O que é e para que serve o Link Building

Você deve começar hoje mesmo seu trabalho de construção de autoridade por meio de backlinks de qualidade e estratégicos

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Publicado em 7 de fevereiro de 2020 | Atualizado em 13 de janeiro de 2021
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Todo mundo que tem um site — seja ele corporativo, e-commerce ou mesmo um blog — provavelmente tem um mesmo desejo: aparecer na primeira página do Google. Isso porque quem está entre as primeiras posições tem mais visibilidade, mais acessos e, consequentemente, mais conversões. 

Mas aparecer entre os primeiros resultados para determinada palavra-chave não é tão fácil e demanda um trabalho de SEO muito bem feito, além de estratégias como a de link building. 

 

Link building é um dos principais fatores de ranqueamento do Google

Há algumas estratégias que servem para ajudar a mostrar ao Google que seu site é relevante para quem faz uma busca. Uma delas é o  Link Building. Já ouviu falar sobre? 

Trata-se de um dos fatores do Search Engine Optimization (SEO). A seguir vamos te explicar como funciona, 

O que é SEO, afinal?

SEO é um conjunto de estratégias aplicadas aos sites e blogs para que as páginas sejam lidas com mais facilidade pelos robôs do Google e para que eles entendam que aquele conteúdo é relevante para quem faz determinada pesquisa por meio do buscador.

O objetivo de quem faz um trabalho de SEO é que seu site esteja bem ranqueado quando a palavra-chave relacionada a ele é pesquisada no Google. 

Isso é importante para qualquer empresa que queira ser encontrada de forma orgânica por seus clientes em potencial, visto que aumenta as chances de conversão. 

O trabalho de  SEO consiste em diversas técnicas, entre elas:

  • pesquisa de palavras-chave relevantes;
  • link building;
  • título e subtítulos relevantes (Hs);
  • conteúdo original de qualidade;
  • site otimizado (também chamado de SEO Onpage)

O que é link building?

O link building é uma das principais estratégias do SEO.

Se seu site possui diversos concorrentes que trabalham para rankear as mesmas palavras-chave e todos fazem conteúdo de qualidade e seguem as principais regras, como é possível mostrar para o Google que o seu tem mais relevância que os concorrentes?

A obtenção de backlinks pode fazer toda a diferença nesse momento. Explicando de forma simples, quando um site ou blog publica um link para o site de sua empresa em um de seus conteúdos, ele está mostrando ao Google que aquele conteúdo ou página é relevante para quem tem interesse no assunto.

Isso faz com que o site ganhe relevância junto ao Google e aumente sua autoridade entre os resultados do buscador. 

De acordo com uma pesquisa divulgada pela Backlinko, o número de domínios vinculados a uma página é um fator que apresenta a maior correlação com o ranqueamento que um site possui no no Google. 

Ou seja, quanto mais sites de qualidade (com boas métricas) linkarem a sua empresa, mais autoridade seu site terá. 

Como conseguir backlinks de qualidade

“Backlink” é como são chamados os links feitos de um site para outro. E agora que você já sabe a importância deles, talvez esteja se perguntando como conseguí-los, certo? Antes de correr atrás de outros sites que possam linkar o seu conteúdo, é preciso ter a consciência de que nada adianta um backlink de má qualidade.

Os backlinks de qualidade devem possuir os seguintes requisitos, entre eles:

  • devem ser oferecidos por sites relevantes do mesmo nicho ou correlato;
  • devem estar linkados em uma palavra-chave relevante para seu conteúdo;
  • devem ser links dofollow;

 

Por isso, não vale a pena entrar em contato com todos os sites e blogs que trabalhem no mesmo segmento que você, oferecendo trocas de links ou algo específico. Seu site pode até ser punido se este trabalho não for bem feito.

O ideal é contar com o apoio de uma empresa especializada na obtenção de backlinks, ou escolher a dedo os sites com os quais você quer se relacionar.

Se você quer aumentar a autoridade de seu site na internet, com certeza o link building é uma das estratégias nas quais vale a pena investir!

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