações que podem completar a sua descrição, como: 

    • Avaliações;
    • Preços;
    • Endereço;
    • Datas;
    • Listas;
    • Receitas.

    Como as diretrizes do buscador valorizam a boa experiência do usuário, quanto mais precisa for a sua meta descrição, maior será a chance do seu conteúdo ser considerado como relevante para o Google. 

    Confira quais são as práticas recomendadas para criar meta descrições de qualidade, indicadas pelo Google.

    Otimização de conteúdo é com a Experta 

    Como você viu, fazer a otimização de sites é uma tarefa cheia de detalhes. A construção de meta descrições é apenas um deles. 

    O trabalho de SEO técnico é o responsável por esse processo. Ele envolve um conjunto de ferramentas e estratégias para garantir a produção de conteúdos de qualidade para o ranqueamento. 

    A Experta conta com um time especializado em SEO, Link Building Gestão de Blogs e Digital PR. 

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