Category Link Building

Este é um termo muito utilizado no SEO dentro do Marketing Digital. Mas é importante conhecer muito bem o funcionamento dos backlinks. Conheça agora!

A capacidade de criar links entre sites é uma das razões pelas quais a Internet é tão fascinante. Os links geralmente são inseridos ao longo de um conteúdo de texto de maneira estratégica para incentivar novas pesquisas. Também chamados de backlinks, eles mantêm os usuários envolvidos por mais tempo e contribuem para enriquecer a experiência na Web.

Sob o aspecto do SEO (Search Engine Optimization), os backlinks podem ajudar a aumentar a visibilidade de um site e a sua posição nos resultados dos mecanismos de pesquisa (SERPs).

Se um site confiável e com boas métricas vincular um link ao conteúdo do seu site, você ganhará um backlink de valor, e esse é um dos métodos mais importantes para aumentar a autoridade on-line e a visibilidade da sua marca.

Mas essa é apenas uma das razões pelas quais os backlinks são tão importantes.

Continue lendo o nosso artigo e entenderá mais sobre como essa conexão feita entre os sites tem valor para o marketing digital e para uma estratégia de SEO bem-sucedida.

Como funcionam os backlinks?

linkagem interna
fonte: flaticon.com

Pode-se dizer que os backlinks organizam a Internet ajudando a transformá-la em um ambiente coeso. Quando um site direciona um usuário ao seu conteúdo, é como se ele estivesse dando seu voto de confiança a você. Afinal, por que se vincular a algo que não cause boa impressão?

Não é apenas o público que está percebendo um aceno favorável em sua direção. Os mecanismos de busca, como o Google, captam esses sinais e os utilizam para pesar sua credibilidade no algoritmo deles. O Google é muito favorável a sites que passam autenticidade e confiança. Os backlinks de alta qualidade (que partem de sites confiáveis), portanto, ajudam você a conquistar isso. É por meio deles que o seu site obterá um resultado positivo nas páginas de classificação do Google.

Da mesma forma que o seu conteúdo ganha destaque quando está vinculado a outros sites de qualidade, os backlinks que não condizem com o seu setor ou que partem de sites que não tenham boa reputação poderão ser penalizados, causando o efeito contrário. Tenha em mente que o Google presta atenção à origem dos backlinks e analisa se há algum grau de relevância entre seu site e o que está vinculado a você.

Tipos de Backlinks

ilustração de uma página de um site em uma tela de computador com elementos de link building ao redor
fonte: freepik.com

Existem dois tipos básicos de backlinks, os que estão acompanhados da tag Nofollow e os links Dofollow. Links Nofollow usam um atributo no código do site, junto ao link (rel=nofollow") que avisa aos mecanismos de pesquisa que eles devem ignorá-los. Portanto, essa tag fará com que nenhum valor (autoridade) seja passado para a sua página.

Já os links Dofollow são o tipo de backlink que você deve desejar. Lembre-se de que aqueles provenientes de sites de qualidade têm mais valor. Portanto, tenha em mente que não se trata de quantidade, e sim de qualidade. Esse é o tipo de backlink  que pode ajudar a melhorar sua classificação nos mecanismos de pesquisa.

Como obter backlinks de qualidade?

ilustração de pessoas representando nicho de site
fonte: freepik.com

A tarefa de construir backlinks para o seu site leva tempo e esforço. Mas há várias dicas que podem ajudar você neste trabalho:

  • Produza conteúdo interessante e de alta qualidade para o seu público-alvo. Certamente ele servirá como referência para o seu setor, ganhando menções e compartilhamentos, e isso é uma grande vantagem para o SEO.
  • Um bom conteúdo visual também capta a atenção das pessoas e, muitas vezes, com mais facilidade do que um longo texto. Cada vez que alguém compartilha seu conteúdo, você recebe um backlink. Portanto, pense em produzir infográficos, diagramas e outros tipos poderosos de imagens que sejam "compartilháveis".
  • Sempre que fizer uma postagem nas mídias sociais, inclua links direcionando os seus seguidores ao seu site. Isso também pode gerar compartilhamentos, o que despertará o interesse de outros públicos pelo seu site.
  • Faça uma pesquisa no Google, inserindo as palavras-chave que pretende trabalhar no seu conteúdo. Identifique a postagem que esteja melhor classificada na página de resultados. Você pode melhorar e expandir esse tema, produzindo um conteúdo mais completo e com informações mais atualizadas, cobrindo todos os ângulos do tópico.
  • Crie conteúdo que agrade o público como “listas”, “passo a passo”, “como fazer”, “guias práticos”,  por exemplo. Você pode também fazer postagens com vídeos ou podcasts incorporados. Esses formatos geralmente são atrativos, o que pode gerar mais backlinks para o seu site.
  • Você também pode começar a fazer pesquisas de backlinks dos seus concorrentes. Para isso, você pode utilizar ferramentas de link building como SEMrush, Ahrefs, Monitor Backlinks, Link Research Tools, entre outras. Elas podem te ajudar a entender e melhorar o seu portfólio de backlinks.

Para saber mais estratégias de como conseguir backlinks para o seu site, confira nosso artigo:

https://www.expertamedia.com.br/primeiros-backlinks-para-um-site/

Como posso verificar meus backlinks?

ilustração de uma mulher pensativa trabalhando em seu laptop sob uma escrivaninha
fonte: freepik.com

Da mesma forma que você pode ter uma noção do que os seus concorrentes estão fazendo, as ferramentas que citamos são úteis para examinar em detalhes os backlinks do seu site.

Manter a atenção aos links que você recebe é muito importante. As diretrizes para webmasters do Google recomendam que você se desfaça de linkagens de sites mal-intencionados, removendo os links tóxicos que apontam para o seu site. Se não o fizer, o Google poderá penalizá-lo, inclusive banindo-o do mecanismo de pesquisa. O trabalho de remoção de links ruins pode ser feito por meio de uma ferramenta do Google Webmasters chamada "disavow".

O SEMrush dispõe de uma seção para auditoria de backlinks que permite encontrar todos os links apontados para o seu site. É a ferramenta "Backlink Audit", que verifica todos os backlinks e classifica os que são tóxicos.

O mesmo pode ser feito com o Ahrefs, por meio do "Site Explorer", no qual, além de checar várias informações sobre o seu site, você pode visualizar os backlinks, identificando os que podem ser prejudiciais.

Mas afinal, existe uma quantidade ideal de backlinks? Respondemos esse questionamento aqui:

https://www.expertamedia.com.br/quantos-backlinks-para-ranquear/

Neste artigo, quisemos mostrar que os backlinks têm extrema importância para que os mecanismos de pesquisa descubram o seu conteúdo, ajudando a gerar mais tráfego orgânico para o seu site.

Como já dissemos, gerar backlinks de qualidade para o seu site requer estratégia, tempo e esforço. Caso não conte com recursos - seja tempo ou profissional especializado na equipe - contar com uma agência de link building pode ser a melhor opção.

Se você tem dúvidas sobre isso, acesse nosso post que explica as vantagens de contar com uma agência de link building.

Se precisar de ajuda para começar a sua estratégia, faça contato e conte com a gente!

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